MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Covid-19

Detalhe da Notícia


13 de janeiro de 1898 - Restauração do concelho

Sabia que hoje, 13 de janeiro, assinala-se a restauração do Concelho?

Durante cerca de 80 anos o Concelho de Arruda dos Vinhos perdeu a autonomia concelhia, integrando como freguesia, ora o Concelho do Sobral, ora o Concelho de Vila Franca de Xira.

Seria apenas em 1898, a 13 de janeiro, que o Concelho seria restaurado definitivamente com a configuração atual das quatro freguesias: Arruda dos Vinhos, Arranhó, S. Tiago dos Velhos e Cardosas.

Para além das reformas administrativas ocorridas na altura, contribuíram para este facto um grupo de Arrudenses que se deslocou a Lisboa para reivindicar a autonomia e a restauração do seu território, como testemunha Tito de Bourbon e Noronha:

"(...) Entretanto, o ministério progressista; sobe o alcatruz regenerador, os arrudenses não largam o ministro, pedindo que justiça lhe seja feita, restituindo-lhe o que aleivosamente lhe tinha sido extorquido; os do Sobral puxam por todos os cordelinhos, bramando pelos seus direitos, e o pobre do ministro, apertado entre a espada e para se ver livre de todos, a todos contentando, segue o sábio exemplo de Salomão, que era um alho de barbas sacarrôlhas, corta o concelho em dois, dá metade a cada um, e governem-se cada um em sua casa e Deus nas de todos".



Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2021 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados