MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Arruda inaugura Rota Literária

No dia 25 de novembro, dia em se assinala a morte de Irene Lisboa, a Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal, inaugurou a Rota Literária Irene Lisboa “Voltar atrás para quê?”, em homenagem à escritora e pedagoga, natural do concelho de Arruda dos Vinhos e um dos grandes nomes da cultura nacional do século XX.

O projeto, com a colaboração da Junta de Freguesia de Arranhó, prevê a identificação de 24 locais, assinalados no território do concelho e também no concelho vizinho de Sobral de Monte Agraço, onde estarão colocadas pequenas placas com excertos selecionados de várias obras da autora, que nos remetem para aspetos da nossa paisagem, das suas passagens, estadas e impressões pelos seus lugares de referência. O circuito apresenta uma configuração circular, desenhada a partir de uma reflexão literária da escritora, com base no seu livro “Começa uma vida”. Os dois pontos de paragem obrigatória são a Biblioteca Municipal com o seu nome e a Sala de Exposições da Junta de Freguesia de Arranhó, onde o visitante poderá ter contacto com objetos e memórias da sua vida pessoal, familiar e percurso literário e pedagógico.

A Biblioteca Municipal passou também a disponibilizar uma sala com o nome da escritora, onde se apresenta e organiza e agora o Fundo Irene Lisboa, e que contou, no momento da sua abertura, com a presença de Paula Morão, Professora Emérita da Universidade Clássica de Lisboa e estudiosa da obra da escritora, designadamente através da sua tese de doutoramento.



Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2023 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados