Utentes do SNS das Freguesias de Arranhó e S. Tiago dos Velhos já podem utilizar os serviços do Hospital de Loures (Beatriz Ângelo)

Os utentes do SNS das Freguesias de Arranhó e S. Tiago dos Velhos (assim como das outras Freguesias) já podem, de há alguns meses a esta parte, e desde de que em articulação com o seu médico de família, ter consultas de especialidade no Hospital Beatriz Ângelo em Loures.

Esta medida, ansiada em especial pela população das referidas freguesias e uma aposta forte na sua execução, desde sempre, por parte do atual executivo municipal, tornou-se possível, através do Despacho nº. 6170-A/2016 do Ministro da Saúde, publicado em Diário da República, 2ª. Série – Nº. 89 – 9 de maio de 2016.
O referido Despacho determina o seguinte:

1. A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), em colaboração com a SPMS Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), assegura que o sistema de informação de apoio à referenciação para a primeira consulta de especialidade hospitalar permite que o médico de família, em articulação com o utente e com base no acesso à informação sobre tempos de resposta de cada estabelecimento hospitalar, efetue a referenciação para a realização da primeira consulta hospitalar em qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a especialidade em causa.

2. A referenciação referida no ponto anterior deve ser efetuada prioritariamente, de acordo com o interesse do utente, com critérios de proximidade geográfica e considerando os tempos médios de resposta para a primeira consulta de especialidade hospitalar nas várias instituições do SNS.

3. Para as especialidades cirúrgicas, deverá ainda ser considerado o tempo médio de resposta para a cirurgia programada nos últimos três meses, nas várias instituições do SNS.

Fica desta forma satisfeita uma reivindicação antiga das populações de Arranhó e S. Tiago dos Velhos que, desde o primeiro momento, contou com o apoio deste executivo.

Executivo este, que em defesa das referidas reivindicações e tendo também por base o Programa Eleitoral sufragado nas últimas eleições autárquicas de 2013, e mais recentemente o Documento Estratégico Arruda2025, já havia reunido com o Secretário de Estado da Saúde (em fevereiro de 2016), com a ARS Lisboa e Vale do Tejo e com as administrações dos Hospitais de Loures e Vila Franca de Xira (em abril de 2014).

Com esta decisão do Governo, que vem ao encontro dos anseios da população do nosso Concelho, resta-nos prosseguir nesta política de proximidade, para, e com os nossos concidadãos.

É, pois, com muito agrado que se constata que foi assim encontrada uma solução, para dar resposta a uma necessidade evidenciada no Documento EstratégicoARRUDA2025:

“Por outro lado, a possibilidade, que está a ser trabalhada junto do Ministério da Saúde, com o intuito da população residente nas freguesias de Arranhó e S. Tiago dos Velhos se poderem (por opção) deslocar ao Hospital Beatriz Ângelo (Loures, devido à proximidade), em substituição do Hospital de Vila Franca de Xira, trará igualmente potenciais benefícios à população e ao próprio Serviço Nacional de Saúde.” pg.32.

Constitui forte convicção da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos que, esta medida contribuirá, sem dúvida, para melhorar a qualidade assistencial no que aos cuidados de saúde diz respeito e tudo desenvolveremos, dentro do nosso quadro de responsabilidades, por forma a continuarmos a melhorar a qualidade de vida de todas e todos @s Arrudenses.