Dia Internacional da Cidade Educadora

Assinala-se hoje, 30 de novembro, o Dia Internacional da Cidade Educadora, este ano sob o lema "A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades".

O Município de Arruda dos Vinhos, enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) associa-se a esta iniciativa.

O lema desta edição é “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”.
Combater as desigualdades é uma forma de agir nesse sentido, sendo a educação uma ferramenta muito importante que nos permite transmitir valores essenciais para a construção de espaços e cidades de paz, como a importância do respeito, da justiça social e do diálogo. Neste sentido, a implementação de políticas públicas, programas e iniciativas cidadãs que contribuam para a igualdade de oportunidades, que transmitam atitudes e valores para uma boa convivência, que gerem pensamento crítico, e que garantam o bem-estar e o desenvolvimento de todas as pessoas e um compromisso de transformar culturas de violência em culturas de paz, que todas as Cidades Educadoras compartilham.

MÊS DA EDUCAÇÃO
Considerando o Princípio 2, da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS onde destaca que “Os municípios exercerão de modo eficaz as competências que lhes correspondem na educação.
Seja qual for o âmbito destas competências, devem propor uma política educativa ampla, transversal e inovadora, incluindo todas as formas de educação formal, não formal e informal, bem como uma constante interação com as diversas manifestações culturais, fontes de informação e formas de descobrir a realidade que ocorrem na cidade e em cada um de seus bairros”. Face ao exposto, o Município de Arruda dos Vinhos realizou durante o mês de setembro o mês da Educação, da juventude, do desporto, dos hábitos saudáveis, da cultura, da mobilidade e do respeito pelos recursos naturais e da valorização do património em Arruda dos vinhos dando enfâse as Jornadas da Educação como um espaço de reflexão e de aprendizagem sobre as temáticas principais da educação, e com intuito de afirmar Arruda dos Vinhos como um território educativo.

CENTRO ESCOLAR DE ARRUDA DOS VINHOS E CASAL DO TELHEIRO
Com base no princípio 3 da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS “A cidade promoverá a educação na diversidade para a compreensão, cooperação solidária internacional, reconhecimento e respeito pelos povos indígenas e outros grupos étnicos objeto de discriminação, bem como a paz no mundo. Uma educação que combata qualquer forma de discriminação. Promoverá a liberdade de expressão e religião, a diversidade cultural, o diálogo e a escuta ativa em condições de igualdade. Acolherá todas as iniciativas consistentes com estes objetivos, independentemente da sua origem. A cidade promoverá a educação na diversidade para a compreensão, cooperação solidária internacional, reconhecimento e respeito pelos povos indígenas e outros grupos étnicos objeto de discriminação, bem como a paz no mundo. Uma educação que combata qualquer forma de discriminação. Promoverá a liberdade de expressão e religião, a diversidade cultural, o diálogo e a escuta ativa em condições de igualdade”. Acolherá todas as iniciativas consistentes com estes objetivos, independentemente da sua origem. Neste âmbito da inclusão foi sugerido pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação, em articulação com o AEJIA e com os professores das AEC num projeto musical com o tema "Bullying” para sensibilizar os alunos e comunidade educativa.
Arruda dos Vinhos: https://youtu.be/npzUijNxOrg
Telheiro - https://youtu.be/aSrURqQSAfc
Arranhó - https://youtu.be/s84hA6IZr9A

CENTRO ESCOLAR DE S. TIAGO DOS VELHOS
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, e como o tema proposto é o paralelismo entre as sementes e as oportunidades que a cidade oferece, foram realizados trabalhos pelas três turmas do Centro Escolar de São Tiago dos Velhos (Pré-escolar, 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos) alusivos a importância de cultivar a paz e a igualdade de oportunidades.

CENTRO ESCOLAR DE ARRANHÓ - PROJETO INTERGERACIONAL
Tendo por base o princípio 5 da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS que menciona “A Cidade Educadora promoverá a proximidade e a cooperação entre gerações e combaterá o preconceito etário, não só como fórmula de convivência pacífica, mas também como procura de projetos comuns e partilhados entre grupos de pessoas de diferentes faixas etária” o Centro Escolar de Arranhó realiza várias visitas ao Centro de Dia com intuito de promover a proximidade e a cooperação entre gerações assim como a troca de experiencias e aproveitamento das vivências e valores.

IX ENCONTRO COM AS PALAVRAS DE IRENE LISBOA - EJAF
Incluído nas comemorações do Mês Irene Lisboa, celebrando o nome e o trabalho da autora maior de Arruda dos Vinhos, e da literatura em geral, em articulação com a Biblioteca Municipal Irene Lisboa, no dia 18 de novembro, ocorreu o IX Encontro com as palavras de Irene Lisboa: «A Crónica literária, de Eça a Saramago», numa parceria com o EJAF e participação da Fundação José Saramago e ISCSP-UL, onde esteve patente uma exposição de trabalhos dos alunos de artes, alusivos ao poema «Solidão» de Irene Lisboa.

UNIVERSIDADE DAS GERAÇÕES
No âmbito do envelhecimento ativo, numa política de integração e realização social, como um contributo para o estímulo intelectual e um centro de saberes e partilhas, constituindo uma medida social como sendo um polo de ensino, formação e aprendizagem e tendo como referência o Principio 1 da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS, Educação inclusiva ao longo da vida“, A Cidade Educadora renova permanentemente o seu compromisso com a formação dos seus habitantes ao longo da vida nos mais diversos aspetos. E para que tal seja possível, é preciso ter em conta todos os grupos, com as suas necessidades específicas”.