Apresentação do Livro “Da Gaveta” de Isabel Talisha Soares

Onde os nomes não interessam, a geografia é um estado mental e a mãe vive numa gaveta, ela parte para parte incerta apenas para obedecer à voz que a chama sem que saiba para onde. Na bagagem leva a chave do gavetão que a aguarda quando o fim chegar. Conhece-o a ele, que talvez seja quem a chame desde sempre, num país de vivos que cultivam mortos. Desce às profundezas da terra procurando-se a si própria. Resgata-se e quando deixa de pensar na chave do gavetão e na gaveta onde a sua soberba mãe habita, descobre, por fim, quem a chama.

Da Gaveta é um romance sobre procuras e encontros, uma viagem pessoal em busca da identidade própria e uma reflexão sobre dicotomias inultrapassáveis: passado e presente, Oriente e Ocidente, vida e morte. Quando as regras são quebradas e a liberdade é a meta suprema, não precisamos de nomes nem de pontos cardeais para chegarmos ao que interessa, a verdade de nós. E a verdade é tão fácil...

Da autora de Eu, do Nada, uma saga familiar com toques de realismo mágico que percorre dois séculos de vida numa quinta peculiar numa região assolada pelas Invasões Francesas, pelas cheias do Tejo e do Rio Grande, ciclones e outros fenómenos, chega agora um romance sobre partidas e buscas em lugares distantes que fazem perceber que a identidade e a felicidade moram mais perto do que julgamos.

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

03-02-2018