Trabalho de Andreia Mateus vence o Concurso de Artes dos Forais

No âmbito das Comemorações dos 500 anos do Foral de D. Manuel I à vila de Arruda foi promovido um Concurso de Artes, com o objetivo de afirmar e dignificar a história do concelho, visando ainda a captação de artistas plásticos por forma a promover a expressão artística no concelho.

O concurso decorreu de agosto a dezembro de 2016, tendo sido admitidos cinco trabalhos de: Carmo Santos, Andreia Mateus, Rui Ferro, Lucas Nascimento e Tiago Pombo (alunos do EJAF), que estiveram expostos de 13 de janeiro a 11 de março na Capela do Palácio do Morgado.

O júri, composto por Susana Anágua, Artista Plástica, David Santos, Historiador de Arte e Sub - Diretor da DGPC e André Rijo, Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, decidiu atribuir o primeiro prémio à obra: "Lugares, Momentos e a Comunidade" de Andreia Filipa Paulino Mateus.

O trabalho premiado, aquando a sua produção, será instalado no futuro Parque Urbano das Rotas.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 11 de março na Sala Jardim do Centro Cultural do Morgado, perante vários convidados e alguns dos artistas que participaram no concurso. O momento foi completado com a apresentação do Relógio de Sol alusivo às Comemorações dos 500 anos do Foral, numa parceria com o Museu do Relógio de Serpa e de Évora. Uma edição limitada de 300 exemplares, este Relógio pretende assinalar um tempo passado e futuro, reforçando a História e a identidade de um Concelho que é dos mais antigos do país.

O relógio encontra-se à venda nos Postos de Turismo e Serviço Educativo.