ViverServiços municipais

Centro de Estudos e Investigação



Numa perspetiva de conservação, preservação e salvaguarda do património local, abrindo as portas dos bens culturais do concelho aos cidadãos e ao “mundo exterior”, sob o principio de preservação da memória coletiva e identidade local, como forma de promoção e desenvolvimento cultural e económico do concelho, o Município de Arruda dos Vinhos criou o Centro de Estudos e Investigação do Concelho de Arruda dos Vinhos para realizar pesquisas e estudos no âmbito da arqueologia, etnografia, história e património local e regional, tendo como objetivos a conservação, gestão e dinamização do património classificado, bem como coordenar e executar projetos de investigação científica e académica, contribuindo para o enriquecimento da história e cultura local, preservação e salvaguarda do património e da memória coletiva e identidade local.

O Centro de Estudos e Investigação tem como objetivos:

  • Manter e conservar as estruturas militares pertencentes às Linhas de Torres;
  • Divulgar os estudos históricos/arqueológicos e dinamização das estruturas militares e espaços adjacentes, pertencentes às Linhas de Torres;
  • Divulgar e dinamizar o património imóvel e locais de interesse histórico e arqueológico do concelho;
  • Desenvolver a pesquisa nas áreas da arqueologia, etnografia, história e património imóvel, em parceria com instituições académicas e do estado, na área da tutela do património histórico, arqueológico e museográfico (DGPC – Direção Geral do Património Cultural), impulsionando a produção de conhecimento cientifico, por parte de investigadores, fomentando e contribuindo para o processo de formação académica, incrementando novos projetos de investigação ao abrigo do protocolo celebrado entre o Município e o Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
  • Promover atividades no âmbito de comemoração da restauração do concelho (13 de janeiro), Foral de D. Manuel (15 de janeiro), Mercado Oitocentista (mês de junho), Jornadas Europeias do Património em parceria com a DGPC (mês de setembro), comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril), comemoração do aniversário da retirada das tropas francesas da Vila de Arruda (9 de novembro), entre outros;
  • Criação de uma plataforma web, nas redes sociais, para divulgação do património local e iniciativas de divulgação e dinamização do património imóvel e arqueológico do concelho.


Projetos a desenvolver

Estudos Arqueológicos (estudo, tratamento e conservação de coleções)
  • Tratamento, estudo e armazenagem do espólio arqueológico proveniente dos trabalhos Arqueológicos do Sitio Arqueológico do Castelo, realizados entre 1988 a 1998 (trabalhos sob a Direção dos Arqueólogos João Ludgero e Guilherme Cardoso – Assembleia Distrital de Lisboa). Limpeza, inventariação, criação de base de dados e estudos dos materiais, com apresentação de relatórios, para posterior publicação de artigos em revistas científicas nacionais da especialidade. Acondicionamento das coleções em reserva municipal.
  • Tratamento, estudo e armazenagem do espólio arqueológico proveniente dos trabalhos Arqueológicos da Necrópole de Nossa Senhora da Salvação realizados no ano de 2012 (trabalhos de arqueologia sob a Direção do Arqueólogo Guilherme Cardoso – Assembleia Distrital de Lisboa; trabalhos de antropologia física, sob a orientação da Antropóloga Nathalie Antunes Ferreira).
    Limpeza, inventariação, criação de base de dados e estudos dos materiais, com apresentação de relatórios, para posterior publicação de artigo em revistas científicas nacionais da especialidade. Acondicionamento das coleções em reserva municipal,.
  • Tratamento, estudo e armazenagem do espólio arqueológico proveniente dos trabalhos de prospeção arqueológica, no âmbito do projeto “Carta Arqueológica do Concelho de Arruda dos Vinhos”. Limpeza, inventariação, criação de base de dados e estudos dos materiais, com apresentação de relatórios, para posterior publicação de artigos em revistas científicas nacionais da especialidade. Acondicionamento das coleções em reserva municipal.

Formações, Workshops e Conferências no âmbito da promoção, divulgação e salvaguarda do património

  • Formações na área do património arqueológico - Promoção de formações técnicas na área do património arqueológico e conservação e restauro de bens arqueológicos, aproveitando o protocolo estabelecido com a UNIARQ, e com futuros protocolos que se possam estabelecer com centros académicos de formação em conservação e restauro, bem como o recurso ao técnico superior de arqueologia do município.
    • Formação e/ou Workshops em conservação e restauro de cerâmicas arqueológicas;
    • Formação e/ou Workshops em conservação e restauro de metais (cobre, bronze, ferro) e moedas;
    • Formação e/ou Workshops de desenho arqueológico.
  • Ciclo de conferências – Património arqueológico do Concelho de Arruda dos Vinhos, com a participação de investigadores da história e arqueologia local, nomeadamente as equipas do município, da UNIARQ – FLUL, no âmbito, do Projeto Carta Arqueológica do concelho de Arruda dos Vinhos. O ciclo de conferências tem como objetivo a divulgação dos trabalhos realizados no concelho e seus resultados, promovendo a discussão científica.
  • Realização de seminários e debates no âmbito da sustentabilidade dos recursos históricos e arqueológicos do ponto de vista turístico, para o desenvolvimento local e regional, com a participação de investigadores da história e arqueologia local e regional, e agentes económicos na área do turismo, com fim a discutir a sustentabilidade turística dos recursos históricos e arqueológicos e promover a discussão e troca de ideias na elaboração de projetos turísticos para o desenvolvimento regional na área do turismo cultural.


Arqueologia Viva
(!)

A atividade tem como objetivo, levar até ao público jovem a divulgação da ciência arqueológica, quais os seus objetivos, áreas de trabalho e importância desta ciência na sociedade atual, nomeadamente no município de Arruda dos Vinhos, desenvolvendo as relações e despertar consciências para a promoção, salvaguarda e preservação do património histórico e arqueológico do concelho.

Pretende-se com esta atividade de ocupação de tempos livres, que os jovens tenham contacto com os métodos de prospeção arqueológica, estudos laboratoriais de análise de diferentes materiais e matérias-primas e colaboração na divulgação científica.

No ano de 2014 a atividade irá realizar-se de 16 de Junho a 28 de Agosto, sob a responsabilidade do técnico superior de arqueologia, prevendo-se a participação de jovens, com idades compreendidas entre os 14 anos e os 18 anos, através de programa de voluntariado.

Brevemente será disponibilizada mais informação.




Projetos de investigação em curso
  • Estudo, manutenção e conservação das estruturas militares das Linhas de Torres (Município de Arruda dos Vinhos) – Início 2008.
  • Carta Arqueológica do Concelho de Arruda dos Vinhos – Início 2013


CONTACTOS


Escola Fixa de Trânsito - Fundação Eduardo Lemos
Urbanização Cerrado e Fontaínhas - Rua Bartolomeu de Gambôa e Liz.
 962 060 118
 ceiav@cm-arruda.pt

Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados