MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Arruda Lab pretende trazer ensino superior para Arruda dos Vinhos

Arruda Lab é o projeto promovido pela Câmara Municipal que pretende instalar em Arruda dos Vinhos um polo/núcleo de formação da Escola Superior Agrária de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, com o objetivo de proporcionar formação superior; criar uma incubadora para a vertente agroindustrial que inclua um laboratório específico; implementar um centro de inovação e tecnologia com ligação ao meio académico científico e tecnológico e proporcionar formação superior e ao longo da vida. A autarquia crê que o foco agroindustrial deste projeto permitirá valorizar os recursos endógenos (nomeadamente a vinha, a carne, as hortícolas e o pão) e assim contribuir para a riqueza do tecido económico local.

Os primeiros passos deste projeto foram dados no dia 9 de maio, aquando da visita de uma delegação da Escola Superior Agrária de Santarém / Instituto Politécnico de Santarém para visitar o antigo edifício dos passos do concelho onde, depois das obras de requalificação que poderão ter início nos primeiros meses de 2019, ficarão instalados o laboratório, incubadora, centro de formação e centro de inovação e tecnologia. A Quinta da Murzinheira, imóvel municipal com cerca de 30ha onde nasceu Irene Lisboa, deverá também integrar o projeto permitindo a disponibilização de terrenos agrícolas para a implementação de projetos de âmbito agroindustrial.

Deverão também ser parceiros do Arruda Lab os estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos, o Externato João Alberto Faria e a Escola Profissional Gustave Eiffel em vertentes como a formação de professores para o ensino das ciências e a possibilidade de aprofundamento de experiências com os alunos. Recorde-se que em março foi inaugurado o Laboratório Irene Lisboa, instalado no Centro Escolar de Arruda dos Vinhos e, com a implementação do Arruda Lab, o concelho de Arruda dos Vinhos conseguirá disponibilizar o ensino das ciências desde o pré-escolar até ao ensino superior.

No final do dia o projeto foi apresentado aos empresários do concelho, que também serão parceiros do Arruda Lab, na sessão do Conselho Económico Estratégico que contou com a presença do seu Presidente, o empresário Tim Vieira; do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Jorge Alberto Justino e da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.



Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2018 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados