500 anos do Foral de D. Manuel à Vila de Arruda celebrados em 2017

Em 2017 Arruda dos Vinhos celebra os 500 anos do Foral de D. Manuel à Vila, datado de 15 de janeiro de 1517, com um vasto programa cultural.

Sob o lema “conhecer e valorizar a história local” o Município preparou um vasto programa cultural para todo o ano de 2017, com atividades tão diversas como espetáculos, exposições, concertos, conferências, teatro e concurso de artes, dirigidas a toda a população mas com um grande enfoque no público mais jovem, nomeadamente os alunos de todos os graus de ensino do concelho. Ao assinalar esta efeméride o Município pretende, por um lado, desenvolver um conjunto de investigações históricas sobre Arruda dos Vinhos ao longo dos séculos mas, também, envolver toda a comunidade na celebração deste marco da história coletiva de todos os Arrudenses.

Esta será uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a longa história de Arruda dos Vinhos que em 1172, logo no início da nacionalidade portuguesa, foi doada por D. Afonso Henriques à Ordem de Santiago.

A programação para o primeiro trimestre integra, logo a 13 de janeiro, um inédito espetáculo de vídeo mapping no chafariz “Lendas Luminosas – by Cubo” que pretende narrar a história do concelho, desde a sua origem até aos dias, de hoje, com referências às lendas e momentos marcantes da história local.

A 15 de janeiro terá lugar a Jornada Comemorativa: Arruda dos Vinhos 1517-2017 – A “Rota” de uma comunidade concelhia no tempo e na memória, uma sessão com professores e historiadores que apresentarão diversas “leituras” sobre Arruda dos Vinhos e o municipalismo ao longo dos séculos. No mesmo dia será inaugurada a exposição “Os Forais (??) de Arruda…”, patente na Galeria Municipal até 4 de abril. Ainda a 15 de janeiro terá lugar, na Igreja Matriz, o Concerto de Ano Novo com Voz Angelis Concertos.

Todo o programa está disponível em www.cm-arruda.pt/500foralarruda