MunicípioInformação institucional

Outros Eventos - 01-12-2022 a 06-01-2023

Feira de Artesanato

09h às 12h30 | 14h às 18h

Local: Sala Polivalente (entrada pela porta no tardoz do Chafariz)

Exposições - 12-11-2022 a 04-01-2023

Exposição “Linha, Ponto e Vírgula” de André Carrilho

Cedida pela Casa de Camilo em S. Miguel de Seide, a Galeria Municipal de Arruda dos Vinhos apresenta uma exposição de caricaturas, «Linha, Ponto e Vírgula»
da autoria de André Carrilho (ilustrador, cartunista, animador e caricaturista).
Artista reconhecido e galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais, já participou em exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa, China e Estados Unidos da América.
O seu trabalho está publicado em jornais e revistas como The New York Times, The New Yorker, Vanity Fair, New York Magazine, Independent on Sunday, NZZ am Sonntag, Harper’s Magazine, New Statesman e Diário de Notícias.

Relacionada com o «Mês Irene Lisboa», esta exposição reúne nomes nacionais e estrangeiros de escritores, alguns que direta ou indiretamente cruzam o universo da escritora Irene Lisboa. Destacamos alguns nomes como Agustina Bessa-Luís, Alexandre O’Neill, Aquilino Ribeiro, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, José de Almada Negreiros, José Rodrigues Miguéis, Raul Brandão.

Local: Galeria Municipal

Local: Átrio da Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Outros Eventos - 22-10-2022 a 31-12-2022

Na Rota do Vinho

O programa de visitas guiadas às Adegas, aos espaços de enoturismo e provas de vinho é promovido pelo Município de Arruda dos Vinhos em parceria com os produtores de vinho locais.

Como o próprio topónimo invoca Arruda dos Vinhos é um território vinhateiro por excelência com forte tradição vitivinícola onde os diversos produtores elevam os seus hectares de vinha plantada para que possa descobrir e degustar os vinhos deste Vale Encantado, muitos deles medalhados a nível nacional e internacional.

Arruda dos Vinhos integra a zona de Denominação de Origem Controlada – DOC Arruda, onde as quintas e as adegas abrem as suas portas para que os visitantes possam ser transportados para eras remotas, percorrendo montes e vales do concelho e observando os testemunhos indeléveis da passagem dos povos.

Convidamos a prolongar as experiências únicas que Arruda dos Vinhos tem para oferecer, vamos brindar!

Local: Produtores de vinho do Concelho

Outros Eventos - 08-12-2022

38.ª recolha de sangue de Arranhó

Local: URDA - Arranhó

Biblioteca Municipal - 10-12-2022

Rota Literária “Irene Lisboa Voltar atrás para quê?” com Paulo Câmara

A Rota Literária Irene Lisboa - Voltar atrás para quê? é feita a partir de excertos da obra da escritora, destacando-se a Sala de Exposições em Arranhó – freguesia da sua naturalidade, bem como a Sala Irene Lisboa na Biblioteca Municipal que reúne um corpus documental associado à sua vida e à sua produção escrita.

Todas as atividades sujeitas a Inscrições e Marcações

Serviço Educativo e Cultural
servicoeducativo@cm-arruda.pt

Local: Ponto de encontro: Biblioteca Municipal

Literatura - 10-12-2022

Encontro com a escritor José Gardeazabal Apresentação do livro “Quando Éramos Peixes”

José Gardeazabal nasceu em Lisboa. O seu livro de poesia, história do século XX, foi distinguido com o prémio INCM/Vasco Graça Moura. O seu primeiro romance, Meio homem metade baleia, foi finalista do Prémio Oceanos, e com A melhor máquina viva, seu segundo romance, considerado um dos melhores livros de 2020 pelos jornais Expresso e Público, foi finalista dos prémios Fernando Namora, Correntes d´Escritas e da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2021, publicou os romances Quarentena – uma história de amor e Quarenta e três, e, em 2022, os volumes de poesia Da luz para dentro e Pénelope está de partida. Quando éramos peixes é o segundo volume da trilogia dos pares.

Sobre a obra de José Gardeazabal:
“O que mais surpreende é a escala e o fôlego do seu projeto literário.”
José Mário Silva, Expresso.

“Um exercício invulgar, notável e vertiginoso que conduz a literatura para um lugar novo.”
José Tolentino Mendonça.

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa (entrada pela Feira do Livro)

Outros Eventos - 14-12-2022

#arrudatalks - Modernização administrativa

NOPAPER - nova plataforma para tramitação de processos de obras particulares e urbanismo.

Sessão presencial e online

Participação online disponível através da plataforma Zoom - https://oestedigital-pt.zoom.us/j/94046429542

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Literatura - 17-12-2022

Por Acaso Há Poesia Especial Irene Lisboa Lisboa

Há poesia apenas por um acaso. Afinal, a poesia é sempre mais do que poesia.
Na continuidade das sessões anteriores, convidamos o nosso público e a nossa comunidade a participarem mais uma vez nesta tertúlia. Tragam poemas de que gostem e partilhem-nos connosco. Se não tiverem, venham ouvir a música das palavras e as surpresas preparadas pelos nossos anfitriões.