Eventos do dia 07-07-2022

Serviço Educativo e Cultural
servicoeducativo@cm-arruda.pt

N.º de participantes: 30
Uso obrigatório de máscara.
Ponto de encontro: Posto de Turismo de Arruda dos Vinhos.

*Nos dias 21 de maio, 2 de julho, 9 de julho e 15 de outubro, o Município de Arruda dos Vinhos disponibilizará autocarro para deslocação aos Fortes Militares e Igrejas Paroquiais mediante inscrição prévia na visita guiada.

Posto de Turismo / 263 977 035 / turismo@cm-arruda.pt

Local: Arruda dos Vinhos

Destacamos para este dia ()

Teatro - 08-07-2022

Corpo Suspenso

Curadoria Cultura deGrau – Associação Cultural
Há memórias que me acompanham desde a infância e, nesse tempo, eu não tinha um enquadramento para elas. Lembro-me do meu pai e de outros homens que se encontravam por causa de uma guerra que eu, em criança, desconhecia. Contavam episódios desconexos, alguns sussurrados. Com a recordação destes episódios veio a ideia de que os corpos transportam memórias. O que terá ficado nos nossos corpos da Guerra Colonial? Percorro, neste momento, este arquivo de memórias, o nosso Corpo Suspenso, em cena.
Rita Neves

Conceito e Direcção: Rita Neves
Criação, Texto, Interpretação: Patrícia Couveiro e Rita Neves
Desenho de luz e Sonoplastia: Gonçalo Alegria
Fotografia e Vídeo: Mafalda Mendes
Apoio à Dramaturgia: Rui Pires
Aconselhamento Artístico: Vânia Rodrigues
Apoio ao Movimento: Sofia Neuparth
Concepção Plástica do Espectáculo e Apoio aos Ensaios: Tiago Vieira Apoio aos figurinos: Luís Godinho
Fotografia de Cena: Alípio Padilha
Comunicação: Álvaro Machado
Produção: Xana Lagusi e Rui Pires
Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação GDA e
República Portuguesa - Cultura/Direção Geral das Artes M16

M16
Bilhetes: 3.50€

Local: Sala Clube Recreativo Desportivo Arrudense

Outros Eventos - 09-07-2022

Oficina de Iniciação à Pintura a Óleo Com Ana Maria Ramos

Nesta oficina a artesã, Ana Maria Ramos, partilhará técnicas de introdução à pintura a óleo, recorrendo a padrões de azulejaria.

Público-Alvo: M12

Sujeito a inscrição prévia

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Colóquios - 20-07-2022

Conversas À Capela – Cultura Popular

com Elísio Summavielle, Emiliano Santas e Luís Capucha.

Curadoria – Vereador da Cultura Carlos Alves

"Conversas à Capela" é o nome atribuído à nova rubrica do Ciclo Conhecimento, do Centro Cultural do Morgado, conduzida pelo Vice-Presidente Carlos Alves.
Estas conversas terão lugar na Capela do Morgado tendo como objetivo colocar a reflexão no centro.
Serão abordados temas diversos, no entanto, haverá a preocupação de se trazer para discussão tópicos que digam respeito diretamente ao território de Arruda dos Vinhos.
A primeira conversa terá como tema "A Cultura Popular" à luz das várias identidades que confluem em Arruda.

Local: Capela do Morgado

Exposições - 22-07-2022 a 26-10-2022

Exposição ARRUDA de Emiliano Dantas

As fotografias do ensaio ARRUDA constituem-se por retratos, paisagem e poesia. A narrativa visual desdobra-se no encontro com as pessoas nascidas na terra e as que lá foram para viver e trabalhar, mostrando a diversidade que se faz na mistura das múltiplas camadas da sociedade. Logo, ser e estar são verbos que incorporam o significado das imagens, pois somos e/ou estamos em algum lugar. Se as presenças das pessoas trazem a importância da vida no local, a fotografia em fusão com a costura e a pintura exploram os significados destas vivências. Um ensaio alinhado pela instigante poesia de Irene do Céu Viera Lisboa, que na sua obra encontrou inspiração e crítica.

Parceria com a StartUp Cultural e JFAV

Local: Galeria Municipal

Música - 29-07-2022

Acústicos Improváveis – Pianista João Miguel e Sónia Santos

O Projeto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património” é um projeto em rede de abrangência intermunicipal que se destina a promover os valores culturais e patrimoniais dos concelhos de Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e Marinha Grande.
Neste concerto pretendemos promover o valor patrimonial da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos através da música.

Projeto Portugal Acústico
M/3