Autarquia implementa projeto Wone para reduzir perdas de água na rede

Na sequência de parceria entre a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e a EPAL, iniciou-se a 1.ª fase do projeto Wone, projeto que irá monitorizar os consumos de água numa zona de medição e controle da rede pública de abastecimento de água da vila de Arruda dos Vinhos e que permitirá apurar os consumos efetivos de água na rede.

Posteriormente, e com base nos resultados apurados, poder-se-á avançar para reparações e substituição de condutas e ramais por forma a reduzir as perdas de água na rede de abastecimento.

A metodologia WONE baseia-se em procedimentos e boas práticas que visam combater as perdas reais e melhorar os níveis de operacionalidade e de eficiência das redes de abastecimento de água. É suportada por uma aplicação que automatiza a integração dos dados de monitorização das redes, disponibilizando indicadores de desempenho das zonas de monitorização e controlo. Com base nos consumos totais diários e nos consumos mínimos noturnos, a aplicação WONE identifica as zonas da rede com maiores volumes de água perdida, permitindo priorizar as necessidades de intervenção.