MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Agenda de Eventos

 Eventos do dia 16-11-2019

Infantojuvenil - 16-11-2019

Como criar um Mini Livro - Oficina de Livro Ilustrado

Através de texto e ilustrações, pretende-se criar verdadeiros artistas. A oficina será complementada com uma breve descrição do processo criativo na elaboração de um livro com exemplos de trabalhos da própria designer, ilustradora e coautora de diversos livros para crianças. A participação está sujeita a inscrição prévia na biblioteca municipal.

Inscrições na Biblioteca Municipal
Tel.: 263 977 008 | biblioteca@cm-arruda.pt

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Literatura - 16-11-2019

“Dia do Desassossego”

Neste encontro de palavras, desafiam-se poetas e amantes de poesia a virem partilhar poemas da sua autoria ou de outros, subordinados aos versos de Irene Lisboa: “ Se eu pudesse havia de transformar as palavras em clava”, e às palavras de José Saramago: “ Escrevo para desassossegar, não quero leitores conformados, passivos, resignados”.

Os participantes interessados em partilhar poemas deverão inscrever-se previamente na biblioteca municipal.

// Destinatários: Poetas, amantes de poesia e público em geral

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Festas e Romarias - 14-11-2019 a 17-11-2019

22.ª Festa da Vinha e do Vinho

Gastronomia . Provas de Vinho . Artesanato . Espetáculos . Desporto

» https://fvinhaevinho.pt
» https://www.facebook.com/fvinhaevinhoarruda

Local: Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos

Destacamos para este dia ()

Exposições - 09-11-2019 a 07-01-2020

A Ilustração da Obra de Irene

Exposição coletiva

Face ao sucesso da exposição realizada no ano transato, o município congratula-se de poder contar novamente com a parceria dos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa sob orientação pedagógica do Professor Manuel San-Payo para a 2.ª edição da exposição coletiva integrada no “Mês Irene Lisboa” A Ilustração da obra de Irene Lisboa.
Sempre com o objetivo de divulgar o nome e a obra literária da escritora, desta vez o serviço cultural do município quis pôr em diálogo a ilustração produzida no tempo da escritora e a ilustração contemporânea produzida pelos alunos da Faculdade de Belas-Artes. Além destas novas propostas, a exposição contará, entre outras, com algumas peças do acervo da autora que está à guarda do município.
Na presente edição a obra escolhida foi o livro Esta cidade, publicado pela primeira vez em 1942 em que a autora assume o seu nome próprio, desprendendo-se do pseudónimo de João Falco.
Provenientes de licenciaturas diversas que, no seu programa curricular, têm em comum uma cadeira de ilustração, os alunos produziram estas ilustrações durante o ano letivo 2018/ 2019, apresentando-se uma panóplia de trabalhos onde estão presentes técnicas tradicionais do desenho, como a utilização da tinta-da-china, a caneta, a grafite, o guache, o pastel em óleo, mas também técnicas contemporâneas, tirando proveito dos meios digitais e das novas tecnologias, como a utilização de edição em Adobe Photoshop, em Adobe Ilustrador e App mobile.
Os resultados produzidos superaram as nossas expetativas e algumas das obras produzidas serão postas à venda podendo ser adquiridas.

// Destinatários: Amantes de Arte e Comunidade Geral

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()
 Próximos Eventos

Desporto - 17-11-2019

Passeio a Cavalo "Entre Vinhas"

» Inserido na 22.ª Festa da Vinha e do Vinho

Inscrições gratuitas até ao dia 11 de novembro
eventos@cm-arruda.pt
Informações: 962053036

Local: Arruda dos Vinhos

Infantojuvenil - 19-11-2019

Encontro com Autores de Literatura Infantil e Juvenil

com Isabel Ricardo

Neste dia todos os alunos do 5.º ano do concelho vêm ao auditório municipal conhecer a escritora Isabel Ricardo e a sua coleção Os Aventureiros. São cinco os elementos que protagonizam a série: os irmãos Tó Jú e Daniel, que vivem na Nazaré, e Bia e Cris que são irmãos e primos dos outros dois e vivem em Lisboa. O quinto elemento é o João, um corvo muito endiabrado e traquina que adora pregar partidas e consegue imitar tudo e todos, criando momentos muito divertidos.

// Destinatários: Alunos do 2.º ciclo

Isabel Ricardo escreveu o primeiro livro aos 11 anos e conta com dezenas de obras publicadas, desde romances históricos até literatura infanto-juvenil. Nos seus livros tenta sempre transmitir valores fundamentais. É presença assídua em escolas e bibliotecas, onde realiza sessões de incentivo à leitura.

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Outros Eventos - 21-11-2019

Orçamento Participativo 2019/2020 - Assembleia Participativa

Serão organizadas 4 Assembleias Participativas que percorrem todas as freguesias e que permitem aos cidadãos apresentar ideias e debater propostas, que depois passarão à fase de análise técnica de viabilidade por parte dos serviços municipais.

Por Assembleia Participativa cada cidadão ou grupo de cidadãos poderá apresentar até 2 propostas. Por via eletrónica cada cidadão ou grupo de cidadãos poderá apresentar apenas uma proposta.

» mais informação

Local: Junta de Freguesia de Arranhó

Infantojuvenil - 21-11-2019

Encontro com Autores de Literatura Infantil e Juvenil

com Carlos Canhoto

Neste encontro, os alunos vão conhecer Zi, a abelha Zonza, um dos últimos livros da autoria de Carlos Canhoto que nos conta o ciclo de vida desses tão apaixonantes e indispensáveis seres que são as abelhas.

// Destinatários: Alunos do 2.º ciclo

Carlos Canhoto: “Chamo-me António Carlos mas escrevo sob o pseudónimo de Carlos Canhoto. Sou alentejano de Pavia, onde nasci a 26 de maio de 1961. A minha mãe trabalhava na escola primária e o meu pai era ferroviário. Passei as tardes da meninice com a minha avó Felicidade. No inverno brincava à batalha naval na poça do “Curral do Concelho”, com barcos de folha de piteira. Na primavera corria atrás dos pássaros à procura dos ninhos e espreitava as bogas que ao luar subiam os ribeiros para a desova. Hoje vivo num monte, sou apicultor e tenho também uma horta e um pequeno pomar com árvores que eu mesmo plantei e trato. Gosto muito de inventar histórias e de dar vida a fantoches e marionetas. As escolas e as bibliotecas são “a minha praia”. “

Local: Auditório Municipal - Centro Cultural do Morgado

Literatura - 21-11-2019

Encontro com Carlos Canhoto e com o livro

“A minha Avó Felicidade”

// Destinatários: Público em geral e alunos da Universidade das Gerações, avós e netos

Neste encontro, Carlos Canhoto apresenta-nos o maravilhoso livro “ A minha avó Felicidade”, uma história de ternura e afetos para todas as idades, especialmente para os momentos únicos de partilha entre avós e netos.

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter


Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2019 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados