Apresentação do livro “A menina com nuvens no cabelo” de Carlos Alves

“A menina com nuvens no cabelo” é a estreia de Carlos M. J. Alves (Prémio Alves Redol 2009 e 2017) no género infanto-juvenil. A publicação é da responsabilidade da editora Cloudy Morning e as ilustrações são de Cristina Arvana.
Não é daquelas longas e confusas epopeias em que, constantemente, desaguam personagens num caudaloso amontoado de papéis. A história também não vive de um suspense tortuoso mas, em contrapartida, ganha se quem a lê contribuir com imaginação.
Foi inventada por um adulto, ensonado, numa manhã em que resmungava dos horrores da segunda-feira, quando se preparava para deixar as suas filhas na escola.
É sobre a Joana, a quem à família faltam manias, caprichos, esquisitices e excentricidades para se distinguir de tantas outras ditas normais.
Uma menina magricela, especial e ansiosa, entre outras coisas, com um nome excelente porque não aparece no início da lista na escola, que acabou com o cabelo azul carregadinho de nuvens, como se o estivessem a aproveitar para fazer um piquenique.
E as peripécias, perplexidades e dúvidas que isso provoca! Conseguem fazer uma ideia ou, e isso seria o ideal, pelo menos duas?
Curiosos?
As nuvens do cabelo da Joana, entretanto, desapareceram. Para as reconhecerem posso dizer-vos que  mais pareciam espuma do mar, desvairadas, sobrepostas, encolhidas, desviando-se umas das outras ou aos encontrões. Viram-nas? Avisam a Joana se isso acontecer?

Interessados em literatura infantil, público juvenil e famílias

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa

23-11-2018