MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Controlo da processionária (lagarta do Pinheiro)

Foi recentemente detetada em alguns locais do concelho de Arruda dos Vinhos a doença florestal denominada "Processionária" (lagarta do Pinheiro) pelo que apelamos à atenção e colaboração dos munícipes no sentido do seu controle.

A processionária é um inseto desfolhador que afeta as espécies dos géneros Pinus e Cedrus, o nome “processionária” vem da procissão formada pelas lagartas quando abandonam a parte aérea da árvore e se dirigem para o solo, onde se enterram para iniciarem a fase de pupa que pode durar de 1 a 3 anos.

As lagartas da processionária do pinheiro, em determinada fase do seu ciclo de vida (que coincidem com os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro) desenvolvem pelos urticantes que provocam alergias na pele, nos olhos e no aparelho respiratório dos seres humanos e podem provocar os mesmos sintomas nos animais. É aconselhado que não se toque nas lagartas de processionária se não tiver vestuário de proteção (luvas, máscara e óculos).

Existem diversos meios de controlo que podem ser aplicados consoante a época do ano. De janeiro a maio aconselha-se a destruição das lagartas em procissão e pupas no solo através de:
- Aplicação de cintas adesivas nos troncos das árvores embebidas em cola à base de poli-isolbutadieno para captura das lagartas aquando da procissão de enterramento;
- Proceder à recolha manual e queima das lagartas encontradas no solo (cuidado com os pelos urticantes!);
- Mobilizar o solo, nos locais onde se suspeita de enterramento, para destruição das pupas.


http://www.cm-arruda.pt/a-processionaria-do-pinheiro-

 Folheto Processionária-do-pinheiro



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados