Leitura encenada - As mulheres na obra de José Saramago

Com Joana Manuel.

Vozes de mulheres na obra de José Saramago.
O género é uma construção. A literatura é uma construção. O mundo é uma construção e nele se constrói o escritor. Talvez isto bastasse como sinopse. A obra de José Saramago é voltada para fora, mesmo quando se passa dentro da cabeça-túmulo de Pessoa ou da cabeça-arca um revisor literário seguindo os passos de um almuadem na Lisboa cercada. E na voz de Saramago, que escrevia porque gostava de falar, se constroem vozes humanas e olhos de bichos, vozes e olhos e podem coexistir numa mesma figura de mulher, mesmo que essa mulher seja a morte e não exista. Num percurso de uma hora por pequenos recantos do Ensaio Sobre a Cegueira, das Intermitências da Morte, do Memorial do Convento, da História do Cerco de Lisboa e d’O Ano da Morte de Ricardo Reis, constroem-se pontes e passagens por vezes abruptas entre algumas das mulheres que falaram pela letra de José Saramago e o mundo que pelos olhos delas saiu.

Criação e interpretação: Joana Manuel

// Destinatários: Público em geral, alunos do ensino secundário e alunos da Universidade das Gerações

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa

30-11-2019