Programa de atribuição de apoio ao estudo e explicações

Na reunião de Câmara de 26 de novembro de 2018 foram aprovados protocolos de parceria com quatro centros de estudos, no âmbito do programa de atribuição de apoio ao estudo e explicações “Não sejas uma seca, bora lá estudar”: Centro ExplicaLá, Geração Piramidal, Amazingexpertise e Sala de Inglês. É previsível que o conjunto de parceiros seja alargado, durante o mês de dezembro, permitindo que o programa arranque no início de janeiro de 2019.

Este programa destina-se a apoiar alunos em dificuldades económicas e em dificuldade de aprendizagem, para que possam ter acesso a horas mensais de explicações ou estudo acompanhado. Para esse fim, o Município estabelecerá um conjunto de parcerias com centros de estudos, professores voluntários e estudantes do ensino superior voluntários. No caso dos centros de estudo, o Município suportará os custos das parcerias no valor de 3€/hora na vertente de apoio ao estudo e de 7,50€/hora na vertente de explicações.

Poderão ser beneficiários a estudantes residentes no concelho de Arruda dos Vinhos a frequentar o 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico, secundário ou em curso de educação e formação profissional no concelho e posicionados no 1.º escalão do abono de família ou que pertençam a um agregado familiar beneficiário da medida de rendimento social de inserção.

Poderão ainda candidatar-se, alunos que sejam educandos de Bombeiros, a quem tenha sido reconhecido e atribuído o respetivo estatuto, ao abrigo do disposto no regulamento de concessão de direitos e benefícios sociais aos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos, e de dirigentes associativos a quem tenha sido reconhecido e atribuído o estatuto respetivo, ao abrigo do disposto no regulamento do Estatuto do Dirigente Associativo Voluntário Local de Arruda dos Vinhos.