Eventos do dia 21-02-2019

Exposições - 02-02-2019 a 30-03-2019

Exposição de ilustração “A Água e A Águia”

De Danuta Wojciechowska

Exposição de ilustração de Danuta Wojciechowska para o livro “A Água e a Águia”, a mais recente obra com texto de Mia Couto, publicado na Editorial Caminho. Neste livro sobre as grandes águias que sobrevoam a terra, a ilustradora encontrou um espaço singular para refletir poeticamente sobre a água, temática que tem sido recorrente no seu trabalho.

Danuta Wojciechowska nasceu na cidade de TroisRivières, no Québec. Filha de pai polaco e mãe suiça, cresceu num ambiente multicultural. A sua infância foi marcada pela proximidade da natureza, dos rios, lagos, florestas e montanhas. Aos 17 anos foi viver para a Suiça, onde se formou em design de comunicação, na Escola Superior de Design de Zurique, com pós-graduação em educação pela arte, na EmersonCollege, Inglaterra. Especializando-se na criação e edição de conteúdos dirigidos aos mais novos, ilustrou mais de 60 livros, jogos e manuais escolares. Premiada, entre outros, com o Prémio Nacional de Ilustração ( 2003), foi-lhe atribuída a distinção “Mulheres Criadoras de Cultura” (2014) pelo Governo de Portugal.

// Destinatários: famílias, interessados e curiosos em ilustração

Local: Capela do Morgado - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 12-01-2019 a 26-03-2019

Exposição "Bruxa d'Arruda"

Exposição de Artes Visuais

// Destinatários: interessados em arte e curiosos pelo legado da Bruxa d’Arruda

A Galeria Municipal abre a programação de 2019 com as obras de artes visuais que estão a concurso pelo prémio de artes “Bruxa D’Arruda”, colocando em comunicação a criação artística, as raízes do imaginário coletivo arrudense e a Sede. A Sede que reside no imaginário de uma Bruxa que enfeitiça a sua condição com o objetivo de querer mais.
A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do controlo do desconhecido, do oculto. Daquilo que os comuns têm medo e fascínio por quem o domina. A astúcia de quem, com os seus meios, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Cabe à contemporaneidade que a represente artisticamente. Que a interprete e apresente, visualmente a sua proposta: quem terá sido, quem é ou quem será a famosa Bruxa D’Arruda?

Galeria Municipal
Centro Cultural do Morgado
cultura@cm-arruda.pt
terça a sexta-feira: 9h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30
sábado e domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
Encerra à segunda-feira e feriados

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()

Biblioteca Municipal - 23-02-2019

Comunidade de leitura

// Destinatários: amantes de literatura
// Duração: 120min

Limite de 20 participantes
Inscrições na Biblioteca Municipal
Tel.: 263 977 008 | biblioteca@cm-arruda.pt

Sob o tema geral “A sede das palavras”, a Biblioteca Municipal retoma, na sua inspiradora Sala Jardim, as conversas em torno dos livros.

O tema da primeira sessão é surpresa e os interessados, entre os 18 e os 99 anos, deverão inscrever-se na Biblioteca Municipal, a partir do início de janeiro. Será uma verdadeira aventura - bimestral - em torno dos livros e da literatura universal. O número de inscrições é limitado ao número de vagas existentes.

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Infantojuvenil - 24-02-2019

Gladiadores

// Destinatários: famílias / M6
// Entrada: 2€

Roma imperial. Órfão após a terrível erupção de Pompeia, o jovem Timo é adotado pelo general Quíron e criado na Academia de Gladiadores mais famosa de Roma. Será este o início da história de um grande herói? Nem pensar, Timo não foi feito para ser gladiador! Ele só quer estar com os amigos, Ciccius e Mauricius, e evitar as sessões de treino tontas do seu pai adotivo!

Local: Auditório Municipal

Colóquios - 24-02-2019

Tardes com Saúde - Demência

Sessões de formação sobre promoção da saúde e prevenção da doença

Local: Sociedade Recreativa Desportiva e Cultural de Adoseiros

Outros Eventos - 27-02-2019

Assembleia Municipal Jovem

Com a participação de alunos do Externato João Alberto Faria.

Local: Sala de Sessões da Câmara Municipal

Infantojuvenil - 01-03-2019

Carnaval - Desfile das Escolas

Local: Desfile pelas ruas da vila