Eventos do dia 16-01-2019

Exposições - 15-01-2019 a 15-02-2019

Exposição "Água para todos"

Exposição informativa da EPAL

// Destinatários: utilizadores da biblioteca e interessados na preservação da água

Num ano em que o tema-chapéu da cultura é a água, a Biblioteca Municipal Irene Lisboa inicia o trimestre, acolhendo a exposição “Água para todos”, patente ao público de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019. A exposição é constituída por roll-ups informativos sobre a temática geral da água, com especial enfoque nos seguintes temas: água essencial à vida, o ciclo da água, as propriedades da água, como a água chega às nossas casas, a poluição, e a água e sustentabilidade.

Biblioteca Municipal Irene Lisboa
Rua Cândido dos Reis, n.º 69
2630-233 Arruda dos Vinhos
biblioteca@cm-arruda.pt
segunda-feira: 13.30h - 18.30h
terça a sexta-feira: 09.00h - 18.30h
sábado: 10.00h - 16.00h

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 12-01-2019 a 26-03-2019

Exposição "Bruxa d'Arruda"

Exposição de Artes Visuais

// Destinatários: interessados em arte e curiosos pelo legado da Bruxa d’Arruda

A Galeria Municipal abre a programação de 2019 com as obras de artes visuais que estão a concurso pelo prémio de artes “Bruxa D’Arruda”, colocando em comunicação a criação artística, as raízes do imaginário coletivo arrudense e a Sede. A Sede que reside no imaginário de uma Bruxa que enfeitiça a sua condição com o objetivo de querer mais.
A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do controlo do desconhecido, do oculto. Daquilo que os comuns têm medo e fascínio por quem o domina. A astúcia de quem, com os seus meios, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Cabe à contemporaneidade que a represente artisticamente. Que a interprete e apresente, visualmente a sua proposta: quem terá sido, quem é ou quem será a famosa Bruxa D’Arruda?

Galeria Municipal
Centro Cultural do Morgado
cultura@cm-arruda.pt
terça a sexta-feira: 9h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30
sábado e domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
Encerra à segunda-feira e feriados

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()

Literatura - 18-01-2019

Apresentação do livro “Slow - As coisas boas levam tempo"

De Raquel Tavares

Viagem pelo mundo e pelos tempos à procura de pistas, referências e histórias que demonstrem que é necessário desacelerar para viver melhor, para cada um viver melhor, para as famílias e as comunidades viverem melhor, e para o planeta ganhar saúde e longevidade. Sente-se, recoste-se, leia, comece com este livro a desafiar-se, a desfrutar dos dias e a saborear os momentos que enriquecem a vida.
Nesta apresentação, descubra como a água, nas suas multifuncionalidades, também podem ser uma chave para uma vida muito mais …slow.

Há quanto tempo não se senta para um longo almoço entre amigos? Ou faz um passeio sem pressa com os seus filhos? Ou bebe um chá quente, lê um livro? Há quanto tempo sente que não tem tempo?

O Slow Food, esteve na raiz do Movimento Slow. Nasceu da necessidade de defesa das tradições gastronómicas, em Itália no final da década de 1980. Ao longo dos anos, o conceito slow cresceu, abrangendo várias áreas da sociedade. Hoje são comuns os termos Slow Food, slow Work, Slow Travel, Slow School ou Slow Aging. O que une estes movimentos é o mesmo princípio: aprender a ter tempo para a vida e para tudo o que dela faz parte.

Raquel Tavares nasceu em 1969. É licenciada em Antropologia Social e tem uma pós-graduação em Psicologia Educacional. Trabalhou na área da intervenção comunitária, na educação pela arte e na formação de adultos. Hoje é presidente da Associação “Slow Movement Portugal. O associativismo, a solidariedade e o voluntariado fazem parte do meu quotidiano.

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Infantojuvenil - 20-01-2019

O amigo gigante

// Destinatários: famílias/ M6
// Entrada: 2€

O Centro Cultural do Morgado apresenta o “Amigo Gigante”. Preparem-se para uma viagem ao país dos gigantes. Será que foi desse país que veio o famoso gigante de Arruda?
Será que as bruxas e todos os outros seres encantados ainda nos visitam?

O “Amigo Gigante” tem origem na mente de dois dos maiores contadores de histórias de sempre, Steven Spielberg e Roald Dahl.

“O Amigo Gigante” conta-nos a maravilhosa história de uma menina, Sofia, e de um gigante que lhe apresenta as maravilhas e perigos do País dos Gigantes. O Amigo Gigante é um gigante amigável que não se parece nada com os outros habitantes do País dos Gigantes. Ele é simples, carinhoso e recusa -se a comer humanos, ao contrário dos restantes gigantes, como o Suga-Sangue e o Traga-Nacos, que além de terem o dobro do tamanho, são assustadores e comem humanos.

Local: Auditório Municipal