ViverServiços municipais

Bolsa de manuais escolares

 


O Município de Arruda dos Vinhos tem a funcionar uma bolsa de livros escolares destinados aos alunos do 1.º ao 12.º ano.

Podes entregar no setor da educação os livros que já não usas, possibilitando assim a sua reutilização por outros alunos.

Em 2014 o projeto “De Mim para Ti - Bolsa de Manuais Escolares”, rececionou 1521 livros, os quais possibilitaram auxiliar 29 agregados familiares com a cedência de 191 livros. Por outro lado, foram encaminhados para o Banco Alimentar Contra a Fome, para a campanha “papel por alimentos”, 1087 kg de livros que se encontravam em fim de vida útil.

No ano de 2015, foram rececionados 6 622 livros, os quais possibilitaram auxiliar 58 agregados familiares com a cedência de 197 livros, a alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os livros recebidos em fim de vida útil, num total de 11.595 kgs, foram encaminhados para o Banco Alimentar Contra a Fome para a campanha “papel por alimentos”.

No ano de 2016, foram rececionados 3 840 livros, os quais possibilitaram auxiliar 46 agregados familiares com a cedência de 285 livros, a alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os livros recebidos em fim de vida útil, num total de 4.236 kgs, foram encaminhados para o Banco Alimentar Contra a Fome para a campanha “papel por alimentos”.




Precisas de livros para o novo ano letivo?

Envia um email para educacao@cm-arruda.pt com os dados completos dos manuais que precisas e se o tivermos…é teu, sem quaisquer custos!

Partilha esta informação com os teus amigos e ajuda a desenvolver este projeto.


Quem pode usufruir da Bolsa de Manuais Escolares - de mim para ti?

A bolsa destina-se a todas as crianças e jovens que frequentam o ensino básico ou secundário escolar do 1.º ao 12.º ano das escolas do concelho de Arruda dos Vinhos e/ou residam no mesmo.


Como posso pedir os livros?

Basta enviar um email para educacao@cm-arruda.pt (método preferencial) com os teus dados pessoais e os livros que pretendes, indicando o título do livro, a editora, os autores e ISBN.
Também podes fazer o pedido presencialmente, às terças-feiras, no setor da educação da Câmara Municipal, das 10.00h às 12.30h e das 14.00h às 16.30h.


Que livros posso doar?

Todos os livros escolares que tenhas em casa e que já não precises. De preferência que se encontrem em condições de ser reutilizados.


Livros desatualizados e/ou estragados são aceites para a Bolsa?

Sim. A bolsa recebe esses livros e encaminha-os para o Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa para a Campanha "Papel por Alimentos".


Em que estado estão os livros que a Bolsa de Manuais Escolares de Mim para Ti irá emprestar?

Os livros que iremos emprestar são livros já usados por outras crianças/jovens, com as marcas inerentes a essa utilização. Eventualmente irão carecer de serem tratados pelos alunos/encarregados de educação (por exemplo: encapar e apagar exercícios já realizados) antes de voltarem a ser usados.


Onde entrego esses livros?

No setor da educação da Câmara Municipal às terças-feiras, das 10.00 h às 12.30h e das 14.00 às 16.30h.


Qual o critério de atribuição dos livros?

Atribuímos os livros pelo número de ordem de entrada do pedido (data e hora). Os livros são entregues todas as quartas-feiras, em horário a combinar, após confirmação por email ou por telefone da aceitação do pedido.


Que obrigações tenho para utilizar os livros?

Utilizá-los de forma criteriosa de modo a que fiquem em condições para uma futura reutilização e no final do ano letivo devolver os livros escolares à Bolsa de Manuais Escolares - de mim para ti durante os meses de junho e julho.


Se não devolver os manuais cedidos o que me acontece?

O teu agregado familiar não poderá voltar a realizar futuros pedidos à Bolsa.


Se não tiver livros para doar também posso receber?

Sim.


A partir de que data entra em funcionamento a Bolsa de Manuais Escolares?

A bolsa já está em funcionamento.

Documentos Relacionados

Guia da Educação 2016/2017

Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados