MunicípioInformação institucional

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Biblioteca Municipal - 18-01-2022 a 15-03-2022

Biblioteca a Ler

Procurando resgatar os momentos de partilha de leituras em família, consolidamos a iniciativa “Na biblioteca a ler”. Ler permite-nos enveredar por tantos caminhos… descolar rumo a destinos incertos e improváveis e aí, da alquimia da palavra lida, resultam verdadeiros momentos de magia. A atividade decorre num ambiente descontraído e informal na Sala Jardim da Biblioteca Municipal.

Cada voluntário, previamente inscrito, traz um excerto de um livro à sua escolha (pode ser da biblioteca ou não) para partilhar com o grupo, finalizando o encontro com uma conversa em torno das palavras lidas.

Sujeito a inscrição prévia
Serviço Educativo e Cultural
servicoeducativo@cm-arruda.pt

Exposições - 15-01-2022 a 16-02-2022

Exposição “Portugal Acústico”

Projeto Portugal Acústico em parceria com os municípios das Caldas da Rainha e da Marinha Grande – Programação Cultural em Rede

A Exposição Portugal Acústico – Portugal mais Verde é uma exposição que irá abordar o lado mais desconhecido de alguns dos músicos portugueses, que nos últimos 20 anos lançaram álbuns em formato acústico, apresentando objetos pessoais (a primeira guitarra, o álbum preferido, uma peça de roupa, o livro preferido, etc), álbuns galardoados, curiosidades, histórias, entre outros. A exposição terá ainda uma vertente de educação ambiental, através da difusão de vídeos de músicos portugueses, que irão apelar à adoção de boas práticas ambientais. Esses vídeos serão difundidos nas redes sociais, sites do projeto e plataformas de comunicação digital dos concelhos subscritores.

Local: Galeria Municipal - Centro Cultural do Morgado

Literatura - 29-01-2022

Apresentação do livro Oração a que faltam joelhos

Encontro com o escritor Jacinto Lucas Pires

Jacinto Lucas Pires escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. O seu último romance, Oração a que faltam joelhos (Porto Editora, 2020), ganhou o Prémio John dos Passos. Durante a pandemia, lançou ainda um livro de contos: Doutor Doente (Húmus, 2021). No teatro Lucas Pires trabalha com diferentes grupos e encenadores. Coveiros, a sua última peça, estreia a 10 de dezembro na Guarda, pela Escola do Largo, com encenação de Marcos Barbosa. Realizou o filme Triplo A. Faz parte da banda Os Quais. Recebeu o Prémio Europa
– David Mourão - Ferreira (Univ. Bari/IC, 2008) e o Grande Prémio de Literatura DST 2013 (com o romance O verdadeiro ator).

Música - 04-02-2022

Concerto “Fusão-Acústico” Carolina Deslandes com Nuno Esperto

Espetáculo em formato acústico protagonizado pela artista Carolina Deslandes e pelo artista local Nuno Esperto. Em cima do palco os dois artistas irão apresentar-se numa partilha de experiências pessoais e artísticas.

Parceria com Portugal Acústico

Público: M/3

Entrada gratuita mediante levantamento de ingresso - Posto de Turismo

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Infantojuvenil - 05-02-2022

Oficina de Bijuteria Carnaval

Nesta oficina vais aprender a fazer um colar elaborado através da reutilização de peças pertencentes a objetos como cassetes VHS, cassetes áudio ou canetas e também botões ou anilhas.

Público: 6 aos 12 anos

Sujeito a inscrição prévia
Serviço Educativo e Cultural
servicoeducativo@cm-arruda.pt

Outros Eventos - 05-02-2022

Colheita de sangue

Uma iniciativa da Associação de dadores de Sangue e Medula Óssea de Arruda dos Vinhos

Local: Pavilhão Polidesportivo CRDA

Literatura - 12-02-2022

Apresentação do livro "Como Recuperar de um Desgosto de Amor em 15 Dias" & Oficina "Quero escrever um livro. E agora?"

Encontro com com a autora Lara Silva Santos

Nasceu em Lisboa, no fantástico ano de 1984, onde os seus primeiro passos de rebeldia foram dados ao ritmo da série Riscos da RTP1, muito antes dos Morangos com Açúcar, e que praticamente já ninguém se lembra… É casada e tem uma filha, que nasceu em plena pandemia.
É licenciada em Gestão e Mestre em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e em Finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics. Exerce ainda a função de Executive and Life Coach, certificação Erickson Coaching International - ICF (www.larasilvasantos.pt).
Vive em Lisboa, adora viajar e é economista num banco de investimento.