Mensagem do Presidente

#conhecer_e_valorizar_a_história_local

#conhecer_e_valorizar_a_história_local
Car@s Arrudenses e todas e todos quantos, pelas mais diversas razões e motivos, visitam Arruda dos Vinhos durante o ano de 2017...

Conhecer melhor e valorizar a História Local é, sem dúvida, o mote num desafio conjunto que a Câmara Municipal propõe que seja abraçado, ao longo de todo o ano de 2017, por toda a Comunidade, alicerçado num programa vasto de comemorações associadas à sinalização de um “evento” único e singular na “nossa” História Coletiva, o quinto centenário da atribuição, pelo Rei D. Manuel I, do Foral quinhentista (1517) à Vila de Arruda.

Mas Arruda só tem um Foral de 500 anos? Temos hoje várias razões para afirmar que não, e estas comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Arruda, são também uma ocasião e oportunidade importantes para podermos afirmar a “antiguidade” e a importância de Arruda no contexto da nossa Nacionalidade, pouco tempo depois da fundação do nosso País, em pleno Séc. XII.

As Comemorações dos 500 anos do Foral de 1517, mais do que o assinalar puro e simples de um documento importante do ponto de vista da “soberania municipal”, são efetivamente um conjunto bastante vasto de atividades que nos ocuparão ao longo do ano, e uma jornada muito significativa de reflexão de produção de conhecimento (até científico) e de conteúdos, numa base de perenidade (e até inovação) e com os olhos postos no futuro, que permitirão, com certeza, afirmar ainda mais Arruda e a sua Comunidade no contexto da Região e do País a que hodiernamente pertencemos, assim como lançar as sementes para um futuro cada vez mais risonho para as gerações de Arrudenses que nos sucederão...

Nas próximas páginas apresentamos um programa de comemorações trimestral, e por conseguinte, é esta sem dúvida a ocasião para também publicamente, em nome pessoal e em representação da Câmara Municipal, agradecer a todas as personalidades e entidades públicas e privadas, que de uma forma ou de outra muito contribuíram para podermos apresentar este programa tão vasto e enriquecedor. De uma forma muito especial gostaria de agradecer à Comissão de Honra, Técnica e Científica das Comemorações do Foral, e claro, a todas e todos os colabores do Município, pelo seu esforço e empenhamento, sem os quais nada teria sido possível.

Fica feito o convite, para nos associarmos todos durante o ano de 2017, e JUNTOS:
- Revivermos e valorizarmos o nosso PASSADO com orgulho!
- Afirmarmos o nosso PRESENTE!
- E projetarmos um FUTURO ainda melhor!

Passo a passo Arruda mais próxima de Si!

Bem-hajam desde já, e porque a época também é propícia, envio os melhores votos de um Feliz Natal e de um 2017 com muita saúde e prosperidade!

Aceite um abraço Amigo do,
André Rijo



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados