ViverServiços municipais

Agenda de Eventos

 Eventos do dia 22-04-2018

Outros Eventos - 22-04-2018

28.ª Recolha de Sangue de Arranhó

Local: União recreativo e Desportivo de Arranhó

Destacamos para este dia ()

Exposições - 20-04-2018 a 30-05-2018

Exposição “Entre a Tradição e a Vanguarda”

Dos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha.

“Entre a Tradição e a Vanguarda” surge de uma parceria entre o Externato João Alberto Faria, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha e o Município de Arruda dos Vinhos. O intercâmbio cultural e artístico entre instituições e países revela-se fundamental para a compreensão do mundo e das artes. Esta parceria permite aos alunos de artes do Externato João Alberto Faria exporem em Sevilha, alargarem os seus horizontes e criar curriculum.

Podemos ver nesta exposição obras que desfrutam de um sabor tradicional e clássico, com materiais como a pedra calcária, a madeira e o gesso, contrastando com as resinas que descrevem vanguardas usando como suporte fundamental a expressão livre e a criatividade de jovens artistas, com a força e o ímpeto do início de um vasto e frutífero caminho cheio de propostas que nos falam de uma sociedade nova e contemporânea.

// Destinatários: Alunos do Externato João Alberto Faria, estudantes de arte e amantes de escultura

Local: Capela do Morgado e Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 14-04-2018 a 07-05-2018

Exposição “Em Arruda Crio raízes” de Isabel Braga

Nesta exposição poderemos observar vários trabalhos que a autora ao longo dos anos tem produzido no contexto das diferentes atividades realizadas em Arruda, onde tem participado como figurante ou apenas como espetadora. O seu olhar atento tem registado pormenores e momentos das diferentes manifestações culturais que ocorrem ao longo do ano em Arruda. É então possível encontrarmos “imagens” da Procissão de N.ª Sra. da Salvação, do “Há Jazz no Terreiro” do Mercado Oitocentista e de muitos outros momentos!

// Destinatários: Amantes de arte

Local: Sala Polivalente e Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 08-04-2018 a 30-04-2018

Exposição “Ensaios sobre a atualidade” de Vasco Gargalo

O humor pode ser uma “arma” e essa é a essência da exposição “Ensaios sobre a atualidade” que reúne alguns dos melhores trabalhos do ilustrador e cartoonista Vasco Gargalo, inspirados no que de mais importante se passa aquém e além-fronteiras, destacando-se o cartoon “Alepponica” graças ao qual o nome deste artista – nascido em 1977, em Vila Franca de Xira – passou a correr mundo nos vários meios de comunicação.

Nomeado Embaixador em Portugal para a Liberdade de Expressão pelo The United Sketches, é ilustrador em regime freelancer. Tem formação em Ilustração e Banda Desenhada no Ar.co e passou pela Faculdade de Belas--Artes de Lisboa e é mestrando em Ilustração Artística pelo ISEC. Participou em diferentes publicações em parceria com editoras, agências de publicidade e projetos artísticos de ilustração e banda desenhada. Integrou várias exposições coletivas e realizou diversas individuais.

// Destinatários: Amantes de arte

Local: Galeria Municipal - Centro Cultural do Morgado

Destacamos para este dia ()
 Próximos Eventos

Literatura - 23-04-2018

Dia Mundial do livro

Local: Auditório Municipal e Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Outros Eventos - 24-04-2018 a 30-04-2018

Comemorações do 25 de Abril

Local: Auditório Municipal e Sala Polivalente

Colóquios - 28-04-2018

Oficina “O Conto no Desenvolvimento da Criança”

Por meio do conto, as crianças são capazes de se identificar com as personagens, expressam os seus sentimentos, angústias e resolvem conflitos de acordo com a fase do desenvolvimento que estão a passar. Jogam ao jogo simbólico da vida, aproximando-se mais de como elas vêem o mundo.

A criança concentra-se mais e aprende a respeitar o outro.

Organização: Associação Famílias em Movimento

Inscrições:
familiasemmovimento@gmail.com
963 362 768
facebook.com/AFEMOV

// Destinatários: Pais Sonhadores

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Teatro - 28-04-2018

“Prometeu” - Teatro de Sombras

Companhia: Lafontana

Nesta performance multimédia, inspirada na tradição do teatro de sombras indonésio conhecido como Wayang Kulit, as personagens são representadas por silhuetas articuladas, manipuladas em cima de uma base retroiluminada. A cenografia utiliza como recurso principal a manipulação de areia sobre esta superfície, criando desenhos e texturas que sugerem espaços e ambientes visuais. As cenas resultantes são captadas em vídeo, tratadas informaticamente, sendo depois projetadas numa tela. Segundo a mitologia grega, depois de Zeus ter criado os seres terrestres, coube a Prometeu e seu irmão Epimeteu a obrigação de atribuir a cada animal dons e aptidões naturais variados: alguns recebem asas, outros patas velozes, garras afiadas, carapaças protetoras … Quando chegou a vez do homem, que deveria ser superior aos restantes animais, Epimeteu esgotara já todos os recursos. O irmão Prometeu vai então roubar o fogo, que só os deuses detinham, assegurando assim a superioridade dos homens sobre os outros animais. Prometeu é punido pelo pai dos deuses; este ordena a Hefestos que o acorrente no Monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia viria devorar o fígado que se iria eternamente regenerando. Zeus também castiga a Humanidade recém-nascida, criando a mortal Pandora e enviando-a como noiva a Epimeteu. Juntamente com Pandora vai um vaso contendo um segredo que não poderia nunca ser desvendado. Movida por uma imensa curiosidade, Pandora abre o vaso. Assim foram libertados os males que para todo o sempre atormentariam a Humanidade. O herói Héracles liberta enfim Prometeu do seu sofrimento. Zeus, o nume supremo, acaba por aceitar a irreverência dos Titãs, permitindo a sua coexistência com os pobres mortais. A Companhia de teatro Lafontana – Formas Animadas recebeu em 2014 o prémio de melhor intérprete no Festival Golden Dolhpin em Varna, Bulgária, com o espetáculo Prometeu. Ainda no mesmo ano, o processo de investigação artístico e tecnológico da companhia foi galardoado com uma Menção Especial do júri do “AVANCA|CINEMA 2014 - Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”. Em 2013, esta performance foi novamente reconhecida com o destaque de melhor espetáculo do Titirijai - Festival de Teatro de Títeres de Tolosa, País Basco, Espanha; em 2012, foi lhe atribuído, de novo no país vizinho, o prestigiado prémio de melhor espetáculo para a infância, pela Feira de Teatro de Castilla y Léon.

// M6

Entrada: 2€
Isenções:
// Crianças até aos 11 anos (inclusive)

Descontos
// Cartão Jovem
// Cartão Sénior
// Estatuto do Dirigente Associativo Local
// Concessão de Direitos e Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Arruda dos Vinhos

* descontos aplicados de acordo com os regulamentos existentes

Local: Auditório Municipal

Colóquios - 28-04-2018

Conversas de Raiz Com David Santos

“Quem tem medo da arte contemporânea?”

À pergunta Quem tem medo da arte contemporânea? podemos responder, sem receio: todos. Na verdade, a linha de fronteira entre o que aceitamos ou não como arte continua a oscilar, ou a viver, uma orgâni­ca onde o medo ou o receio de reiterar propostas artísticas surpreen­dentes, ou mesmo inusitadas, se ligam de modo instintivo às nossas mais fundas, ainda que não racionais, convicções.

// Destinatários: Interessados em arte

Local: Galeria Municipal - Centro Cultural do Morgado

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2018 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados