Eventos do dia 19-01-2022

Biblioteca Municipal - 18-01-2022 a 15-03-2022

Biblioteca a Ler

Procurando resgatar os momentos de partilha de leituras em família, consolidamos a iniciativa “Na biblioteca a ler”. Ler permite-nos enveredar por tantos caminhos… descolar rumo a destinos incertos e improváveis e aí, da alquimia da palavra lida, resultam verdadeiros momentos de magia. A atividade decorre num ambiente descontraído e informal na Sala Jardim da Biblioteca Municipal.

Cada voluntário, previamente inscrito, traz um excerto de um livro à sua escolha (pode ser da biblioteca ou não) para partilhar com o grupo, finalizando o encontro com uma conversa em torno das palavras lidas.

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 15-01-2022 a 16-02-2022

Exposição “Portugal Acústico”

Projeto Portugal Acústico em parceria com os municípios das Caldas da Rainha e da Marinha Grande – Programação Cultural em Rede

A Exposição Portugal Acústico – Portugal mais Verde é uma exposição que irá abordar o lado mais desconhecido de alguns dos músicos portugueses, que nos últimos 20 anos lançaram álbuns em formato acústico, apresentando objetos pessoais (a primeira guitarra, o álbum preferido, uma peça de roupa, o livro preferido, etc), álbuns galardoados, curiosidades, histórias, entre outros. A exposição terá ainda uma vertente de educação ambiental, através da difusão de vídeos de músicos portugueses, que irão apelar à adoção de boas práticas ambientais. Esses vídeos serão difundidos nas redes sociais, sites do projeto e plataformas de comunicação digital dos concelhos subscritores.

Local: Galeria Municipal - Centro Cultural do Morgado

Destacamos para este dia ()

Colóquios - 21-01-2022 a 21-02-2022

#arrudatalks - Mobilidade - Uma nova estratégia para o Oeste

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Biblioteca Municipal - 22-01-2022

Oficina de escrita criativa Histórias de Vida

com Inês Leonor Tenreiro

Ter tempo. Ter memórias e histórias. A idade traz tudo isto. E traz também várias (muitas) pessoas que a vida elege em afetos e afinidades que se traduzem em mais histórias. Escrever em grupo é uma forma de aliar um trabalho criativo visto como solitário a um tempo de partilha que a presença do outro implica, antes, durante e depois da criação literária. Porque não juntar o útil ao agradável e ocupar o tempo de forma lúdica e produtiva? Que tal estimular a memória e a imaginação, convidando o passado e o presente a encontrar-se numa folha em branco? Uma formação de escrita criativa para gente madura que já fez muita coisa e não experimentou outra tanta, pessoas de espírito livre e aberto, que gostam de abraçar desafios, e até não se importam de trazer um amigo como testemunha.

Público: M/50

Literatura - 29-01-2022

Apresentação do livro Oração a que faltam joelhos

Encontro com o escritor Jacinto Lucas Pires

Jacinto Lucas Pires escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. O seu último romance, Oração a que faltam joelhos (Porto Editora, 2020), ganhou o Prémio John dos Passos. Durante a pandemia, lançou ainda um livro de contos: Doutor Doente (Húmus, 2021). No teatro Lucas Pires trabalha com diferentes grupos e encenadores. Coveiros, a sua última peça, estreia a 10 de dezembro na Guarda, pela Escola do Largo, com encenação de Marcos Barbosa. Realizou o filme Triplo A. Faz parte da banda Os Quais. Recebeu o Prémio Europa
– David Mourão - Ferreira (Univ. Bari/IC, 2008) e o Grande Prémio de Literatura DST 2013 (com o romance O verdadeiro ator).

Música - 04-02-2022

Concerto “Fusão-Acústico” Carolina Deslandes com Nuno Esperto

Espetáculo em formato acústico protagonizado pela artista Carolina Deslandes e pelo artista local Nuno Esperto. Em cima do palco os dois artistas irão apresentar-se numa partilha de experiências pessoais e artísticas.

Parceria com Portugal Acústico

Público: M/3

Entrada gratuita mediante levantamento de ingresso - Posto de Turismo

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Infantojuvenil - 05-02-2022

Oficina de Bijuteria Carnaval

Nesta oficina vais aprender a fazer um colar elaborado através da reutilização de peças pertencentes a objetos como cassetes VHS, cassetes áudio ou canetas e também botões ou anilhas.

Público: 6 aos 12 anos