Maja Milinkovic - Fado & Sevdalinka

// Destinatários: Amantes, interessados e curiosos em Música, Fado e fusão de culturas

Entrada: 10€

Duração: 1h30

Uma jornada musical através da Europa, do Leste ao Oeste. Uma experiência única de Fado à la carte temperado pela melancolia balcânica.
Nascida na Bósnia-Herzegovina (Sarajevo), a fadista Maja Milinkovic é uma voz reconhecida do Fado e Sevdalinka em Portugal e nos Balcãs. Apaixonou-se pelo Fado, em 2009, ao ouvir pela primeira vez Amália Rodrigues.
No projeto de concerto Fado & Sevdalinka que agora apresenta, Maja desenha uma ponte musical entre o seu país de origem – a Bósnia – e Portugal, apresentando um reportório de canções do património cultural dos dois países.
Fado& Sevdalinka estes dois géneros musicais apresentam características comuns: intensidade, carga emocional, melancolia e a estrutura poética das letras.
Sevdalinka é um género da música tradicional de origem bósnia que se espalhou pelas diversas regiões da antiga Jugoslávia. Caracteriza-se pelo seu ritmo lento ou moderado e pela melodia intensa e emotiva. As canções são ricas em melismas, complexas, com forte carga emocional e normalmente interpretadas de forma fervorosa e emocionante.
A Sevdalinka é como o Fado, uma canção que nasceu na cidade e que assenta num sentimento chamado “sevdah”, cuja semelhança (igualdade) se encontra no sentimento de “saudade” (de um amor, de um lugar ou de um tempo passado), um sentimento por vezes doloroso e por outras reconfortante.
O Fado é um estilo musical português. O fadista canta o sofrimento, a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, a dor, amor e ciúme, a noite, as sombras, os amores, a cidade, as misérias da vida, critica a sociedade… Em contraste com o conteúdo melancólico, o compasso do fado transmite um humor animador e possivelmente este contraste contribui à fascinação do fado.

Local: Centro Cultural do Morgado - Auditório Municipal

19-10-2018