População

O Concelho de Arruda dos Vinhos tem vindo a registar um crescimento populacional contínuo, verificando-se entre 2001 e 2011 um aumento de 29,3%.



Ao nível das freguesias, verificou-se um crescimento populacional em todas, com particular destaque para a freguesia de Arruda dos Vinhos que quase duplicou a população, em relação ao ano 2001 (aumento de 48,35%), seguindo-se a freguesia de Cardosas com aumento de 12,06% da população e a freguesia de S. Tiago dos Velhos com um aumento de 7,38%. Na freguesia de Arranhó, o crescimento foi de 1,44% da população.

 


O aumento da população reflete-se, naturalmente, nestas diferenças de ocupação do território, alterando também a densidade populacional (habitante por km2), conforme demonstra o gráfico seguinte. Verifica-se o aumento da densidade populacional na freguesia de Arruda dos Vinhos de forma muito evidente e um ligeiro aumento também na freguesia de Cardosas. Arranhó e S. Tiago dos Velhos registam pouca diferença face a 2001.




Verifica-se um aumento da taxa de crescimento natural no concelho, influenciado em grande parte pela diminuição da taxa de mortalidade registada. Nos últimos 10 anos a taxa de natalidade manteve a tendência decrescente, mas a um ritmo menos acentuado do que a taxa de mortalidade.







De acordo com os dados decorrentes da taxa de crescimento natural é possível verificar-se que o saldo natural registado no concelho de Arruda dos Vinhos negativo, com um número de 61 pessoas. Comparado com os dados de 2001 constata-se que a população do concelho aproximou-se do nível de renovação geracional, faltando apenas 61 nascimentos para fazer face ao número de falecimentos registados.

Perante esta situação conclui-se que o saldo migratório é positivo, com um número de 3102 pessoas, que asseguraram o crescimento da população em 29,38%, e que vem confirmar a atratividade que o concelho registou.

De acordo com os dados analisados, e tendo-se verificado crescimento (ora maior ora menor) em todas as freguesias do concelho, e tendo a região Oeste registado um decréscimo de população, na ordem dos 8%, poder-se-á ponderar que a população migratória seja oriunda de concelhos periféricos da capital.



A análise da variação populacional, por grupos de idade, nas últimas décadas revela que nos últimos dez anos se verifica um reforço do grupo etário mais juvenil em relação ao grupo etário mais idoso, diminuindo o peso da população adulta em idade ativa.




Decorrente da análise da estrutura etária da população residente no concelho, e apurando os índices da população (envelhecimento, dependência total, dependência jovem e dependência de idosos), verifica-se uma diminuição do índice de envelhecimento, para 94 (nos últimos 10 anos), um aumento da dependência total, muito influenciado pelo aumento da dependência de jovens face ao grupo da população ativa. A dependência de idosos manteve-se estável.





Quanto aos grupos etários por género, não dispomos de dados mais desagregados do que os que se apresentam, nomeadamente dos 25 aos 64 anos. É possível verificar que nos grupos etários até aos 19 anos prevalece o sexo masculino, a partir dos 20 anos o sexo feminino é superior.


 

 


Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados