Eventos do dia 17-10-2019

Desenho / Escultura

PMagalhães - Seres Luminescentes
Instalação / Escultura

Nuvem é um projeto artístico contemporâneo, que propõe uma reflexão sobre o significado da vida, através de um olhar sobre a água, configurando-se assim numa lógica de modelo pedagógico, passível de abordar um tema mais do que atual.

Vivemos num imenso parque temático, composto de infinitos outros parques temáticos, que por sua vez se vão desmultiplicando noutros parques temáticos, como num jogo de espelhos de uma sala de provas de roupa.

Deste modo, Nuvem no CENTRO CULTURAL DO MORGADO é uma formação de gotas de nada que se expandem para mais infinito, construindo o seu dispositivo como um parque temático, em que a ação artística, se baseia numa simulação de criação de vida, num simulacro de ação divina, o que nas palavras de Baudrillard, é o aprisionar (o reinventar) de uma determinada verdade pela imagem.

E se toda a ação humana é simulacro e consequentemente toda a ação artística é simulacro de ação artística, a Nuvem produzida torna-se assim álibi da compreensão do mundo e, inevitavelmente, um instrumento de reflexão, no preciso momento em que se desfaz, deixando um rasto, um roteiro dadaísta, gerador e destruidor da (in) consciência da sua própria possibilidade.

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()

Outros Eventos - 20-10-2019

Mostra gastronómica "À Mesa com os Generais"

No âmbito do Dia Nacional das Linhas de Torres - 20 de novembro

Local: Arruda dos Vinhos

Outros Eventos - 20-10-2019

Dia Nacional das Linhas Torres

O Dia Nacional das Linhas de Torres foi criado em 2014 e é uma justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar, durante a 3.ª Invasão Francesa.
A escolha do dia 20 de outubro tem um carácter simbólico, por ter sido nesse dia, em 1809, que Lord Wellington redigiu o memorando no qual expôs a sua estratégia de defesa da cidade Lisboa, ordenando a construção das Linhas de Torres Vedras.
O Dia Nacional será comemorado nos vários municípios que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres e o seu programa destina-se ao público em geral e a famílias que procuram aliar a cultura e a história de Portugal a experiências de descontração e lazer, gastronómicas e vitivinícolas.

Local: Arruda dos Vinhos

Desporto - 20-10-2019

Pedalada saudável do HVFX 2019

O Hospital Vila Franca de Xira, em parceria com as Câmaras Municipais de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, promove a Pedalada Saudável do Hospital Vila Franca de Xira, um evento desportivo que une os cinco concelhos da área de influência do Hospital.

No domingo, dia 20 de outubro, ás 10h00, a partida é realizada dos diversos concelhos rumo ao Parque Urbano de Vila Franca, onde haverá várias atividades e animação para toda a família e porco no espeto para repor energias!

Consulte o Regulamento de Participação na Pedalada. Descarregue aqui o cartaz da iniciativa.

Inscrições gratuitas até 15 de outubro.

» inscrições online

Local: partida de Arruda dos Vinhos - local a designar

Colóquios - 25-10-2019 a 26-10-2019

Colóquio "O Chafariz de Arruda"

Passado, Presente, que Futuro?

Incrições

Pretende-se com a realização deste colóquio produzir conhecimento, refletindo sobre a questão da conservação e preservação do património ao mesmo tempo que se olha para a problemática da gestão / consumo da água enquanto recurso e elemento vital de vida.

O colóquio contemplará ainda a apresentação dos relatórios dos trabalhos de restauro do chafariz e todas as questões legais relacionadas com as intervenções de restauro e as questões da tradição – património material vs património imaterial e a importância de se preservar cada um deles e a apresentação de uma Publicação do Chafariz.

Local: Externato João Alberto Faria e Centro Cultural do Morgado

Colóquios - 26-10-2019

Tardes com Saúde

Sessões de formação sobre promoção da saúde e prevenção da doença