Simulacro de acolhimento e receção de deslocados

Convidamos os cidadãos a participar voluntariamente no exercício de acolhimento e receção de deslocados que decorrerá no Pavilhão Multiusos, em Arruda dos Vinhos, durante a noite de 30 de maio com início às 22 horas.

Nos dias 30 e 31 de maio, irá realizar-se mais um exercício de preparação e treino de agentes de proteção civil e entidades cooperantes com responsabilidades na segurança de pessoas e bens.

Este exercício, conduzido pela Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias (ANAFS) e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Arruda dos Vinhos, prevê um cenário de movimentação de populações, determinando o acolhimento, registo e encaminhamento da população afetada em Zona de Reunião e Irradiação (ZRI) montado para o efeito.

Tem como objetivo o treino de equipas multidisciplinares para responder às necessidades básicas das populações deslocadas em situação de catástrofe ou de emergência, proporcionando aos deslocados comida, água, abrigo, saneamento básico, registo, assistência médica, de enfermagem e psicossocial bem como, a proteção e segurança, durante o limitado tempo necessário para a reposição da normalidade.

Este Exercício será o culminar de 2 cursos que a ANAFS irá promover em Arruda dos Vinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos (CMAV) e do seu Serviço Municipal de Proteção Civil. Entre 27 e 30 de maio realizar-se-á o 1.º Curso Complementar de Gestão de Campos de Deslocados e entre 29 e 30 de maio realizar-se-á o 8.º Curso Elementar de Gestão de Campos de Deslocados.

Praticar uma cidadania ativa, é acima de tudo, uma questão de postura perante os outros e perante a vida. No que à proteção civil respeita, assenta no pressuposto de que esta não é uma missão exclusiva do Estado. Assim e para que este exercício alcance os objetivos definidos convidamos os cidadãos a participar voluntariamente no exercício de acolhimento e receção de deslocados que decorrerá no Pavilhão Multiusos, em Arruda dos Vinhos, durante a noite de 30 de maio com início às 22 horas.