Distribuição de Fruta Escolar - ano letivo 2025/2026
Dando continuidade a uma política de promoção da alimentação saudável em todos os Centros Escolares do Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos, nomeadamente ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, terá início no próximo dia 7 de outubro de 2025 o fornecimento da Fruta Escolar. Esta medida complementa a distribuição do Leite Escolar, que decorre desde o primeiro dia de aulas.
A distribuição da Fruta Escolar resulta de uma candidatura do Município de Arruda dos Vinhos a um programa gerido pelo IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. , tendo uma comparticipação, ao nível do 1.º ciclo, dos fundos da União Europeia, assumindo o Município o encargo total com a distribuição na educação pré-escolar. O programa contempla a distribuição de duas peças de fruta por semana a cada criança/ aluno, terça-feira e quinta-feira, existindo uma peça de fruta de origem biológica devidamente certificada, uma vez por mês.
Com o objetivo de cumprir com o ODS 12 - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável «Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis» através da transformação dos padrões de produção e consumo para garantir o uso eficiente dos recursos naturais e a sustentabilidade do planeta, no presente ano letivo 2025/2026, a distribuição da fruta será efetuada, sempre que possível, a granel, usando para o efeito caixas que serão devolvidas após cada utilização, de forma a reduzir a pegada ecológica inerente ao consumo de plástico. Por outro lado, dá-se preferência aos produtos de origem local, regional, nacional e comunitária, com menores custos logísticos e de distribuição.
