MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Município de Arruda dos Vinhos evoca cheias de 1967

Numa altura em que passam 50 anos das trágicas cheias de 1967, que assolaram o concelho e a região, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de 27 de novembro, um voto de pesar pelas vitimas da catástrofe. (foto gentilmente cedida por Tito Sousa)

"Passados 50 anos sobre a tragédia das cheias de 1967, o Município de Arruda dos Vinhos recorda a memória da pior catástrofe natural em Portugal depois do terramoto de 1755.

De acordo com os jornais regionais da época, as cheias que se registaram no dia 25 de novembro de 1967, afetaram o concelho de Arruda dos Vinhos tendo-se registado pelo menos 12 mortos, a destruição de duas casas e danos graves noutras, a queda de uma ponte e danos estruturais numa outra, a sul da vila, danos severos no sistema de abastecimento de água e nos esgotos, num cenário em que Arruda dos Vinhos ficou isolada durante 48 horas, sem água, nem luz.

Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram ao nível nacional mas há estudos recentes que apontam para mais de 700 vítimas mortais. No total, mais de duas mil pessoas foram diretamente afetadas.
O Município de Arruda dos Vinhos expressa uma mensagem de solidariedade e respeito profundo aos familiares e amigos das vítimas das cheias de 1967, e enaltece os esforços de todas as entidades públicas e civis que trabalharam arduamente para que os danos de tamanha catástrofe não assumissem no concelho de Arruda dos Vinhos proporções ainda mais severas."



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados