MunicípioInformação institucional
Participar

Eventos do dia 25-03-2019

Exposições - 02-02-2019 a 30-03-2019

Exposição de ilustração “A Água e A Águia”

De Danuta Wojciechowska

Exposição de ilustração de Danuta Wojciechowska para o livro “A Água e a Águia”, a mais recente obra com texto de Mia Couto, publicado na Editorial Caminho. Neste livro sobre as grandes águias que sobrevoam a terra, a ilustradora encontrou um espaço singular para refletir poeticamente sobre a água, temática que tem sido recorrente no seu trabalho.

Danuta Wojciechowska nasceu na cidade de TroisRivières, no Québec. Filha de pai polaco e mãe suiça, cresceu num ambiente multicultural. A sua infância foi marcada pela proximidade da natureza, dos rios, lagos, florestas e montanhas. Aos 17 anos foi viver para a Suiça, onde se formou em design de comunicação, na Escola Superior de Design de Zurique, com pós-graduação em educação pela arte, na EmersonCollege, Inglaterra. Especializando-se na criação e edição de conteúdos dirigidos aos mais novos, ilustrou mais de 60 livros, jogos e manuais escolares. Premiada, entre outros, com o Prémio Nacional de Ilustração ( 2003), foi-lhe atribuída a distinção “Mulheres Criadoras de Cultura” (2014) pelo Governo de Portugal.

// Destinatários: famílias, interessados e curiosos em ilustração

Local: Capela do Morgado - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 12-01-2019 a 26-03-2019

Exposição "Bruxa d'Arruda"

Exposição de Artes Visuais

// Destinatários: interessados em arte e curiosos pelo legado da Bruxa d’Arruda

A Galeria Municipal abre a programação de 2019 com as obras de artes visuais que estão a concurso pelo prémio de artes “Bruxa D’Arruda”, colocando em comunicação a criação artística, as raízes do imaginário coletivo arrudense e a Sede. A Sede que reside no imaginário de uma Bruxa que enfeitiça a sua condição com o objetivo de querer mais.
A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do controlo do desconhecido, do oculto. Daquilo que os comuns têm medo e fascínio por quem o domina. A astúcia de quem, com os seus meios, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Cabe à contemporaneidade que a represente artisticamente. Que a interprete e apresente, visualmente a sua proposta: quem terá sido, quem é ou quem será a famosa Bruxa D’Arruda?

Galeria Municipal
Centro Cultural do Morgado
cultura@cm-arruda.pt
terça a sexta-feira: 9h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30
sábado e domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
Encerra à segunda-feira e feriados

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()

Colóquios - 28-03-2019

Sessão pública de apresentação e discussão

Requalificação da Urbanização Cerrado e Fontainhas - II fase e Panorama

Local: Associação de Caçadores de Arruda dos Vinhos

Exposições - 30-03-2019 a 31-03-2019

Exposição Canina Nacional Arruda dos Vinhos

Local: Pavilhão Multiusos

Infantojuvenil - 08-04-2019 a 18-04-2019

Férias Escolares da Páscoa - Associação Caminhando

» Dos 4 aos 10 anos

Inscrições até 5 de abril
caminhando.associacao@gmail.com ou 263 976 011

Local: Cardosas

Biblioteca Municipal - 08-04-2019 a 12-04-2019

Ateliê de Páscoa na Biblioteca “História d´Água”

// Destinatários: Crianças dos 6 aos 10 anos

Tendo como ponto de partida o universo criativo/literário em torno da Água e da preservação da natureza e do ambiente, os serviços da biblioteca municipal Irene Lisboa desenvolvem um ateliê temático, durante as férias da Páscoa destinado a crianças dos 6 aos 10 anos. A iniciativa prevê a realização de atividades partilhadas de leitura, ilustração, oficina de materiais e muitas surpresas mais…

Inscrições na Biblioteca Municipal
Tel.: 263 977 008 | biblioteca@cm-arruda.pt
Número de inscrições limitadas

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Biblioteca Municipal - 13-04-2019

Hora do Conto “Bem-Me-Quer, Quer-Me-Bem” com Elizabete Mália

// Destinatários: Crianças dos 6 aos 10 anos // Duração: 120min

Este conto fala-nos de duas comunidades de flores: o campo dos “bem-me-quer” e o campo dos “mal-me-quer”. É a curiosidade de uma pequena flor cuja semente cai acidentalmente no outro campo de flores, o que leva a uma transformação na comunidade onde ela cresce. Esta é uma história que fala de transformação, de criação de novos hábitos, da pressão do grupo sobre quem é diferente, da aceitação, da magia do amor e da nossa intuição. Há condimentos fundamentais para que a vida flua: o amor, a esperança e a força de acreditar. No final da história percebemos que, juntos, conseguimos mais e melhor, desde que seja em nome do amor. O conto termina com a criação de uma nova tradição e alteração do nome da comunidade dos “mal-me-quer” para “quer-me-bem”.
Para além da “Hora do Conto”, destinada a pais e filhos (6-10 anos), a atividade, dinamizada pela contadora de Histórias Elisabete Mália, integra a construção de um marcador de livros e a apresentação do livro com o mesmo título, no âmbito das comemorações do Dia do Livro Infantil.

Adequado aos pais
Inscrições na Biblioteca Municipal