ViverServiços municipais

Agenda de Eventos

Outros Eventos

Mercado Oitocentista

Imagem do Evento

Nos dias 7 e 8 de junho Arruda dos Vinhos vai recuar dois séculos para reviver a época oitocentista através do Mercado Oitocentista.

Local: Arruda dos Vinhos

  Programa

Datas de Realização

Mercado Oitocentista (07-06-2014 a 08-06-2014)
 
 
O Mercado Oitocentista de Arruda dos vinhos é um evento de recriação histórica que transformará o núcleo histórico de Arruda dos Vinhos num antigo mercado rural do séc. XIX onde agricultores, artesãos e mercadores vindos de toda a região negociavam os seus produtos e nas tabernas da vila saciavam a sede e a fome. Durante dois dias grupos de saltimbancos, mágicos de rua, vendedores de banha da cobra, charlatões, cigana com a leitura de mãos, mendigos, nobres, agricultores, barbeiro, curandeira(o), taberneiro e soldados irão encher as ruas da vila de muita animação.

É um evento de promoção da história, cultura e tradição oral do séc. XIX local e pretende ser um local privilegiado a promoção e negócio de produtos artesanais, gastronómicos, agrícolas e vinícola de Arruda e de todo o país.

O Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos é um local de encontro e lazer e contará com animação permanente ao longo das ruas, e com recriações históricas. Estará patente ao público, na cela da antiga cada da Câmara, a exposição "Uniformes e Memórias" com fardamentos e objetos militares das Guerras Peninsulares. Integra também a programação uma largada de toiros promovida pelos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos.

Teatro de marionetas, recriações históricas, missa oitocentista, episódio da vida do campo e ateliers dedicados à carpintaria e escrita são alguns dos momentos chave deste evento que resulta de uma grande parceria do Município de Arruda dos Vinhos com um alargado conjunto de entidades locais e nacionais: Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, Exército Português, Clube Recreativo e Desportivo Arrudense, Escola Profissional Gustave Eiffel – Polo Arruda dos Vinhos, Externato João Alberto Faria, Paróquia de Arruda dos Vinhos, Rancho Folclórico Podas e Vindimas e Velha Lamparina – União de Arte e Ofícios e Recriações Históricas.

A edição de 2014 tem o tema, Arruda nas Invasões Francesas, retratando o quotidiano de uma pequena vila rural durante a Guerra Peninsular (1807-1811).

Respeitando o rigor histórico, promove a demonstração e negócio de produtos enquadrados nas categorias de agricultor, artesão, artificies, mercador, místico e taberneiros (gastrónomos).
Para mais informações consulte o site mercadooitocentista.arrudadosvinhos.com.pt/
Programação Diária

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados