Numa perspetiva de preservação e salvaguarda do património local, e com o objetivo de abrir os bens culturais do concelho à comunidade e ao “mundo exterior”, o Município de Arruda dos Vinhos criou o Centro de Estudos e Investigação do Concelho de Arruda dos Vinhos.
Esta iniciativa fundamenta-se no princípio da preservação da memória coletiva e identidade local, como forma de promoção e desenvolvimento cultural e económico do concelho.
O Centro tem como missão realizar pesquisas e estudos nas áreas da arqueologia, etnografia, história e património local e regional, visando a conservação, gestão e dinamização do património classificado. É igualmente responsável pela coordenação e execução de projetos de investigação científica e académica, contribuindo para o enriquecimento da história e cultura local.
Objetivos:

Manutenção e conservação das estruturas militares pertencentes às Linhas de Torres Vedras;

Promoção e divulgação de estudos históricos e arqueológicos, bem como dinamização das estruturas militares e dos espaços adjacentes das Linhas de Torres;

Divulgação e valorização do património imóvel e dos sítios de interesse histórico e arqueológico do concelho;

Desenvolvimento da investigação científica nas áreas da arqueologia, etnografia, história e património imóvel, em parceria com instituições académicas e entidades do Estado, especialmente na área da tutela do património histórico, arqueológico e museográfico (nomeadamente o Património Cultural, IP);

Impulsionar a produção de conhecimento científico por parte de investigadores, fomentando a formação académica e o desenvolvimento de novos projetos de investigação ao abrigo do protocolo celebrado entre o Município e o Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

Promoção de atividades comemorativas e eventos de valorização da história e identidade local, nomeadamente:
- Restauração do Concelho (13 de janeiro)
- Foral de D. Manuel (15 de janeiro)
- Mercado Oitocentista (mês de junho)
- Jornadas Europeias do Património (mês de setembro)
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril)
- Dia Nacional das Linhas de Torres (20 de Outubro)
- Aniversário da retirada das tropas francesas da vila de Arruda (9 de novembro)
- E outras iniciativas de relevância local;

Criação de uma plataforma digital, nomeadamente nas redes sociais, para divulgação do património local e promoção de iniciativas de dinamização do património imóvel e arqueológico do concelho.
Estudos ArqueológicosTratamento, estudo e conservação de coleções arqueológicas pertencentes ao concelho.
Formações, Workshops e ConferênciasAções orientadas para a promoção, divulgação e salvaguarda do património, dirigidas a diferentes públicos.
Arqueologia Viva!Uma atividade dedicada ao público jovem, com o objetivo de divulgar a ciência arqueológica, os seus objetivos, áreas de trabalho e a sua importância na sociedade atual, com especial foco no concelho de Arruda dos Vinhos.
Esta iniciativa pretende despertar consciências para a promoção, salvaguarda e preservação do património histórico e arqueológico local, através de:
- Contacto com métodos de prospeção arqueológica;
- Participação em estudos laboratoriais de análise de materiais e matérias-primas;
- Colaboração na divulgação científica;
- Dinamização de atividades educativas e de ocupação dos tempos livres, que fomentem o interesse dos jovens pela investigação e pelo património.
CONTACTOS