Detalhe da Notícia

Sessão de abertura relembra o passado, olhando para o futuro

No dia 6 de janeiro decorreu a sessão de abertura das Comemorações dos 500 anos do Foral de D. Manuel I à vila de Arruda numa cerimónia que teve lugar no Auditório Municipal e durante a qual foram apresentados os membros da comissão de honra, comissão científica e comissão técnica.

Em destaque esteve o presidente da comissão de honra, o antigo presidente da Câmara Asdrúbal Cunha, que durante a sessão de abertura fez desfilar algumas das suas memórias do tempo em que presidiu aos destinos do município.

O presidente da Câmara de Arruda, André Rijo, enfatizou a oportunidade destas comemorações para "a afirmação da importância cultural de Arruda". "Esperamos completar a nossa missão nestas comemorações com distinção, para que se cumpra Arruda e se continue com este legado tão valioso".

Gustavo Val-Flores e Miguel Gonçalves, da empresa DIG, apresentaram o projeto de virtualização do património Arrudense, ArrudaBase, demonstrando os objetivos, potencialidades, as técnicas utilizadas e desvendado um pouco do trabalho já realizado, num projeto de deverá estar disponível no segundo semestre de 2017.

A cerimónia terminou com o Cantar as Janeiras pelo Grupo Cénico do CRDA e oferta de bolo-rei, doçaria regional e licoroso, com o apoio de Doce Arruda, Confeitaria Flamingo, Pastéis de S. Lourenço, Dona Broa e Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.

As Comemorações dos 500 anos do Foral de D. Manuel I à vila de Arruda decorrerão durante todo o ano de 2017 com iniciativas que vão das exposições ao teatro, da música à edição de publicações, de conferências temáticas a espetáculos de rua.

ver fotografias

Print Friendly and PDF