MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Agenda de Eventos

 Eventos do dia 19-01-2019

Exposições - 15-01-2019 a 15-02-2019

Exposição "Água para todos"

Exposição informativa da EPAL

// Destinatários: utilizadores da biblioteca e interessados na preservação da água

Num ano em que o tema-chapéu da cultura é a água, a Biblioteca Municipal Irene Lisboa inicia o trimestre, acolhendo a exposição “Água para todos”, patente ao público de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019. A exposição é constituída por roll-ups informativos sobre a temática geral da água, com especial enfoque nos seguintes temas: água essencial à vida, o ciclo da água, as propriedades da água, como a água chega às nossas casas, a poluição, e a água e sustentabilidade.


Biblioteca Municipal Irene Lisboa
Rua Cândido dos Reis, n.º 69
2630-233 Arruda dos Vinhos
Tel.: 263 977 008
biblioteca@cm-arruda.pt
segunda-feira: 13.30h - 18.30h
terça a sexta-feira: 09.00h - 18.30h
sábado: 10.00h - 16.00h

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Destacamos para este dia ()

Exposições - 12-01-2019 a 26-03-2019

Exposição "Bruxa d'Arruda"

Exposição de Artes Visuais

// Destinatários: interessados em arte e curiosos pelo legado da Bruxa d’Arruda

A Galeria Municipal abre a programação de 2019 com as obras de artes visuais que estão a concurso pelo prémio de artes “Bruxa D’Arruda”, colocando em comunicação a criação artística, as raízes do imaginário coletivo arrudense e a Sede. A Sede que reside no imaginário de uma Bruxa que enfeitiça a sua condição com o objetivo de querer mais.
A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do controlo do desconhecido, do oculto. Daquilo que os comuns têm medo e fascínio por quem o domina. A astúcia de quem, com os seus meios, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Cabe à contemporaneidade que a represente artisticamente. Que a interprete e apresente, visualmente a sua proposta: quem terá sido, quem é ou quem será a famosa Bruxa D’Arruda?


Galeria Municipal
Centro Cultural do Morgado
Tel.: 263 977 035
cultura@cm-arruda.pt
terça a sexta-feira: 9h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30
sábado e domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
Encerra à segunda-feira e feriados

Local: Galeria Municipal

Destacamos para este dia ()
 Próximos Eventos

Infantojuvenil - 20-01-2019

O amigo gigante

// Destinatários: famílias/ M6
// Entrada: 2€

O Centro Cultural do Morgado apresenta o “Amigo Gigante”. Preparem-se para uma viagem ao país dos gigantes. Será que foi desse país que veio o famoso gigante de Arruda?
Será que as bruxas e todos os outros seres encantados ainda nos visitam?

O “Amigo Gigante” tem origem na mente de dois dos maiores contadores de histórias de sempre, Steven Spielberg e Roald Dahl.

“O Amigo Gigante” conta-nos a maravilhosa história de uma menina, Sofia, e de um gigante que lhe apresenta as maravilhas e perigos do País dos Gigantes. O Amigo Gigante é um gigante amigável que não se parece nada com os outros habitantes do País dos Gigantes. Ele é simples, carinhoso e recusa -se a comer humanos, ao contrário dos restantes gigantes, como o Suga-Sangue e o Traga-Nacos, que além de terem o dobro do tamanho, são assustadores e comem humanos.

Local: Auditório Municipal

Infantojuvenil - 02-02-2019

Oficina de ilustração

"Água doce, fluir com o rio", com Danuta Wojciechowska

Esta oficina de ilustração tem como ponto de partida os conteúdos do livro “Água doce, fluir com o rio” (textos de Danuta Wojchiechowska e Joaninha Duarte, e ilustrações de Danuta Wojciechowska), e consiste na exploração do maravilhoso mundo da água doce, um recurso limitado e precioso.

No fim da oficina, os painéis ficarão expostos no átrio da Biblioteca até ao dia 30 de março.

// Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos

Adequado aos pais
Inscrições na Biblioteca Municipal
Tel.: 263 977 008 | biblioteca@cm-arruda.pt
Número de inscrições limitadas

Local: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Exposições - 02-02-2019 a 30-03-2019

Exposição de ilustração “A Água e A Águia”

De Danuta Wojciechowska

Exposição de ilustração de Danuta Wojciechowska para o livro “A Água e a Águia”, a mais recente obra com texto de Mia Couto, publicado na Editorial Caminho. Neste livro sobre as grandes águias que sobrevoam a terra, a ilustradora encontrou um espaço singular para refletir poeticamente sobre a água, temática que tem sido recorrente no seu trabalho.

Danuta Wojciechowska nasceu na cidade de TroisRivières, no Québec. Filha de pai polaco e mãe suiça, cresceu num ambiente multicultural. A sua infância foi marcada pela proximidade da natureza, dos rios, lagos, florestas e montanhas. Aos 17 anos foi viver para a Suiça, onde se formou em design de comunicação, na Escola Superior de Design de Zurique, com pós-graduação em educação pela arte, na EmersonCollege, Inglaterra. Especializando-se na criação e edição de conteúdos dirigidos aos mais novos, ilustrou mais de 60 livros, jogos e manuais escolares. Premiada, entre outros, com o Prémio Nacional de Ilustração ( 2003), foi-lhe atribuída a distinção “Mulheres Criadoras de Cultura” (2014) pelo Governo de Portugal.

// Destinatários: famílias, interessados e curiosos em ilustração

Local: Capela do Morgado - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Música - 09-02-2019

Nerve - Concerto

// Destinatários: interessados em música contemporânea urbana e palavras
// Entrada: 2€

Se há alguém sedento de palavras, esse alguém é o NERVE. O rapper traz ao Centro Cultural do Morgado a música urbana na mais fina manipulação das palavras.

Lobo solitário, poeta maldito, rapper de culto, autor de diversos projetos incluindo os aclamados álbuns “TRABALHO & CONHAQUE” e “EU NÃO DAS PALAVRAS TROCO A ORDEM”, Tiago “NERVE” Gonçalves apresenta em 2019 o EP “AUTO-SABOTAGEM”.

Ao vivo, munido de instrumentais de baixos pesados e batidas sujas, múltiplos processadores de efeitos para voz e algumas das mais impressionantes letras de rap português, NERVE toma palco e plateia de assalto em modo exército-de-um-homem-só, numa sessão de poesia ácida.

Local: Auditório Municipal

Biblioteca Municipal - 20-02-2019

O Céu Pode Esperar

Teatro - Academia Sénior da Venda do Pinheiro

// Destinatários: público sénior
// Inscrições: cultura@cm-arruda.pt 

A peça “O Céu pode Esperar” é um teatro de comédia que representa a sede de não querer parar, de não se querer conformar.

O ator e professor José Fonseca leciona a disciplina de teatro da Academia Sénior da Santa Casa da Venda do Pinheiro. A partir daí o teatro passou a fazer parte da vida destes alunos, que aceitam o desafio de representar e o transformam em momentos de felicidade e boa disposição, trazendo-a, agora, a Arruda dos Vinhos.

Este teatro também se insere na programação do Projeto Intermunicipal “Festa Sénior” que apresenta um programa cultural gratuito orientado à população sénior, + 55 anos, nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Sobral Monte Agraço e Torres Vedras.

Local: Auditório Municipal

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter


Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2019 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados