Eventos do dia 19-10-2018

Música - 19-10-2018

Maja Milinkovic - Fado & Sevdalinka

// Destinatários: Amantes, interessados e curiosos em Música, Fado e fusão de culturas

Entrada: 10€

Duração: 1h30

Uma jornada musical através da Europa, do Leste ao Oeste. Uma experiência única de Fado à la carte temperado pela melancolia balcânica.
Nascida na Bósnia-Herzegovina (Sarajevo), a fadista Maja Milinkovic é uma voz reconhecida do Fado e Sevdalinka em Portugal e nos Balcãs. Apaixonou-se pelo Fado, em 2009, ao ouvir pela primeira vez Amália Rodrigues.
No projeto de concerto Fado & Sevdalinka que agora apresenta, Maja desenha uma ponte musical entre o seu país de origem – a Bósnia – e Portugal, apresentando um reportório de canções do património cultural dos dois países.
Fado& Sevdalinka estes dois géneros musicais apresentam características comuns: intensidade, carga emocional, melancolia e a estrutura poética das letras.
Sevdalinka é um género da música tradicional de origem bósnia que se espalhou pelas diversas regiões da antiga Jugoslávia. Caracteriza-se pelo seu ritmo lento ou moderado e pela melodia intensa e emotiva. As canções são ricas em melismas, complexas, com forte carga emocional e normalmente interpretadas de forma fervorosa e emocionante.
A Sevdalinka é como o Fado, uma canção que nasceu na cidade e que assenta num sentimento chamado “sevdah”, cuja semelhança (igualdade) se encontra no sentimento de “saudade” (de um amor, de um lugar ou de um tempo passado), um sentimento por vezes doloroso e por outras reconfortante.
O Fado é um estilo musical português. O fadista canta o sofrimento, a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, a dor, amor e ciúme, a noite, as sombras, os amores, a cidade, as misérias da vida, critica a sociedade… Em contraste com o conteúdo melancólico, o compasso do fado transmite um humor animador e possivelmente este contraste contribui à fascinação do fado.

Local: Centro Cultural do Morgado - Auditório Municipal

Exposições - 06-10-2018 a 27-11-2018

Exposição coletiva “Um outro olhar”

A exposição “Um Outro Olhar” resulta de trabalhos realizados por alunas do atelier de pintura da loja Real Arte, em Arruda dos Vinhos. Os trabalhos que compõem esta exposição coletiva consistem em pintura sobre tela, em óleo e acrílico.

// Destinatários: Amantes, interessados e curiosos em pintura, comunidade arrudense

Local: Sala Polivalente

Exposições - 10-08-2018 a 30-10-2018

Exposição “Universidade das Gerações: Uma Nova Geração de Saberes”

A Universidade das Gerações é um projeto de educação não formal, promovido pelo Município de Arruda dos Vinhos, destinado a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos de idade, que abriu portas em 2015, com a colaboração de 22 professores voluntários.

Esta exposição tem o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos cerca de 150 alunos que, ano após ano, têm dado corpo e sentido a este projeto que promove o envelhecimento ativo e a estimulação intelectual da população do Município de Arruda dos Vinhos.

Das línguas, às ciências sociais, atividades físicas e desportivas, atividades artísticas e cidadania ativa, de tudo um pouco se faz o dia-a-dia desta nova geração de saberes que será agora exposto publicamente.

// Destinatários: Alunos UG, famílias, comunidade de Arruda dos Vinhos

Local: Galeria Municipal - Centro Cultural do Morgado

Outros Eventos - 20-10-2018

Dia Nacional das Linhas Torres

O Dia Nacional das Linhas de Torres foi criado em 2014 e é uma justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar, durante
a 3.ª Invasão Francesa.
A escolha do dia 20 de outubro tem um carácter simbólico, por ter sido nesse dia, em 1809, que Lord Wellington redigiu o memorando no qual expôs a sua estratégia de defesa
da cidade Lisboa, ordenando a construção das Linhas de Torres Vedras.
O Dia Nacional será comemorado nos vários municípios que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres e o seu programa destina-se ao público em geral e a famílias que procuram aliar a cultura e a história de Portugal a experiências de descontração e lazer, gastronómicas e vitivinícolas.

Programa completo, inscrições e mais informações em:
Telf.: 969 037 366 ou rhlt@rhlt.pt

Local: Arruda dos Vinhos

Outros Eventos - 20-10-2018 a 21-10-2018

Arruda MotorCycle

ustom bikes . venda de motas . acessórios . coleções particulares . palestras . barber . tattoos . concertos . dj . gin . provas de vinho . street food

+ info: https://www.facebook.com/arrudamotorcyclemarket

Local: Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos