MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Dia Nacional das Linhas de Torres comemorado no Palácio de Mafra

No passado dia 20 de outubro, o Real Palácio de Mafra (património mundial da UNESCO) acolheu a comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres.

A comemoração teve início com as boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, a que se seguiu a cerimónia de entrega dos prémios WELLINGTON HONOUR, introduzida pelo presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino, segundo o qual o objetivo dos prémios é distinguir entidades ou pessoas que pelo seu desempenho merecem serem homenageadas. Nas palavras do senhor presidente, “esta 1.ª edição dos prémios surge, neste momento, como um reconhecimento e incentivo ao trabalho empenhado das entidades distinguidas, que não «baixaram os braços» perante um longo período difícil para todos os setores mas, particularmente para o da Cultura e Turismo, resultado da crise pandémica.

As distinções foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, pelo presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, pela sua vice-presidente, Ana Umbelino, e pelos membros da direção, António Felgueiras e Rute Miriam, vereadora da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

Foram distinguidas as seguintes entidades:
- Accessible Portugal - categoria de Acessibilidade e Inclusão
- Associação de Defesa do Ambiente de Loures - categoria de Ambiente e Sustentabilidade
- Associação 13 de Setembro de 1913 - categoria de Cultura e Criatividade
- Clube de Atividades ao Ar Livre - categoria de Desporto e Aventura
- Friends of the Lines of Torres Vedras - categoria de Promoção e Divulgação.

À entrega dos prémios seguiu-se o bailado INVASÃO, com coreografia de Susana Galvão Teles e música de Abel Chaves. Sob o mote “Entrar numa casa sem pedir licença”, esta peça musical conteve em si mesmo vários momentos, desde o quotidiano, à reconstrução após a Guerra, passando pela aproximação da invasão, pela invasão e pela defesa e resistência de um povo e de dois exércitos unidos.

A comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres encerrou com o magnifico concerto Batalha Musical: BONAPARTE VS WELLINGTON – um este espetáculo musical que nasceu de uma seleção das músicas favoritas de dois génios em estratégia: Napoleão Bonaparte e Duque de Wellington, retratando um despique musical, no Claustro Sul do Real Palácio de Mafra, com o carrilhão da Torre Sul a servir de pivot entre a voz, o trompete e a percussão.

O concerto contou com a participação de Abel Chaves (carrilhão, arranjos e direção musical), de Susana Gaspar (Soprano), João Milheiro (Trompete), António Rosa, Fátima Juvandes e João Português (percussão) e António Jorge Marques (narrador).

Assista ao concerto Bonaparte vs Wellington - Batalha Musical https://www.facebook.com/camaramunicipaldemafra/videos/202112568593515


A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos integra a Rota Histórica das Linhas de Torres, em parceria com as autarquias de Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados