ViverServiços municipais

Agenda de Eventos

 Eventos do dia 22-05-2019

Exposições - 04-05-2019 a 25-06-2019

Exposição “Aquedutos da obra antiga aos monumentos históricos” de Pedro Inácio

// Destinatários: Interessados em fotografia, património e arquitetura

No ano em que celebramos os 230 anos do Chafariz Pombalino, e em que o tema do trimestre gira em torno das correntes, desafiámos o museólogo e investigador na área do património cultural, Pedro Inácio, a criar connosco, com as suas fotografias, uma verdadeira “corrente de aquedutos”, entre o Jardim do Morgado e o tardoz do chafariz, relembrando velhos tempos, em que o abastecimento público de água à população de Arruda era possível graças ao nosso aqueduto, do qual ainda restam algumas estruturas.
A presente exposição resulta do levantamento fotográfico de vários aquedutos localizados na Península Ibérica e França, construídos desde o antigo Império Romano. Remete-nos ainda para um conhecimento mais aprofundado de outros importantes sistemas de abastecimento de água, existentes em Portugal, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, edificados entre os séculos XVI e XIX.
Para além da sua vida académica e profissional dedicada à museologia, Pedro Inácio vem realizando, desde 2005, exposições de fotografia, individuais e coletivas, em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e no estrangeiro (Argélia, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França e Roménia). Paralelamente tem editado diversos livros, resultantes do seu trabalho ao nível da fotografia.

Local: Jardim do Morgado

Destacamos para este dia ()

Outros Eventos - 01-05-2019 a 31-05-2019

Mostra Gastronómica - Carnes de Capoeira

Consulte a informação detalhada

Local: Restaurantes aderentes

Destacamos para este dia ()

Exposições - 13-04-2019 a 25-06-2019

Exposição “Memórias d´Água”

// Destinatários: Interessados em história e património

A exposição “Memórias d’Água” marcará o início das comemorações dos 230 anos do Chafariz, edificado em 1789.
Constituindo-se como parte integrante do Projeto ArrudaBase, esta Exposição apresentará conteúdos relativos ao Chafariz enquanto elemento arquitetónico do conjunto
patrimonial do Concelho de Arruda, mas apresentará também informação relativa ao ciclo da água e à sua importância na construção da paisagem da Vila e do Concelho.
Os conteúdos apresentar-se-ão em forma estática e dinâmica recorrendo a equipamentos de projeção 3D, criando um ambiente de época quer em termos espaciais quer temporais.
Tem como principal objetivo reforçar o papel deste elemento arquitetónico do ponto de vista: Patrimonial (História, preservação e conservação, etc.); Natural (fornecimento de água e a importância desta) e Simbólico (centralidade, Invasões Francesas, Largadas de Touros e outros).

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()
 Próximos Eventos

Infantojuvenil - 25-05-2019

Sábados em Família - Jogos de Tabuleiro

// Destinatários: Famílias com crianças dos 4 aos 10 anos // Duração: 180min


Sessão de jogos de tabuleiro para a família com o objetivo de trabalhar o diálogo, partilha e colaboração entre famílias. Destina-se a adultos acompanhados por crianças com idades mínimas de 4 anos. A ação integra o projeto intermunicipal «Aluno ao Centro» e é dinamizada por técnicos da OesteCim.

Inscrições no Serviço Educativo e Cultural
Tel.: 263 977 035 | servicoeducativo@cm-arruda.pt
Número de inscrições limitadas

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Literatura - 25-05-2019

Apresentação do livro “Agarra-me” de Lúcia Matias

// Destinatários: Amantes de literatura

“Agarra-me” é uma compilação de textos escritos ao longo dos anos compostos por uma componente reflexiva, filosófica, espiritual e carnal. Alerta para a importância da vida, na sua unicidade, que merece ser agarrada com todo o nosso ser. No “Agarra-me” há um encontro com o “eu” na vida manifestada e há o “Eu sou” que dá alegoria à essência. Realizado para ser desfolhado a qualquer momento do dia, quer em leitura corrente, como podendo ser aberto numa página “ao calhas”, uma vez que abrange todos os temas que compõem as camadas da vida. O “Agarra-me” tem o lado LUZ e o lado SOMBRA, tal como qualquer um de nós o tem. Evoca-nos a perceber qual dos lados queremos abrir e refletir em nós.

Pergunta-lhe o que precisas saber.
Abre-o e encontrarás.

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Música - 25-05-2019

Concerto de "O gajo"

// Destinatários: Amantes de música do mundo // Duração: 60min // Venda de Bilhetes no Posto de Turismo

Entrada 2€

São as correntes marítimas frias e quentes que definem o equilíbrio do clima no planeta Terra. Foi entre a guitarra elétrica do Punk Rock e a Viola Campaniça que João Morais encontrou “O Gajo”.

O GAJO nasce em Lisboa na primavera de 2016 pelas mãos de João Morais. Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João, escolhe a Viola Campaniça, um instrumento histórico de raiz tradicional, para ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal. O primeiro disco surgiu em 2017 e em janeiro de 2019 arrancou um processo de internacionalização, onde se destaca uma muito relevante participação no Festival Eurosonic na Holanda.

É-nos apresentado no Centro Cultural do Morgado o novo disco “As 4 Estações d’O GAJO”; nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” - Antonio Vivaldi - 1723). Este trabalho divide-se em quatro peças (4 EPs) com os nomes de 4 estações de comboios de Lisboa.

Local: Auditório Municipal

Exposições - 30-05-2019

“Pint`Arruda”

// Destinatários: Artistas Plásticos, amantes de arte, curiosos por Arruda dos Vinhos

Pretende-se com esta atividade convidar os artistas plásticos a “retratar” Arruda através do pincel e das tintas.
Durante o feriado municipal do Concelho de Arruda dos Vinhos, reúnem-se vários artistas plásticos por diferentes locais da Vila e fora dela, que através da aguarela, óleo ou acrílico, retratam e pintam o património edificado e natural, mas também as suas gentes e as suas tradições.
Os trabalhos realizados serão expostos no final do dia no átrio da Biblioteca Municipal Irene Lisboa.

Inscrições no Serviço Educativo e Cultural
Tel.: 263 977 035 | servicoeducativo@cm-arruda.pt
Número de inscrições limitadas

Local: Arruda dos Vinhos

Exposições - 30-05-2019 a 25-06-2019

Exposição "Pint'Arruda"

Local: Átrio da Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter


Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2019 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados