Eventos do dia 21-02-2020

Inscrições no Centro Municipal da Juventude

Local: Arruda dos Vinhos

Exposições - 10-02-2020 a 30-03-2020

“Era Uma Vez… Histórias de Sonhar de Sophia de Mello Breyner Andresen”

A Exposição “Era uma vez… Histórias de Sonhar de Sophia de Mello Breyner Andersen”, é uma exposição cedida pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, que a organizou para assinalar o centenário do nascimento da escritora em novembro de 2019.

A exposição contém 8 livros de artista da autoria de Ema M., que fazem parte do espólio da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, concebidos a partir dos livros de Sophia de Mello Breyner Andresen e do seu universo onírico.
As suas histórias são histórias contadas ao pormenor, cheias de magia, que envolve a natureza em sonhos de encantar. Histórias com muita história, histórias para ficarem na história e serem parte da nossa história.

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Exposições - 08-02-2020 a 31-03-2020

Exposição de fotografia e vídeo-instalação “Manifesto”

Horário:
Fotografia: Todos os dias durante o período diurno

Vídeo-Instalação:
quinta-feira a domingo das 9h30 às 21h30

Isto é um Manifesto!
Arte em Manifesto! A vila de Arranhó em Manifesto! A cultura é um Manifesto!

Manifesto é o nome da exposição de Andreia Mateus que pretende desenvolver uma reflexão sobre a psicologia humana na sua relação com a arte em espaço público. Composta por 25 fotografias, 22 delas analógicas e 3 digitais, que se relacionam numa lógica de confronto, de manifestação. As fotografias pretendem criar relações em três dimensões: a dimensão de confronto pela sua via expositiva, ou seja, que reações se podem desencadear numa comunidade por intermédio da sua instalação em espaço público; a dimensão de confronto naquilo que é fotografado, ou seja, a captura de imagens que sugerem confrontos ao nível estético, político e outros; e a dimensão da relação entre um trabalho fotográfico de cariz urbano que se manifesta no espaço rural. A vídeo-instalação explana uma experiência da artista, no espaço público, que retrata o comportamento humano aquando confrontado com objetos diferentes dos habituais no quotidiano.

Local: Largo Irene Lisboa e Sede do URDA - Arranhó

Exposições - 25-01-2020 a 24-03-2020

Exposição de Artes Visuais “Bruxa d’Arruda”

A exposição de artes visuais “Bruxa d’Arruda” resulta do Prémio de Artes com o mesmo nome promovido pelo Município de Arruda dos Vinhos.

O tema do prémio e, consequentemente, da exposição é o da Alquimia. Nesta exposição promove-se uma reflexão sobre o processo alquímico que também se pode relacionar com o processo artístico. É através deste elo de ligação que, por via da criação artística, promovemos uma narrativa ímpar do património imaterial arrudense: A Bruxa d’Arruda. Esta exposição reúne obras de artistas de todo o país que vão desde a pintura, escultura, vídeo e cruzamentos disciplinares.

Divulgação do vencedor do prémio: 2 de março

Entrega do Prémio de Artes “Bruxa d’Arruda”: 21 de março / 15h30

Local: Galeria Municipal

Exposições - 18-01-2020 a 31-03-2020

Fotografia “Portugal Visto do Céu: Um Olhar Sobre o Património”

Esta exposição é um trabalho de fotografia aérea, sobre o património nacional, de Francisco Piqueiro. O trabalho fotográfico levado a cabo pelo autor apresenta-se numa proposta de mapeamento do território nacional.

Esta proposta de mapeamento levanta-nos o interesse de olharmos o território de uma perspetiva que não nos é a mais familiar: a perspetiva aérea. Para além do interesse artístico, que as fotografias transportam, há o interesse patrimonial. Este património foi capturado, pela imagem, num momento que nunca mais poderá ser repetido, perdurará no tempo para nos influenciar a forma como o olhamos.

Horário: Todos os dias durante o período diurno

Local: Jardim do Morgado

Desporto - 28-02-2020 a 27-11-2020

Caminha "À Descoberta"

Grau de dificuldade: médio / Distância: menos de 10 km / Necessário levar água, lanterna e sniker

Seja solidário. Colabora com o Banco Solidário de Arruda dos Vinhos e contribui com alimentos não perecíveis (ex.: leite, azeite, arroz ou qualquer enlatado). A recolha será feita no inicio da caminhada.

Local: Concelho

Colóquios - 05-03-2020

Workshop - Fundos Comunitários

Portugal 2020 / Avisos abertos
Formação ação / Esclarecimentos

Apresentado pela empresa Tito de Carvalho Consultores, Unipessoal, Lda

Inscrições: gae@cm-arruda.pt / tel.: 263 977 031

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Música - 07-03-2020

Fado Violado

Bilhetes: 2€

Fado Violado apresenta-se ao público em Arruda dos Vinhos trazendo consigo o seu primeiro álbum “Jangada de Pedra”. Este projeto musical transporta consigo variadíssimas rotas que convergirão no Auditório Municipal nesta noite.

Provenientes da cidade do Porto os músicos promovem uma incrível fusão entre o Fado e o Flamenco. Este concerto levará o público para outros sítios e lugares. Uma viagem algures entre o Porto e Sevilha, passando por Lisboa, colocando Arruda em rota de transformação.

Local: Auditório Municipal

Outros Eventos - 08-03-2020

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

"Recuso ser vítima"

Apresentado pela Associação Tocar N'Alma

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Infantojuvenil - 14-03-2020

Oficina “Como Criar Um Mini Livro” com Inês Prata

Horário: 11h às 12h30

Público: Pais e filhos dos 8 aos 12 anos (Sujeito a inscrição prévia)

A oficina consiste na construção de um mini livro por intermédio do trabalho da escrita criativa e da ilustração.

Com esta iniciativa pretende-se que as crianças desenvolvam as suas capacidades artísticas e o pensamento crítico.

Inês Prata é uma designer com currículo ao nível da ilustração, design e cocriação de livros infanto-juvenis.

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa