Prémio de Artes Bruxa d'Arruda

2.ª Edição

Artes visuais: Animação, Arquitetura, Arte Digital, Artesanato, Cerâmica, Desenho, Design, Escultura, Fotografia,
Gravura, Instalação, Pintura e Vídeo

Entrega de trabalhos: até 16 de dezembro 2019
Exposição: janeiro a março 2020
Divulgação de resultados: 02 de março 2020
Entrega de prémios: 21 de março 2020
Valor do 1.º prémio: 1000€

A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos Vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do oculto, que os comuns têm medo e, ao mesmo tempo, fascínio por quem o domina. Evidencia-se a astúcia de quem, com os seus meios e conhecimentos, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Este Prémio de Artes não pretende que os artistas procurem representar a Bruxa d’Arruda em si mesma. Pretende que os artistas tenham liberdade criativa e nos possam fazer chegar as suas criações sob a linha orientadora deste prémio: a Alquimia. Que pensem o processo criativo artístico como alquímico, tal qual o processo da Bruxa d’Arruda nas suas soluções, e entreguem a Bruxa à contemporaneidade num jogo, completamente livre, entre o explicável e o inexplicável.

Júri
David Santos – Curador de arte, Doutorado em Arte Contemporânea, ex-diretor do Museu do Neo-Realismo, ex-diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e atual sub-diretor geral do Património Cultural – DGPC

Lígia Afonso – Curadora de arte, Investigadora do Instituto de História da Arte na área de Museum and Exhibition Studies, doutorada em História da Arte, professora na ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design e na FCSH – Universidade NOVA de Lisboa, foi assistente de curadoria da 29.ª Bienal de São Paulo; cocuradora e coordenadora editorial do Laboratório de Curadoria, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

Susana Anagua - A viver e a trabalhar entre Portugal e o Brasil, Susana é uma artista de referência no panorama da arte contemporânea, sendo licenciada em Artes plásticas e mestre em Digital Arts pela Universidade de Artes de Londres, estando também ligada à docência no ensino superior.

Considerando a importância simbólica da Bruxa d’Arruda na história do nosso concelho, com grande potencial identitário, o Município de Arruda dos Vinhos vem criar o Prémio de Artes Bruxa d’Arruda, promovendo a criatividade artística.

São objetivos do concurso:
a) Dignificar a História do Concelho de Arruda dos Vinhos e salientar o papel da Bruxa d’Arruda que, no contexto económico-social da época era de grande importância para a comunidade;
b) Promover a expressão artística como ícone da História deste Concelho e das suas Gentes;
c) Promover o património imaterial de Arruda dos Vinhos
d) Captar artistas e divulgar as suas obras ao público local, regional, nacional e internacional;
e) Criar e/ou consolidar atividades de expressão artística no concelho;
f) Dar a conhecer o concelho de Arruda dos Vinhos.

Quem pode participar
Podem concorrer ao prémio todos os cidadãos portugueses natos ou naturalizados, e estrangeiros cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada.

Como se formaliza a candidatura
Os trabalhos a concurso deverão ser acompanhados da respetiva ficha de inscrição, entregues ou enviadas pelo correio para a seguinte morada:

Prémio de Artes Bruxa d’Arruda
Município de Arruda dos Vinhos
2630-112 Arruda dos Vinhos

Na ficha de inscrição deve constar o nome do autor, currículo artístico, título e memória descritiva do trabalho, data de produção, suportes, material e técnicas a adotar em caso de produção final do mesmo em artigos de merchandising ou outros, fotografias (em suporte digital, com qualidade) e quaisquer indicações quanto ao modo e orientação para exposição.

Cada participante pode concorrer com um trabalho, preparado para este efeito e passível de ser exposto.

Para mais informações
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas consulte o regulamento ou contacte-nos:
 cultura@cm-arruda.pt

Documentos Relacionados