ViverServiços municipais

SERVIÇO EDUCATIVO E CULTURAL



Proporcionar uma vivência cultural plena a todas as pessoas é o fundamento do Serviço educativo e cultural do Município de Arruda dos Vinhos, uma estrutura que todos os anos renovará o seu compromisso com o público, ao envolvê-lo em atividades e projetos que se traduzem em experiências culturais marcantes.



HORA DO CONTO

A Biblioteca Municipal Irene Lisboa promove, anualmente, diversas sessões da Hora do Conto, que podem acontecer nas suas instalações ou em itinerância pelas escolas.

Este projeto destina-se aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e consiste na animação da leitura de livros pelas técnicas da biblioteca. As sessões decorrem de janeiro a junho, correspondendo a cada sessão uma turma, e têm a duração de 1 hora / 1 hora e meia.

Existe também a possibilidade dos alunos passarem uma noite na biblioteca, com o objetivo de proporcionar um melhor conhecimento daquele espaço e das atividades ali desenvolvidas. Nesta noite, foram dinamizados diversos jogos lúdicos, entre os quais um bibliopaper, com a finalidade de dar a conhecer os diferentes ambientes e correspondentes objetivos daquele espaço.



IRENE LISBOA NAS ESCOLAS

De forma a valorizar o nome e a obra da escritora e pedagoga Irene Lisboa, natural do concelho de Arruda dos Vinhos, foi implementado um protocolo entre o Município, o AEJIA e o EJAF, que promove o estudo e a divulgação da obra da autora, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, com atividades em torno da escrita, da leitura e de outras expressões que decorrem ao longo do ano. Destaca-se o “Mês Irene Lisboa”, em que os três intervenientes dedicam em parceria uma atenção especial à divulgação da obra da autora, organizando iniciativas em estreita colaboração.

O Município tem vindo a divulgar a sua obra através da edição de contos para crianças.



JOGO «À DESCOBERTA DE ARRUDA»

Jogo de Tabuleiro que potencia a aprendizagem da história e do património material e imaterial de Arruda dos Vinhos de forma criativa e divertida.
Destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico

Tipo de atividades: Quizz que pode ser jogado por dois jogadores ou por equipas, ganhando quem acertar o maior numero de repostas e chegar primeiro ao fim do Jogo.



JOGO «AFINAL, O QUE É O FORAL?»

O jogo de tabuleiro “Mas afinal o que é o Foral?”, foi lançado em 2017 no âmbito das comemorações dos 500 anos de atribuição de Foral à Vila de Arruda por D. Manuel I. “Mas afinal o que é o Foral?” leva-nos numa viagem no tempo, ao ano de 1517, onde cada jogador encarna a personagem de um mensageiro designado pelo rei para levar a Carta de Foral até Arruda, pequena vila situada no Vale Encantado. Chegado a terras de Arruda, entre montes e vales, encontra desafios que terá de ultrapassar… e o Gigante poderá encontrar…

Destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico
N.º Jogadores: min.2 / máx.4
Regras: consultar no jogo
Propriedade e conteúdos: CMAV
Edição e Design: Ideias com História
ANO: 2017



Kit de Informação Multiformato

O projeto AccessTUR – Centro de Portugal é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social, promovido pela Accessible Portugal, com o apoio da Turismo do Centro e das sete Comunidades Intermunicipais (CIM’s) que compõem o território, através da: qualificação da oferta turística; qualificação da procura turística; desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora/ necessidades especiais e desenvolvimento do potencial turístico da Região Centro.

O Kit Informação Multiformato de Arruda dos Vinhos é composto por: Uma brochura com informação em Escrita Simples sobre o Portal Manuelino da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos; Informação impressa em Braille e imagens em 2D do Portal Manuelino da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos; Informação em LGP (Língua Gestual Portuguesa) do Portal Manuelino da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos; Placa A4 com imagem em 2D e Braille do Portal Manuelino da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos; Gravação de audiodescrição (num MP3) do painel de azulejos figurativos “S. Cristóvão” da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos.

Consulte o Kit aqui: http://accessibleportugal.com/oeste-cim/arruda-dos-vinhos



Jogo de tabuleiro «Guardiões da Inclusão»

O projeto AccessTUR – Centro de Portugal é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social, promovido pela Accessible Portugal, com o apoio da Turismo do Centro e das sete Comunidades Intermunicipais (CIM’s).

O Pack Ensino é um jogo de tabuleiro e inclui várias ferramentas para a sensibilização sobre o tema da diversidade, da deficiência e da inclusão social nas escolas onde todos serão os “Guardiões da Inclusão”.

Destina-se aos três ciclos de ensino básico e apresenta ainda uma Web APP com perguntas gerais sobre deficiência e acessibilidade.



