A Ilustração da Obra de Irene

Exposição coletiva

Face ao sucesso da exposição realizada no ano transato, o município congratula-se de poder contar novamente com a parceria dos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa sob orientação pedagógica do Professor Manuel San-Payo para a 2.ª edição da exposição coletiva integrada no “Mês Irene Lisboa” A Ilustração da obra de Irene Lisboa.
Sempre com o objetivo de divulgar o nome e a obra literária da escritora, desta vez o serviço cultural do município quis pôr em diálogo a ilustração produzida no tempo da escritora e a ilustração contemporânea produzida pelos alunos da Faculdade de Belas-Artes. Além destas novas propostas, a exposição contará, entre outras, com algumas peças do acervo da autora que está à guarda do município.
Na presente edição a obra escolhida foi o livro Esta cidade, publicado pela primeira vez em 1942 em que a autora assume o seu nome próprio, desprendendo-se do pseudónimo de João Falco.
Provenientes de licenciaturas diversas que, no seu programa curricular, têm em comum uma cadeira de ilustração, os alunos produziram estas ilustrações durante o ano letivo 2018/ 2019, apresentando-se uma panóplia de trabalhos onde estão presentes técnicas tradicionais do desenho, como a utilização da tinta-da-china, a caneta, a grafite, o guache, o pastel em óleo, mas também técnicas contemporâneas, tirando proveito dos meios digitais e das novas tecnologias, como a utilização de edição em Adobe Photoshop, em Adobe Ilustrador e App mobile.
Os resultados produzidos superaram as nossas expetativas e algumas das obras produzidas serão postas à venda podendo ser adquiridas.

// Destinatários: Amantes de Arte e Comunidade Geral

Local: Galeria Municipal

09-11-2019 a 07-01-2020
Galeria Municipal - Centro Cultural do Morgado