Eventos do dia 07-04-2020

Exposições - 28-03-2020 a 23-06-2020

Exposição de Gravura “Irene Lisboa – Impressões de um Quotidiano”

CANCELADO

Considerando as medidas de prevenção à propagação do Covid-19 e as orientações da Direção Geral de Saúde, no que se refere à realização de eventos que impliquem grande concentração de pessoas, a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos decidiu cancelar a realização deste evento.

No mês comemorativo do Dia Mundial da Poesia, o Município de Arruda dos Vinhos convidou a Contraprova, Associação de Artistas Gravadores, a realizar um trabalho em torno da obra poética da escritora Irene Lisboa

Assim, vários artistas desenvolveram um conjunto de gravuras em metal produzidas individualmente e projetadas exclusivamente para esta exposição, aplicando as técnicas vulgarmente por eles utilizadas (água-forte, água-tinta, maneira negra ou mezzotinta, ponta seca, buril, água tinta de açúcar e colografia) em cobre ou em zinco, apresentando a impressão da matriz terminada como objeto expositivo. O resultado são obras de grande formato numa aproximação à obra poética de Irene Lisboa.

Local: Galeria Municipal

Colóquios - 20-03-2020 a 21-05-2020

Convenção Arruda 2030 - Adaptação às Alterações Climáticas

CANCELADO

O Município de Arruda dos Vinhos definiu como grande objetivo para 2020 realizar um grande e mobilizador debate envolvendo toda a sociedade Arrudense e o meio académico, relativamente à temática da emergência ecológica e do combate às alterações climáticas. Tal desígnio contará com a realização da "Convenção Arruda2030: adaptação às alterações climáticas" que decorrerá de março a maio de 2020 em todas as Freguesias do Concelho.

Conforme disse recentemente o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, "A crise climática é talvez o maior obstáculo à paz, estabilidade e prosperidade globais."

Paralelamente, está a decorrer a realização de um inquérito disponível on line através do link https://bit.ly/2OyYhSr, o qual também solicitamos que possa ser preenchido pois quanto mais respostas e participado for, mais estará a Câmara Municipal apta para dar respostas no futuro.

A Convenção e o questionário serão instrumentos fundamentais para o trabalho que se seguirá de elaboração de um documento estratégico / plano municipal para a adaptação às alterações climáticas no Município de Arruda dos Vinhos 2030 e que no último semestre deste ano será objeto de deliberação pelos órgãos autárquicos de modo a constituir-se num plano de acção eficaz e com aplicabilidade para o futuro, em defesa de tod@s.

Participe, a sua opinião conta!

Local: Concelho

Desporto - 28-02-2020 a 27-11-2020

Caminha "À Descoberta"

Grau de dificuldade: médio / Distância: menos de 10 km / Necessário levar água, lanterna e sniker

Seja solidário. Colabora com o Banco Solidário de Arruda dos Vinhos e contribui com alimentos não perecíveis (ex.: leite, azeite, arroz ou qualquer enlatado). A recolha será feita no inicio da caminhada.

Local: Concelho

Infantojuvenil - 16-04-2020

Concurso Nacional de Leitura

CANCELADO

O Município de Arruda dos Vinhos, através da Biblioteca Municipal Irene Lisboa, foi este ano convidado para organizar e acolher a final da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, referente à Região Oeste, que terá lugar no próximo dia 16 de abril.

É com grande honra e alegria que aceitamos o desafio endereçado pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas. Será um dia de festa, em torno dos livros, da leitura e dos autores e em que, pela primeira vez, Arruda dos Vinhos terá jovens leitores a representar o nosso concelho, selecionados pelo Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos e pelo Externato João Alberto Faria. No dia 16 de abril, alunos de todos os concelhos e profissionais de todas as bibliotecas da Região Oeste (RIBO - Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste), bem como as bibliotecas escolares estarão unidos em Arruda dos Vinhos para que a iniciativa seja um grande sucesso.

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Outros Eventos - 05-06-2020 a 07-06-2020

Mercado Oitocentista

CANCELADO

Inscrições abertas até 30 de abril para artífices, artesãos, agricultores, mercadores, místicos e taberneiros (gastrónomos), que promovam a venda e/ou demonstração de produtos característicos da época.

Local: Arruda dos Vinhos

Biblioteca Municipal - 09-10-2020 a 11-10-2020

Curt'Arruda

Sob o tema da «Ruralidade» o Curt’Arruda –Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos tem como missão homenagear o património e os valores rurais do nosso país, e aproximar a população local ao cinema e à terra.

Centrado nas curtas-metragens, o Curt’Arruda promove a produção nacional e estrangeira através dos prémios Curt’Arruda – Melhor Curta-Metragem Rural e Film’Arruda – Melhor Curta-Metragem de Arruda dos Vinhos.

A proximidade de Arruda dos Vinhos a Lisboa, e o recente mas próspero desenvolvimento, fazem desta terra uma ponte entre o que é rural e o urbano, inspirando o slogan do festival: «O Festival de Cinema Rural Mais Urbano de Portugal».

Local: Clube Recreativo Desportivo Arrudense