MOCHILA DO SOLDADO

Trata-se de uma maleta pedagógica que pode ser utilizada no CILT ou nas escolas. Este recurso integra um guia com propostas, que relacionam o programa curricular com temas da Educação para a Cidadania Global e com situações vividas durante as Invasões Francesas, no séc. XIX. A mochila do soldado é composta por materiais de apoio, acessórios e jogos.

Este recurso pedagógico estará disponível para utilização durante o ano letivo 2021/2022.



Jogo de tabuleiro «Napoleão: O Princípio do Fim»

No âmbito do consórcio dos Itinerários Napoleónicos foi desenvolvido, em parceria com a Science4you, o jogo de tabuleiro Napoleão: O Princípio do Fim.

Este jogo versa sobre a temática das Invasões Francesas em Portugal, divulgando e promovendo o património das Linhas de Torres Vedras de uma forma didática através da História e da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento Global.

O projeto Itinerários Napoleónicos foi aprovado pelo Turismo de Portugal ao abrigo da Linha de Apoio Valorizar Interior tendo como promotor a CIM Região de Coimbra.



Rotas e Circuitos Turísticos

Circuito da Vila
Duração aproximada: 2h

Engloba a visita ao Chafariz, Igreja de Nossa Senhora da Salvação (Matriz de Arruda dos Vinhos), Antigo Edifício do Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Irene Lisboa, Jardim e Palácio do Morgado.

A vila de Arruda dos Vinhos apresenta um conjunto de património edificado notável. Partindo do Chafariz pombalino de 1789 siga até à Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 27 de Março de 1944. À saída contemple o edifício do Antigo Paços do Concelho. Termine o circuito no Centro Cultural do Morgado onde poderá vislumbrar um antigo solar setecentista, Palácio e Jardim do Morgado, atualmente Biblioteca Municipal Irene Lisboa.


Circuito da Vila
Duração aproximada: 3h

Engloba a visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres, Forte do Cego e Forte da Carvalha.

As Linhas de Torres, construídas a Norte de Lisboa após o fim da 2.ª invasão francesa entre 1809 e 1810, por ordem de Wellington, general do exército inglês, tinham como função a defesa de Lisboa de uma 3.ª invasão.

Aproveitando os obstáculos naturais da região, foram construídos fortes, redutos e baterias, formando no seu conjunto as “Linhas de Torres”.


Circuito do Azulejo
Duração aproximada: 2h

Engloba a visita às coleções de azulejos da Igreja de Nossa Senhora da Salvação (Matriz de Arruda dos Vinhos) e do Palácio, Capela e Jardim do Morgado.
Uma viagem agradável por vários séculos de história do azulejo em três ambientes distintos: do luxuriante jardim do palácio do Morgado, Capela e interior do Palácio Morgado, atualmente Biblioteca Municipal Irene Lisboa, ao vasto acervo de azulejaria da Igreja Igreja de Nossa Senhora da Salvação - Matriz de Arruda dos Vinhos.
Venha descobrir o encanto do pequeno quadrado de barro vidrado e deixe-se envolver pela história que o azulejo tem para contar.


Rota das Igrejas
Duração aproximada: 3h

Engloba visita à Igreja de Nossa Senhora da Salvação (Matriz de Arruda dos Vinhos), Igreja Paroquial de São Lourenço em Arranhó, Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo em Cardosas e Igreja Paroquial de S. Tiago dos Velhos.
As igrejas, capelas e santuários são uma marca constante do património edificado do concelho. Arruda dos Vinhos apresenta um conjunto notável de monumentos religiosos, cuja arquitetura e respetivos objetos artísticos se revelam meritórios de uma demorada visita.
São quatro as igrejas que integram a Rota das Igrejas de Arruda dos Vinhos, dispersas nas quatro freguesias do Concelho.


Rota da Água
Duração aproximada: 3h

Engloba visita ao Parque Urbano das Rotas, Fontanário da Rua Cândido dos Reis, Lavadouros Públicos, Cascatas, Fonte do Jardim do Palácio do Morgado, Chafariz e Antigo Aqueduto.
O vasto património natural e cultural assente no abastecimento de água é uma marca da ligação ancestral de Arruda dos Vinhos aos sons tranquilizantes que refrescam a história e as estórias da região.
Esta rota que se constitui através do rico património natural e edificado convida a seguir a senda da água através dos seus troços, ora mais estreitos, ora mais largos, apreciando a própria toponímia concelhia evocativa da forte presença dos equipamentos hídricos que abasteceram, e ainda abastecem em alguns casos, a população arrudense.



 

CONTACTOS

Receção do Centro Cultural do Morgado
Serviço Educativo e Cultural
Largo Miguel Bombarda - 2630-112 Arruda dos Vinhos


2.ª a 6.ª: 9h00 - 12h30 | 14h00 - 17h00
Encerra aos fins-de-semana e feriados
Contacte o Posto de Turismo aos fins-de-semana


Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2021 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados