MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Prémios Desportivos do Concelho

A edição de 2017 dos Prémios Desportivos do Concelho distinguiu os atletas e a equipa do concelho que se evidenciaram ao longo do último ano e as personalidades que ao longo da sua vida se têm dedicado ao associativismo.

Numa cerimónia que decorreu no dia 25 de junho, no XIV Festival do Caracol e Encontro de Coletividades, foram entregues os Prémios Desportivos do Concelho 2017.


Prémio Equipa - Grupo Cénico do Clube Recreativo Desportivo Arrudense
Criado por volta de 1980 pelo Sr. Seabra, levou à cena várias peças nos anos seguintes. Em 2003 foi reativado pela mão de Fernanda Bexiga, entre outros, e tem participado e organizado diversos eventos de cariz cultural como o Presépio Vivo, cantar as Janeiras, Desfile de Carnaval, marchas Populares, Mercado Oitocentista e neste ano de 2017 tem participado ativamente nas Comemorações dos 500 anos do Foral de D. Manuel à vila de Arruda.


Prémio Carola - Fernanda Bexiga
Pessoa ativa e disposta a colaborar com diversas causas. Nos anos 90 fez parte da Comissão de Festas para Restauração da capela de Nossa Senhora da Saúde, em Cardozinhas.
A partir do ano 2000 começa a ter um papel mais ativo no Clube Recreativo desportivo Arrudense, sendo o rosto de um grupo que muito tem contribuído para a cultura em Arruda dos Vinhos. Entre outras atividades impulsionou as Marchas populares, revista à Portuguesa, cantar as Janeiras, desfile de Carnaval, Enterro do Entrudo, Festa das Sopas e dos Doces, Feira da Ladra, etc.
No mês de agosto, pelos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, mantém, viva a Tertúlia Eh Toiro, espaço de amizade e convívio entre todos os que a visitam.


Prémio Carola - Manuel da Silva
Iniciou a construção da sede da Sociedade Recreativa e Cultural de Camondes, do qual é o sócio n.º 19. Desde 1961, quando foi formada a Comissão de Melhoramentos de Camondes, e durante 25 anos, esteve na direção da coletividade.
Depois de um intervalo voltou à direção da mesma, onde se manteve durante cinco anos. Trabalhou continuamente em prol das obras de requalificação da coletividade. Fez parte da Assembleia de Freguesia de Arranhó durante 16 anos e esteve envolvido na recuperação da Capela de Camondes.


Prémio Carola - Mário Gonzaga Ribeiro

Enquanto praticante:
Anos 60, 70 e 80: Piloto de Motonáutica, com cinco Títulos de Campeão Nacional.
Várias vitórias em Grandes Prémios Internacionais em Espanha, França, Itália, Estados Unidos (Memphis), Marrocos e Bélgica.
Também, um segundo lugar nas 6 Horas de Paris, na época a maior prova Mundial da modalidade - Velocidade/Resistência.
Nos anos 60 foi piloto de Automobilismo, sempre em representação do Sporting Clube de Portugal
Durante a juventude, praticante de vela, esgrima e equitação nos Centros da Mocidade Portuguesa, com destaque para o hipismo, na especialidade de saltos e corta-mato, com a obtenção de vários Troféus.

Como dirigente desportivo:
De 2005 até março de 2017 foi Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica
De 1993 a 2005 foi Presidente da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Motonáutica
Representante da FPM na Assembleia Plenária do Comité Olímpico de Portugal.
Entre os anos 80 e o início de 1991 foi Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica
Em 1974, e durante cinco anos, foi Presidente da Direção e, durante três, Presidente da Assembleia-Geral do Clube Oriental de Lisboa
Em 1973 foi Vice-Presidente do Clube Oriental de Lisboa
Nos anos 60 foi Diretor do Clube Naval de Cascais e Delegado da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura Popular e Espetáculos na Federação Portuguesa de Motonáutica

Distinções:
Em 2014, Homenageado pela Junta de Freguesia de Domingos de Rana na Comemoração do 25° Aniversário da Escola Fixa de Trânsito.
Em 2010, Distinguido pela Confederação do Desporto de Portugal, nos "Cem Desportistas - Cem anos da República", a assinalar o Centenário da República.
Em 2007 e 2008, Medalha de Mérito do Comité Olímpico de Portugal
Em 2006, Personalidade da “100 Histórias de Glória" a assinalar o Centenário do Sporting Clube de Portugal
Em 2004, Personalidade do Século XX na Motonáutica, na Gala da Confederação do Desporto de Portugal
Em 2003, o Diploma de Honra do "Grupo dos Cinquentenários" do Sporting Clube de Portugal
Em 1996, distinguido com um Cristal de Honra pela ANECRA - Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, pela sua ação na comunicação social, na área da Segurança Rodoviária
Em 1968, o Diploma de "Condutor Exemplar", numa Ação de Fiscalização e Controlo da Policia de Viação e Trânsito
Em 2016 foi galardoado com Dirigente do Ano na Gala da Confederação do Desporto


Atleta 2017 - André Agostinho
Conquistou o título europeu de Kenpo em 2001 e revalidou-o, 16 anos depois, em 2017. Conquistou também o 1.º lugar do Campeonato Internacional de Artes Marciais realizado em 2005 no Chipre e no Campeonato Internacional de Kenpo, realizado em 2006 na Suécia.
Além destes títulos foi, por diversas vezes, campeão nacional e ibérico de Kenpo.


Atleta 2017 - Sara Saúde e Vida
Sara Saúde e Vida da Silva tem 25 anos e é natural de S. tiago dos Velhos.
O primeiro contacto com o rugby foi no desporto escolar no EJAF no 10.º e 11.º ano. Dois anos depois, e que por iniciativa própria, começou a treinar no Clube de Rugby do Técnico, nas Olaias, em Lisboa, onde fez a sua formação enquanto jogadora.
Desde cedo foi chamada para integrar a seleção na altura chamada de esperanças. Jogou 5 épocas no Técnico, e há 2 épocas atrás foi convidada para um novo projeto no Sporting. Esta época, primeira como modalidade oficial do SCP, ganhou o campeonato nacional de sevens e a Taça de Portugal.
Ao longo da sua vida desportiva teve várias lesões que a impediram de participar mais vezes na seleção mas fez sempre parte do grupo de trabalho, tendo sido algumas vezes convocada para ir representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Sevens.


Atleta 2017 - Patrícia Leitão
Tem 15 anos e começou a jogar no Arrudense há 8 anos como defesa e não na baliza. Apenas há 5 anos, no escalão de Benjamins, foi para a baliza, tinha então 10 anos.
Jogou no Arrudense até aos 14 anos, sendo que, com 13, no último ano em que jogou pelo Arrudense, foi convocada para a Seleção Distrital de Lisboa. Este último ano jogou em Alverca e voltou a ser chamada à Seleção Distrital de Lisboa e também foi convocada para a Seleção Nacional Portuguesa Sub-16.
Foi internacional pela primeira vez a 16 de fevereiro deste ano contando, até agora, com 4 internacionalizações.
No próximo ano irá representar o Sporting Clube de Portugal.
Recebeu o prémio a sua mãe, por se encontrar a representar o seu clube no Campeonato Nacional.



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados