VII Encontro com as Palavras de Irene Lisboa: Irene Lisboa e o Estado Novo

Esta é a sétima edição do Encontro com as Palavras de Irene Lisboa, em parceria com o Externato João Alberto Faria. Este ano o colóquio é dedicado à relação de Irene Lisboa com o Estado novo, ao desassossego da escrita Ireniana e Saramaguiana, bem como às vozes que se levantam pela afirmação da liberdade e da cidadania, contra o obscurantismo e a repressão, como é o caso da escritora Ana Cristina Silva que nos tráz o seu mais recente romance As Longas noites de Caxias. Também a Fundação José Saramago estará presente, através de Idália Tiago que nos vem falar do nobel português e da sua obra.

Convidados: Idália Tiago (Fundação José Saramago) e Ana Cristina Silva (Docente do Ensino Superior e escritora).

Idália Tiago é licenciada em sociologia pelo ISCTE. Integra os quadros da Fundação José Saramago há mais de cinco anos, com funções de coordenação do serviço educativo e de programação da Fundação.

Ana Cristina Silva nasceu em Lisboa e é docente universitária no ISPA-IU. Doutorada em Psicologia da Educação, escreveu até ao momento 13 romances: Mariana, todas as Cartas (2002); A Mulher Transparente (2003); Bela (2005), À Meia-Luz (2006); As Fogueiras da Inquisição (2008), A Dama Negra da Ilha dos Escravos (2009), Crónica do Rei-Poeta Al-Mu’ Tamid (2010) e Cartas Vermelhas (2011, selecionado como Livro do Ano pelo jornal Expresso e finalista do Prémio Literário Fernando Namora, O Rei do Monte Brasil (2012), finalista do Prémio SPA/RTP e do Prémio Literário Fernando Namora, e vencedor do Prémio Urbano Tavares Rodrigues) e A Segunda Morte de Anna Karenina (2013, finalista do Prémio Literário Fernando Namora). Em 2017, A Noite não é Eterna venceu o Prémio Fernando Namora. Em 2018 publicou o romance Salvação.

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

15-11-2019