Município de Arruda dos Vinhos comemora o Mês Irene Lisboa

No dia 11 de novembro iniciaram-se as comemorações do Mês Irene Lisboa, celebrando o nome e o trabalho da autora maior de Arruda dos Vinhos, e da literatura em geral.

Teve lugar no dia 11 de novembro na Sala Jardim, a sessão de contos «Queres Ouvir? Eu Conto» com Rodolfo Castro, uma sessão carregada de humor, transgressão e surpresa.

Seguiu-se a inauguração da exposição «Linha, Ponto e Vírgula» de André Carrilho, no dia 12 de novembro na Galeria Municipal, que reúne nomes nacionais e estrangeiros de escritores, que direta ou indiretamente cruzam o universo de Irene Lisboa, e que estará patente ao público até 4 de janeiro de 2023.

No âmbito do Ciclo Escolas, decorreu uma Oficina de Escrita Criativa «Palavras à Solta» com Leonor Tenreiro na Universidade das Gerações no dia 16 de novembro e, no dia seguinte recebemos a escritora Julieta Monginho, vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela 2021 da APE, na Sala Jardim para a apresentação do livro «Volta ao mundo em vinte dias e meio».

No dia 18 de novembro, acolhemos o IX Encontro com as palavras de Irene Lisboa: «A Crónica literária, de Eça a Saramago», numa parceria com o EJAF e participação da Fundação José Saramago e ISCSP-UL.

Esta semana, a 25 de novembro, dia em que assinala o falecimento de Irene Lisboa, será inaugurada a Rota Literária Irene Lisboa "Voltar atrás para quê?", com intuito de manter entre nós a escritora e pedagoga.

O Município de Arruda dos Vinhos, através da Biblioteca Municipal Irene Lisboa, com o apoio da Junta de Freguesia de Arranhó, criou esta Rota Literária que engloba a visita a vários pontos no território de Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, a Sala Irene Lisboa na Biblioteca Municipal e o espaço expositivo na Junta de Freguesia de Arranhó.

Também ao serão, terá lugar o Recital de Poesia e Harpa com Paulo Pires e Emanuela Nicole & Entrega do XII Prémio Literário Irene Lisboa no auditório municipal. Bilhetes à venda na bilheteira online https://viver.arrudadosvinhos.com.pt ou no Posto de Turismo.

Até dia 17 de dezembro, visite a Feira do Livro no átrio da Biblioteca Municipal.