Campanha "Super Saudáveis" nas escolas do concelho
// 07-03-2018
Continuando o Município de Arruda dos Vinhos com a sua aposta na alimentação saudável e mantendo a parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro, o AEJIA e a Gertal, empresa fornecedora das refeições, iremos mais uma vez promover nos refeitórios escolares, durante cinco quintas-feiras, um alimento saudável.
Assim, mediante um calendário previamente definido, os professores e educadores apresentam na aula as características, qualidade e benefícios do alimento em destaque nesse dia, estimulando os alunos para a importância do seu consumo.
Este ano a campanha Super Saudáveis pretende ir mais longe, pois está consciente que uma alimentação saudável das crianças, passa também por incentivar e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional, diminuindo o consumo de produtos processados e pela importância dos lanches.
O Super Saudáveis parte do conceito de “jogo em formato de cartas colecionáveis”, em que a criança apreende práticas de alimentação saudável com os colegas, pais e professores. No total o aluno colecionará 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis. Cada um dos alimentos tem diferentes níveis de super poderes, em função do grupo alimentar da roda a que pertence.
Como funciona:
O Super Saudáveis tem a duração de 5 semanas em que, no ambiente Escola, serão envolvidas as crianças, pais e encarregados de educação no tema da alimentação.
No início do projeto cada criança ganhará:
• 5 cartas de alimentos, que já come no seu dia a dia, para que possa começar logo a jogar com as cartas e para que se interesse e motive em colecioná-las;
• Passaporte: pequeno livro que explica como podem jogar com as cartas, como podem obter todas as cartas e mais informação sobre cada um dos 15 alimentos com poderes super saudáveis, incluindo sugestões de confeção.
Nas 5 semanas da campanha, um almoço e um lanche por semana serão acompanhados de um alimento com um poder super saudável. Com a ingestão desses alimentos na escola, as crianças vão colecionando todas as cartas.
Calendário do projeto:• Semana de apresentação do projeto às crianças, com indicação de como podem jogar com as cartas e como podem colecioná-las;
• Apresentação do projeto aos pais com indicação do tipo de alimentos a escolher para o lanche (deve ser dada atenção às dicas no passaporte para que os pais façam uma seleção acertada dos alimentos e não opções nutricionalmente desajustadas);
• Distribuição das 5 cartas iniciais de alimentos e do passaporte;
• As 5 cartas incluem: água, azeite, batata, ovos e cenoura.
Semana 1: 8 de Março de 2018• alimento almoço (escola): brócolo
• alimento lanche (pais/encarregados de educação): leite
Semana 2: 15 de Março de 2018• alimento almoço (escola): kiwi
• alimento lanche (pais/encarregados de educação): pão
Semana 3: 22 de Março de 2018• alimento almoço (escola): feijão
• alimento lanche (pais/encarregados de educação): tangerina
Semana 4: 12 de Abril de 2018• alimento almoço (escola): cavala ou outro peixe
• alimento lanche (pais/encarregados de educação): iogurte
Semana 5: 19 de Abril de 2018• alimento almoço (escola): espinafres
• alimento lanche (pais/encarregados de educação): amendoim
O jogo para as crianças:Ao colecionarem as cartas, as crianças poderão jogar com elas através de um jogo que tem como base a quantidade de super poderes de cada alimento. Foram para isso definidos poderes fictícios dos alimentos, em função do grupo alimentar da roda a que o alimento pertence.
Regras:
• Todos podem jogar;
• Jogam até ao máximo de 4 jogadores, cada um com as suas cartas;
• Cada carta de alimento tem vários Super Poderes (Defesa, Força, Inteligência, Resistência e Velocidade) com um valor de 0 a 5;
• Ganha o jogador que conseguir “comer” as cartas dos outros jogadores;
• Cada jogador baralha as suas cartas e coloca o baralho com as figuras para cima. Todos os jogadores jogam com a carta no topo do seu baralho;
• Todos os jogadores colocam a carta do topo do seu baralho na mesa. O jogador que tiver a carta com o poder Super Saudável de DEFESA mais alto, “come” as cartas dos outros jogadores;
• O jogo continua com a próxima carta no topo do baralho de cada jogador, sempre da mesma forma, seguindo os super poderes por ordem: FORÇA INTELIGÊNCIA, RESISTÊNCIA, VELOCIDADE, até regressar à DEFESA.
De referir que as cartas são personalizáveis, com espaço para cada criança escrever o seu nome, pelo que, no final do jogo o vencedor devolve as cartas e a diversão continua.