MunicípioInformação institucional
Participar

Eventos do dia 18-01-2020

Exposições - 18-01-2020 a 31-03-2020

Fotografia “Portugal Visto do Céu: Um Olhar Sobre o Património”

Esta exposição é um trabalho de fotografia aérea, sobre o património nacional, de Francisco Piqueiro. O trabalho fotográfico levado a cabo pelo autor apresenta-se numa proposta de mapeamento do território nacional.

Esta proposta de mapeamento levanta-nos o interesse de olharmos o território de uma perspetiva que não nos é a mais familiar: a perspetiva aérea. Para além do interesse artístico, que as fotografias transportam, há o interesse patrimonial. Este património foi capturado, pela imagem, num momento que nunca mais poderá ser repetido, perdurará no tempo para nos influenciar a forma como o olhamos.

Horário: Todos os dias durante o período diurno

Local: Jardim do Morgado

Destacamos para este dia ()

Exposições - 25-01-2020 a 24-03-2020

Exposição de Artes Visuais “Bruxa d’Arruda”

A exposição de artes visuais “Bruxa d’Arruda” resulta do Prémio de Artes com o mesmo nome promovido pelo Município de Arruda dos Vinhos.

O tema do prémio e, consequentemente, da exposição é o da Alquimia. Nesta exposição promove-se uma reflexão sobre o processo alquímico que também se pode relacionar com o processo artístico. É através deste elo de ligação que, por via da criação artística, promovemos uma narrativa ímpar do património imaterial arrudense: A Bruxa d’Arruda. Esta exposição reúne obras de artistas de todo o país que vão desde a pintura, escultura, vídeo e cruzamentos disciplinares.

Divulgação do vencedor do prémio: 2 de março

Entrega do Prémio de Artes “Bruxa d’Arruda”: 21 de março / 15h30

Local: Galeria Municipal

Outros Eventos - 30-01-2020

Workshop - Desafios da gestão de recursos humanos

Atrair, reter e gerir pessoas

Apresentado pela empresa Fórmula do Talento

Workshop promovido no âmbito do invest arruda.

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Exposições - 08-02-2020 a 31-03-2020

Exposição de fotografia e vídeo-instalação “Manifesto”

Horário:
Fotografia: Todos os dias durante o período diurno

Vídeo-Instalação:
quinta-feira a domingo das 9h30 às 21h30

Isto é um Manifesto!
Arte em Manifesto! A vila de Arranhó em Manifesto! A cultura é um Manifesto!

Manifesto é o nome da exposição de Andreia Mateus que pretende desenvolver uma reflexão sobre a psicologia humana na sua relação com a arte em espaço público. Composta por 25 fotografias, 22 delas analógicas e 3 digitais, que se relacionam numa lógica de confronto, de manifestação. As fotografias pretendem criar relações em três dimensões: a dimensão de confronto pela sua via expositiva, ou seja, que reações se podem desencadear numa comunidade por intermédio da sua instalação em espaço público; a dimensão de confronto naquilo que é fotografado, ou seja, a captura de imagens que sugerem confrontos ao nível estético, político e outros; e a dimensão da relação entre um trabalho fotográfico de cariz urbano que se manifesta no espaço rural. A vídeo-instalação explana uma experiência da artista, no espaço público, que retrata o comportamento humano aquando confrontado com objetos diferentes dos habituais no quotidiano.

Local: Largo Irene Lisboa e Sede do URDA - Arranhó

Exposições - 10-02-2020 a 30-03-2020

“Era Uma Vez… Histórias de Sonhar de Sophia de Mello Breyner Andresen”

A Exposição “Era uma vez… Histórias de Sonhar de Sophia de Mello Breyner Andersen”, é uma exposição cedida pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, que a organizou para assinalar o centenário do nascimento da escritora em novembro de 2019.

A exposição contém 8 livros de artista da autoria de Ema M., que fazem parte do espólio da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, concebidos a partir dos livros de Sophia de Mello Breyner Andresen e do seu universo onírico.
As suas histórias são histórias contadas ao pormenor, cheias de magia, que envolve a natureza em sonhos de encantar. Histórias com muita história, histórias para ficarem na história e serem parte da nossa história.

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Outros Eventos - 06-03-2020

Conversa “Do Fado ao Flamenco” com Fado Violado

Horário: 21h30

Fado Violado é um dos projetos de música fusão mais interessantes da música contemporânea portuguesa, cruza o Fado com o Flamenco.

Este projeto nasce de dois músicos da cidade do Porto: Ana Pinhal e Francisco Almeida. Francisco inicia o seu percurso musical a tocar em bandas de garagem, profissionaliza-se e vai estudar a guitarra flamenca para Sevilha. Ana Pinhal dedicava-se à canção Pop, Bossa Nova e MPB. Francisco introduz-lhe o Flamenco e Ana acaba por ir estudar Cante Flamenco também em Sevilha. Em Sevilha, talvez motivada pela saudade, Ana Pinhal deixa que o Fado se apodere do seu coração. Como é que o contacto com diferentes culturas nos transforma? O que é que o Fado e o Flamenco têm em comum e em que se diferem? Como é que o fado, associado à cidade de Lisboa, se manifesta na cidade do Porto. Estas e outras questões serão abordadas nesta conversa que serve de aquecimento ao concerto de dia 7 de março no Auditório Municipal do Centro Cultural do Morgado.

Local: Bar Como Assim – Parque das Rotas