Eventos do dia 18-03-2019

Exposições - 02-02-2019 a 30-03-2019

Exposição de ilustração “A Água e A Águia”

De Danuta Wojciechowska

Exposição de ilustração de Danuta Wojciechowska para o livro “A Água e a Águia”, a mais recente obra com texto de Mia Couto, publicado na Editorial Caminho. Neste livro sobre as grandes águias que sobrevoam a terra, a ilustradora encontrou um espaço singular para refletir poeticamente sobre a água, temática que tem sido recorrente no seu trabalho.

Danuta Wojciechowska nasceu na cidade de TroisRivières, no Québec. Filha de pai polaco e mãe suiça, cresceu num ambiente multicultural. A sua infância foi marcada pela proximidade da natureza, dos rios, lagos, florestas e montanhas. Aos 17 anos foi viver para a Suiça, onde se formou em design de comunicação, na Escola Superior de Design de Zurique, com pós-graduação em educação pela arte, na EmersonCollege, Inglaterra. Especializando-se na criação e edição de conteúdos dirigidos aos mais novos, ilustrou mais de 60 livros, jogos e manuais escolares. Premiada, entre outros, com o Prémio Nacional de Ilustração ( 2003), foi-lhe atribuída a distinção “Mulheres Criadoras de Cultura” (2014) pelo Governo de Portugal.

// Destinatários: famílias, interessados e curiosos em ilustração

Local: Capela do Morgado - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 12-01-2019 a 26-03-2019

Exposição "Bruxa d'Arruda"

Exposição de Artes Visuais

// Destinatários: interessados em arte e curiosos pelo legado da Bruxa d’Arruda

A Galeria Municipal abre a programação de 2019 com as obras de artes visuais que estão a concurso pelo prémio de artes “Bruxa D’Arruda”, colocando em comunicação a criação artística, as raízes do imaginário coletivo arrudense e a Sede. A Sede que reside no imaginário de uma Bruxa que enfeitiça a sua condição com o objetivo de querer mais.
A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do controlo do desconhecido, do oculto. Daquilo que os comuns têm medo e fascínio por quem o domina. A astúcia de quem, com os seus meios, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Cabe à contemporaneidade que a represente artisticamente. Que a interprete e apresente, visualmente a sua proposta: quem terá sido, quem é ou quem será a famosa Bruxa D’Arruda?

Galeria Municipal
Centro Cultural do Morgado
cultura@cm-arruda.pt
terça a sexta-feira: 9h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30
sábado e domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
Encerra à segunda-feira e feriados

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()

Literatura - 21-03-2019

“Irene Lisboa - O sujeito e o tempo. Ainda tenho uma hora minha?”

Apresentação do livro de Sara Barbosa

// Destinatários: interessados em literatura e na obra de Irene Lisboa

Sara Barbosa apresenta-nos um ensaio de sua autoria sobre a poesia do maior vulto da cultura Arrudense e patrona da biblioteca, Irene Lisboa.

A obra, editada recentemente e apoiada pelo município de Arruda dos Vinhos, é mais um contributo determinante para aprofundar o estudo da poesia ireniana. A apresentação será complementada pela leitura de alguns poemas da escritora.

Sara Marina Barbosa nasceu em Santarém em Junho de 1966. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora do Ensino Básico e Secundário desde 1989 é atualmente bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Doutoranda em Estudos Românicos, desenvolve uma tese sobre a escrita de autoria feminina na primeira metade do século XX em Portugal. É membro do Centro de Estudos Comparatistas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Em 2015 venceu o Prémio Literário Irene Lisboa – Poesia (Município de Arruda dos Vinhos).

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Infantojuvenil - 24-03-2019

Cães Astronautas

// Destinatários: famílias/ M6
// Entrada: 2€

Belka é inesperadamente lançada para as ruas de Moscovo quando o seu foguete tem uma avaria durante o seu número de circo. Felizmente, conhece um rafeiro chamado Strelka e o seu corajoso amigo, o rato Venya. Os três vão acabar no centro de treino de astronautas que pretende selecionar os primeiros animais a serem enviados para o espaço.

Local: Auditório Municipal

Desporto - 24-03-2019

Caminhada pela Floresta'19

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Lisboa, convida a população em geral, para participar numa caminhada pela Floresta, com o objetivo de comemorar o dia da árvore e da floresta e despertar consciências para a riqueza do vasto património florestal e para a problemática dos incêndios florestais, assim como fomentar, junto da população, condutas de respeito pela natureza e ambiente.

O percurso irá ter uma distância aproximada de 12 Kms. As inscrições, limitadas a 300 participantes, encontram-se abertas através do seguinte link: https://bit.ly/2HjvejJ

Local: Jardim Municipal (junto à GNR)

Colóquios - 28-03-2019

Sessão pública de apresentação e discussão