“Prometeu” - Teatro de Sombras

Companhia: Lafontana

Nesta performance multimédia, inspirada na tradição do teatro de sombras indonésio conhecido como Wayang Kulit, as personagens são representadas por silhuetas articuladas, manipuladas em cima de uma base retroiluminada. A cenografia utiliza como recurso principal a manipulação de areia sobre esta superfície, criando desenhos e texturas que sugerem espaços e ambientes visuais. As cenas resultantes são captadas em vídeo, tratadas informaticamente, sendo depois projetadas numa tela. Segundo a mitologia grega, depois de Zeus ter criado os seres terrestres, coube a Prometeu e seu irmão Epimeteu a obrigação de atribuir a cada animal dons e aptidões naturais variados: alguns recebem asas, outros patas velozes, garras afiadas, carapaças protetoras … Quando chegou a vez do homem, que deveria ser superior aos restantes animais, Epimeteu esgotara já todos os recursos. O irmão Prometeu vai então roubar o fogo, que só os deuses detinham, assegurando assim a superioridade dos homens sobre os outros animais. Prometeu é punido pelo pai dos deuses; este ordena a Hefestos que o acorrente no Monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia viria devorar o fígado que se iria eternamente regenerando. Zeus também castiga a Humanidade recém-nascida, criando a mortal Pandora e enviando-a como noiva a Epimeteu. Juntamente com Pandora vai um vaso contendo um segredo que não poderia nunca ser desvendado. Movida por uma imensa curiosidade, Pandora abre o vaso. Assim foram libertados os males que para todo o sempre atormentariam a Humanidade. O herói Héracles liberta enfim Prometeu do seu sofrimento. Zeus, o nume supremo, acaba por aceitar a irreverência dos Titãs, permitindo a sua coexistência com os pobres mortais. A Companhia de teatro Lafontana – Formas Animadas recebeu em 2014 o prémio de melhor intérprete no Festival Golden Dolhpin em Varna, Bulgária, com o espetáculo Prometeu. Ainda no mesmo ano, o processo de investigação artístico e tecnológico da companhia foi galardoado com uma Menção Especial do júri do “AVANCA|CINEMA 2014 - Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”. Em 2013, esta performance foi novamente reconhecida com o destaque de melhor espetáculo do Titirijai - Festival de Teatro de Títeres de Tolosa, País Basco, Espanha; em 2012, foi lhe atribuído, de novo no país vizinho, o prestigiado prémio de melhor espetáculo para a infância, pela Feira de Teatro de Castilla y Léon.

// M6

Entrada: 2€
Isenções:
// Crianças até aos 11 anos (inclusive)

Descontos
// Cartão Jovem
// Cartão Sénior
// Estatuto do Dirigente Associativo Local
// Concessão de Direitos e Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Arruda dos Vinhos

* descontos aplicados de acordo com os regulamentos existentes

Local: Auditório Municipal

28-04-2018