Eventos do dia 16-12-2019

Outros Eventos - 11-12-2019 a 03-01-2020

Feira de Artesanato

» 10h às 12h30 | 14h às 18h

Local: Sala Polivalente (entrada pela porta no tardoz do Chafariz)

Exposições - 06-12-2019 a 30-12-2019

Exposição de fotografia - “Os Indesejados: o refúgio interdito numa anti-europa”

de Bruno Simões Castanheira

Esta exposição, cedida pela Fundação José Saramago, patente na biblioteca até final do ano é composta por fotografias de Bruno Simões Castanheira, realizadas em Lesbos e Idomeni, na Grécia, em 2015 e 2016.

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Biblioteca Municipal - 15-11-2019 a 21-12-2019

Feira do Livro

segunda-feira | 13h30 às 18h30
terça-feira a sexta-feira | 9h00 às 18h30
sábados | 10h00 às 18h00

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Exposições - 09-11-2019 a 07-01-2020

A Ilustração da Obra de Irene

Exposição coletiva

Face ao sucesso da exposição realizada no ano transato, o município congratula-se de poder contar novamente com a parceria dos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa sob orientação pedagógica do Professor Manuel San-Payo para a 2.ª edição da exposição coletiva integrada no “Mês Irene Lisboa” A Ilustração da obra de Irene Lisboa.
Sempre com o objetivo de divulgar o nome e a obra literária da escritora, desta vez o serviço cultural do município quis pôr em diálogo a ilustração produzida no tempo da escritora e a ilustração contemporânea produzida pelos alunos da Faculdade de Belas-Artes. Além destas novas propostas, a exposição contará, entre outras, com algumas peças do acervo da autora que está à guarda do município.
Na presente edição a obra escolhida foi o livro Esta cidade, publicado pela primeira vez em 1942 em que a autora assume o seu nome próprio, desprendendo-se do pseudónimo de João Falco.
Provenientes de licenciaturas diversas que, no seu programa curricular, têm em comum uma cadeira de ilustração, os alunos produziram estas ilustrações durante o ano letivo 2018/ 2019, apresentando-se uma panóplia de trabalhos onde estão presentes técnicas tradicionais do desenho, como a utilização da tinta-da-china, a caneta, a grafite, o guache, o pastel em óleo, mas também técnicas contemporâneas, tirando proveito dos meios digitais e das novas tecnologias, como a utilização de edição em Adobe Photoshop, em Adobe Ilustrador e App mobile.
Os resultados produzidos superaram as nossas expetativas e algumas das obras produzidas serão postas à venda podendo ser adquiridas.

// Destinatários: Amantes de Arte e Comunidade Geral

Local: Galeria Municipal

Juventude - 18-12-2019 a 20-12-2019

Férias de Natal Jovem

Promovido pelo Centro Municipal da Juventude

Local:

Literatura - 20-12-2019

Sessão de contos “Stórias de Lá”

com Adriano Reis

Uma viagem que propõe contar, quando não havia luz elétrica e televisão na vila onde cresci, tínhamos pressa em terminar as nossa tarefas (ir buscar água a fonte, apanhar a lenha para fazer a cachupa, recolher os animais no curral, etc. Fazíamos com alegria, mas ao mesmo tempo muito ansiosos por ver chegar o fim do dia com o seu esplendoroso pôr do sol, para podermos ir ao encontro d´gente bedjé (idosos), sentávamo-nos nas soleiras das portas à luz da lua ou do candeeiro a petróleo a ouvir lindas estórias de encantar. Estas começavam invariavelmente com “Stória, Stória” às quais, nós respondíamos “fortuna do céu. Amém!”. Estórias mil por contar e partilhar. Ouvidos de escuta em ação. Stórias felizes!!!

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Biblioteca Municipal - 20-12-2019

Concerto de Música de Câmara

Inserido no II Estágio de Orquestra de Sopros organizado pela ArrudArtes, o Concerto de Música de Câmara será um momento musical em que se dará destaque a cada um dos instrumentos musicais. O concerto de música de câmara será interpretado pelos melhores participantes de cada instrumento do estágio de orquestra, onde serão executadas diversas obras do panorama musical com estilos distintos.

Local: URDA - Arranhó

Literatura - 21-12-2019

Apresentação do livro “O Homem Manso”

de Isabel Tallysha - Soares

Esta é a história de D. Rodrigo, pai de filhos de paternidade duvidosa, marido amante de Dona Maria da Penitência, a imponente filha da Freirinha, solene santa-viva, e do bardo D. Flávio Sabugosa de Brito, autor aclamado das excelsas Elegias às Árcades Briosas. Esta é a vida de um homem bom, cuja mansidão indomável se fez vida agigantada em memórias futuras que a História (quase) esqueceu. O Homem Manso é uma história repleta de ironia(s) que ninguém deve deixar de ler.

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Outros Eventos - 21-12-2019 a 22-12-2019