Coronavírus 2019 - Conselhos úteis






VALORSUL

1. Se tiver, na sua família, pessoas infetadas (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Nesse caso deverá:

     a) Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade;

     b) Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um 2.º saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados. Por favor, não deixe os sacos no chão.

2. Para além disso, as máscaras e luvas devem ser colocadas sempre no contentor dos resíduos indiferenciados.

Lembre-se dos trabalhadores que todos os dias continuam a garantir a limpeza das nossas ruas e o tratamento dos nossos resíduos. A melhor forma de lhes agradecer é partilhar o mais possível esta mensagem, cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que o seu município e a Valorsul poderão ter de fazer.





ESTAMOS ON

O Governo lançou um site sobre a COVID-19. A plataforma única ESTAMOS ON disponibiliza todas as informações relevantes sobre:

» Medidas de prevenção e contenção
» Contactos de emergência
» Estatísticas
» Vídeos de boas práticas
» Ferramentas tecnológicas que pretendem dar apoio ao regime de teletrabalho
» Como recorrer aos serviços públicos sem se dirigir aos balcões
» Medidas excecionais adotadas pelo governo
» Legislação específica aprovada

No momento que atravessamos é imprescindível o acesso a informação prática credível.

NÃO SAIA DE CASA » Ligue-se » ESTAMOS ON




CNCS

CENTRO NACIONAL DE CIBERSEGURANÇA

Entre os ciberataques observados desde o início de fevereiro de 2020 e associados ao tema COVID-19 destacam-se as seguintes tipologias:

a. As campanhas de phishing (por email, SMS ou por redes sociais) a coberto da imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive ficheiros em anexo, e orientado para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com malware;

b. A divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis que aparentam divulgar informação em real time sobre a pandemia (e.g. mapas dinâmicos de contágio, mas que estão, na realidade, orientados para a infeção de equipamentos com malware, inclusive da tipologia ransomware;

c. Esquemas de fraude digital partilhados por email ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de crowdsourcing para a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal;

d. SMS enviados informando que, de acordo com a lei, estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate ao COVID-19, e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo governo. Para tal, bastaria pagar uma determinada quantia indicada no SMS e através do registo no link enviado seriam posteriormente ressarcidos.

Em face destes casos, é aconselhada extrema prudência no acesso, na receção e na partilha de conteúdos digitais associados à temática da pandemia COVID-19, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais e reputáveis de informação.






SAÚDE ORAL

Nesta fase de maior distanciamento social, no âmbito da Saúde Oral, aconselha-se especial atenção na Prevenção das Doenças Orais através de uma boa higiene oral e de uma alimentação saudável.
Consulte o folheto criado pela Médica Dentista do Centro de Saúde de Arruda dos Vinhos.







MANUAL DE ORIENTAÇÕES NA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO SOBRE COVID-19

Direção-Geral da Saúde lança manual para orientar consumo e compra de alimentos com os seguintes temas:

» Orientações para alimentação em situações de isolamento: planeamento e compra de alimentos
» 6 passos para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19
» O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos?
» Podemos reforçar o sistema imunitário através da alimentação?
» Aleitamento materno e COVID-19
» COVID-19 e estado nutricional dos idosos



GUIA DE CUIDADOS ALIMENTARES E ATIVIDADES PARA CRIANÇAS EM TEMPOS DE COVID-19

Direção-Geral da Saúde lança guia de cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19

As medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19, nomeadamente a interrupção da atividade letiva e a necessidade de uma permanência prolongada em casa, alteraram a rotina de milhares de crianças. Menos atividade física e alterações no comportamento de compra de alimentos por parte dos encarregados de educação, podem colocar muitas crianças em risco.

Um guia prático e com atividades para os mais pequenos que o vai ajudar a planear a alimentação de toda família.



ATIVIDADE FÍSICA E ISOLAMENTO SOCIAL

Reduzir substancialmente a sua atividade física e/ou aumentar o seu comportamento sedentário (i.e. mais tempo sentado, reclinado ou deitado) pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Se estiver em situação de isolamento social poderá seguir algumas recomendações para manter-se ativo enquanto permanece no seu domicílio.






Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter


Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2020 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados