MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Escavações arqueológicas no sítio do Moinho do Custódio (Arranhó, Arruda dos Vinhos)

O projeto da Carta Arqueológica de Arruda dos Vinhos, desenvolvido entre 2015 e 2017, permitiu identificar vários sítios arqueológicos de potencial científico e patrimonial.

Entre os vários sítios então inventariados, destaca-se o povoado pré-histórico do Moinho do Custódio, localizado na freguesia de Arranhó. Os vestígios de superfície parecem indicar uma importante ocupação do 3.º milénio a.C. (Calcolítico), incluindo provavelmente uma estrutura defensiva muralhada.

Iniciou-se no dia 3 de julho uma campanha de sondagens neste sítio com o objetivo de caracterizar a ocupação e aferir o grau de preservação dos contextos arqueológicos.

Esta campanha decorre em parceria entre a UNIARQ, Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras de Lisboa) e o Centro de Estudos e Investigação de Arruda dos Vinhos (Câmara Municipal de Arruda do Vinhos), no âmbito do protocolo de colaboração celebrado em 2013. Os trabalhos dirigidos pela Professora Ana Catarina Sousa (UNIARQ, FLUL) e Dr. Jorge Lopes (CMAV) contam com a colaboração de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da Faculdade de Letras de Lisboa e com os jovens arrudenses participantes do programa “Arqueologia Viva'19”.



Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter


Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2019 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados