ViverServiços municipais

Agenda de Eventos

Colóquios

Conversas de Raiz com Carlos Alves

Imagem do Evento

Eu e os Outros

Questões individuais, necessidades gerais, vontades nacionais, num mundo global.
Como conjugar a singularidade do eu e a felicidade pessoal com a pluralidade do mundo e o interesse geral?
Num mundo sobrepovoado e desagregado, vão-se erguendo muros à natureza multifacetada (maneiras de ser e de estar) da heterogeneidade que o constitui.
Deixou de ser evidente que é mais aquilo que nos une (as raízes comuns) do que aquilo que nos separa (interesses nacionais, continentais, corporativos).
A exclusão e as fronteiras (físicas, materiais, culturais, políticas, económicas, psicológicas) estreitaram-no, tornando-o apenas para alguns.
As necessidades de todos estão nos antípodas da vontades de poucos (individualidades, organizações, países). A dificuldade crescente de inclusão da diversidade, digerida por uma globalização voraz e pelo desenraizamento civilizador humanista, desencadeia migrações, regurgita extremismos e fanatismos, uma crescente valorização do discurso populista e o desdém pelos mais fragilizados.
Mais do que nunca é urgente educar para o respeito identitário e para a civilidade da consciência de que os problemas (territoriais, recursos, costumes, opções) de uns são os dilemas de todos.
É fundamental fixar caminhos para os exigentes desafios individuais e coletivos (económicos, ecológicos, geopolíticos) que se colocam à humanidade no século XXI, alicerçados no questionamento fundador sobre o que nos define e qual o nosso lugar.

// Público em geral

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

 

Datas de Realização

16-03-2018
Programação Diária

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2018 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados