MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Mercado Oitocentista 2017

Nos dias 2, 3 e 4 de junho Arruda dos Vinhos recebe a 4.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios, gastronomia e com venda de produtos, recriando um mercado de rua da região saloia do séc. XIX.

Em 2017, ano em que Arruda dos Vinhos celebra os 500 anos da atribuição do Foral de D. Manuel I à vila, o Mercado Oitocentista fará uma viagem até ao ano de 1817, para celebrar 300 anos da atribuição do Foral à mui nobre vila de Arruda.

Tendo como princípio a preservação e salvaguarda do património cultural local, “Arruda do séc. XIX celebra os tempos de D. Manuel I" é o tema designado para esta edição, tendo por base, crenças, estórias e histórias e outras tradições seculares que caracterizam a identidade popular arrudense nos séculos XVI e XIX.

Durante os três dias do evento decorrerão dezenas de animações espontâneas, recriações etnográficas, teatro de rua, danças de época e animações musicais que trarão ao Mercado constante animação e prometem surpreender os visitantes. Este é um evento para toda a família que conta também com espaços pensados para os mais pequenos como um carrossel artesanal, hora do conto e jogos tradicionais.

A recriação histórica do Baile Quinhentista será um dos momentos inéditos desta edição, que decorrerá na sala e jardim do Palácio do Morgado, bem no centro da vila de Arruda, na 6.ª feira 2 de junho, pelas 22h.

No campo das tradições ancestrais decorrerá no sábado, 3 de junho, pelas 22h, o Grande Ritual da Encharcada Arrudense, um espetáculo que rebusca as rezas e as mezinhas que fazem parte do património imaterial Arrudense. Este será um grande ritual de purificação que culminará com uma grande queimada, junto ao grande chafariz da vila, para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas, azedam os vinhos e, quem sabe, também os que corroem o país. Este ritual termina com a oferta de encharcada arrudense à população, celebrando também os 300 anos de identidade do concelho de Arruda e das suas gentes.

No domingo, 4 de junho, destaque para Danças de Época Manuelina com a participação dos alunos dos Centros Escolares do Concelho

O Mercado Oitocentista decorrerá nas ruas do centro histórico de Arruda dos Vinhos e conta com a presença de cerca de uma centena de comerciantes e artesãos, dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, e representantes de artes e ofícios – oficinas de carpintaria, ferreiro e tanoaria.

Programa completo em www.cm-arruda.pt



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados