MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Mercado Oitocentista em Arruda dos Vinhos

Nos dias 1, 2 e 3 de junho Arruda dos Vinhos recebe a 5.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios, gastronomia e venda de produtos, recriando um mercado de rua da região saloia do séc. XIX … e a draisiana, uma inovação de 1817

Em 2018 o Mercado Oitocentista recupera a memória local de 1818, quando se lutava pela identidade das gentes desta pequena vila rural às portas da capital do reino. Com um cenário político instável, ainda devastados pelos danos causados pelas Invasões Francesas e assolados pela fome e destruição que essa guerra deixou, resta à população de Arruda reerguer-se e recuperar a sua identidade e autoestima.

Tendo como princípio a preservação e salvaguarda do património cultural local, “Arruda em 1818: A Resistência" é o tema designado para esta edição, tendo por base, crenças, estórias e histórias e outras tradições seculares que caracterizam a identidade popular arrudense no séc. XIX.

Durante os três dias do evento decorrerão dezenas de animações espontâneas, recriações etnográficas, teatro de rua, danças de época e animações musicais que trarão ao Mercado constante animação e prometem surpreender os visitantes. Este é um evento para toda a família que conta também com espaços pensados para os mais pequenos como um carrossel artesanal, animais da quinta e espaço dos petizes.

MOMENTOS A NÃO PERDER:
Durante o Mercado Oitocentista o público poderá conhecer uma réplica da draiziana, um veículo de duas rodas inventado em 1817, precursor da bicicleta, inventado pelo barão Karl Drais (réplica produzida por um artesão local)


Inspirada no património imaterial local, será recriada a lenda do gigante e, pela primeira vez, o próprio GIGANTE andará à solta pelas ruas do mercado.
No campo das tradições ancestrais decorrerá no sábado, 2 de junho, pelas 22h, o Grande Ritual da Encharcada Arrudense, um espetáculo que rebusca as rezas e as mezinhas que fazem parte do património imaterial Arrudense. Este será um grande ritual de purificação que culminará com uma grande queimada, junto ao grande chafariz da vila, para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas, azedam os vinhos e, quem sabe, também os que corroem o país.

No domingo, 4 de junho, destaque para o Cortejo Etnográfico e a recriação “Daqui ali é um instante”.

O Mercado Oitocentista decorrerá nas ruas do centro histórico de Arruda dos Vinhos e conta com a presença de cerca de uma centena de comerciantes e artesãos, dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, e representantes de artes e ofícios – oficinas de carpintaria, ferreiro e tanoaria.

Programa completo em http://www.cm-arruda.pt/Mercado-Oitocentista
https://www.facebook.com/mercadooitocentista



Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2018 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados