Exposição coletiva "Nuvem"

Desenho / Escultura

PMagalhães - Seres Luminescentes
Instalação / Escultura

Nuvem é um projeto artístico contemporâneo, que propõe uma reflexão sobre o significado da vida, através de um olhar sobre a água, configurando-se assim numa lógica de modelo pedagógico, passível de abordar um tema mais do que atual.

Vivemos num imenso parque temático, composto de infinitos outros parques temáticos, que por sua vez se vão desmultiplicando noutros parques temáticos, como num jogo de espelhos de uma sala de provas de roupa.

Deste modo, Nuvem no CENTRO CULTURAL DO MORGADO é uma formação de gotas de nada que se expandem para mais infinito, construindo o seu dispositivo como um parque temático, em que a ação artística, se baseia numa simulação de criação de vida, num simulacro de ação divina, o que nas palavras de Baudrillard, é o aprisionar (o reinventar) de uma determinada verdade pela imagem.

E se toda a ação humana é simulacro e consequentemente toda a ação artística é simulacro de ação artística, a Nuvem produzida torna-se assim álibi da compreensão do mundo e, inevitavelmente, um instrumento de reflexão, no preciso momento em que se desfaz, deixando um rasto, um roteiro dadaísta, gerador e destruidor da (in) consciência da sua própria possibilidade.

Local: Galeria Municipal

05-10-2019 a 05-11-2019
Galeria Municipal - Centro Cultural do Morgado
cultura@cm-arruda.pt