Tertúlias Móveis - Património Imaterial Arrudense


A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos (CMAV) tem dedicado atenção especial às Tertúlias Móveis, manifestação cultural que tem vindo a assumir-se como componente identitária do povo arrudense. As Tertúlias Móveis têm vindo a ganhar expressão na organização dos Secular Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, em colaboração com o município, não só no que diz respeito às largadas de touros, mas também tem intervenção noutras vertentes das festividades. Nos últimos anos o município tem fomentado o envolvimento e participação mais ativa das Tertúlias Móveis nas festividades de agosto. Consciente desta importância a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos tem vido a estabelecer medidas de proteção, salvaguarda e divulgação desta manifestação cultural singular.

Assim, em 2012, a CMAV aprovou a proposta para declarar os Festejos Taurinos que têm lugar no Concelho de Arruda dos Vinhos como parte integrante do património cultural imaterial dos cidadãos arrudenses.

No ano de 2016 a Câmara Municipal começou a dedicar especial atenção à tradição das Tertúlias Móveis. Nesse mesmo ano, foi criada uma equipa de trabalho, composta por técnicos municipais e por um consultor/investigador externo (Catarina Bexiga), com objetivo de realizar trabalho no âmbito de estudo e documentação e identificação desta tradição, que irá culminar numa imensa quantidade de informação que será utilizada para profundar o conhecimento sobre a tradição e contribuir para a sua preservação e divulgação. Os trabalhos até agora desenvolvidos focam-se, sobretudo, no levantamento da informação disponível (bibliografia, fotografia, fontes orais, filmes, etc.). Este trabalho é feito com recurso à recolha de testemunhos orais dos Tertulianos e arrudenses mais antigos, à solicitação de informações junto das várias Tertúlias Móveis, etc.

Em agosto de 2018 foi publicada uma revista dedicada às “Tertúlias Móveis”, estando também prevista a sua continuidade com periodicidade anual.




A aposta da Câmara Municipal na afirmação, divulgação e preservação desta tradição identitária do concelho tem-se vindo a reforçar progressivamente. É uma competência da Câmara Municipal a proteção legal dos bens com valor cultural de interesse municipal, e neste sentido, a autarquia aprovou em Reunião de Câmara de 14 de abril de 2017, a “Proposta para declarar as Tertúlias Móveis e os Festejos Taurinos integrados nos Festejos de Nossa Senhora da Salvação, que têm lugar no Concelho de Arruda dos Vinhos, como parte integrante do património cultural e imaterial dos cidadãos arrudenses”. No dia 5 de março de 2018, em Reunião de Câmara, foi aprovado também por unanimidade a proposta de Institucionalização do dia 14 de agosto como dia das Tertúlias Móveis de Arruda dos Vinhos. Com estas deliberações a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos pretende assegurar a preservação e promoção desta manifestação cultural.

No dia 14 de agosto de 2018 a Câmara Municipal inaugurou o Monumento das Tertúlias Móveis de Arruda dos Vinhos, da autoria das artistas plásticas Andreia Mateus e Ana Lúcia Pinto, instalado em A-do-Barriga, à saída da A10.

Paralelamente a todas estas atividades e iniciativas, a Câmara Municipal, apresentou no dia 14 de agosto de 2018 o Proposta/Manifesto de intenção de Pedido de Inventariação das Tertúlias Móveis de Arruda dos Vinhos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com o intuito de dar início aos contactos com a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), no sentido de se dar início ao processo de inventariação.

 

Documentos Relacionados

Tertúlias Móveis de Arruda dos Vinhos - Património Cultural Imaterial

Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter


Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2018 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados