1 de março - Dia da Proteção Civil
// 01-03-2022
Celebra-se anualmente, a 1 de março, o Dia da Proteção Civil, efeméride instituída, em 1990, a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).
A Proteção Civil é a atividade desenvolvida por todos os cidadãos, individualmente ou coletivamente, com a finalidade de prevenir riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe deles resultante, de atenuar os seus efeitos, de proteger e socorrer pessoas, animais e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
A Proteção Civil implica compreender a importância de adotar e promover uma cultura de segurança e conhecer o conceito de risco. Estas devem ser prioridades para todos os cidadãos do século XXI. Tomar consciência dos comportamentos e atitudes adequadas a adotar em situações de riscos coletivos, acidentes graves ou catástrofes, bem como saber cooperar com os diferentes intervenientes do Sistema de Proteção Civil constitui o primeiro passo para implementar uma cultura de segurança e de prevenção.
Com o intuito de assinalar este dia, o Município de Arruda dos Vinhos, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai dar início ao projeto promovido pela Oeste CIM, designado de Estratégia de Prevenção, Controlo e Erradicação da Vespa velutina na região Oeste.
Este projeto prevê a realização de várias ações com o principal objetivo de controlo da espécie exótica invasora Vespa velutina (asiática). Esta espécie é considerada uma espécie invasora, com vários efeitos negativos no ambiente e na biodiversidade devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores.