Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal, André Rijo, sobre as medidas decididas em Conselho de Ministros 31/10/2020 no âmbito do combate à COVID-19 e que se aplicam, a partir de 4 novembro, a um conjunto de 121 concelhos do país, de entre os quais se inclui Arruda dos Vinhos.

"Conselho de Ministros 31/10/2020-COVID19
O Conselho de Ministros de 31 de Outubro de 2020, tomou um conjunto de decisões importantes tendo em vista reduzir o risco de transmissibilidade do novo coronavírus, em vários territórios (121 Concelhos a nível nacional), incluindo o nosso concelho de Arruda dos Vinhos, para além de outros concelhos do Oeste e também dos nossos “vizinhos” da Área Metropolitana de Lisboa. Estas decisões prendem-se com o aumento do número de casos verificados nas últimas semanas, na proporção, n.º de casos (240), por 100 mil habitantes… No essencial trata-se de medidas que visam reduzir horários de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais (o mais tardar até às 22h, ou restauração 22h30 – com grupos limitados a 6 Pessoas), promoção do teletrabalho, sempre que possível obrigatório, dever cívico de recolhimento domiciliário (excepto para deslocações profissionais, escolas, compras, exercício físico, dar assistência, deslocações essenciais, etc.), encerramento de feiras e mercados de rua e eventos e celebrações limitados a 5 Pessoas (salvo se do mesmo agregado familiar). As medidas entrarão em vigor a partir de 4 de Novembro.

Estas medidas saúdam-se, são bem-vindas, e concedem mais meios às autoridades, nomeadamente à GNR para atuar mais eficazmente “no terreno”. As medidas serão avaliadas e monitorizadas de 15 em 15 dias e se se baixar do rácio 240 novos casos por 100 mil habitantes, elas deixarão de ser aplicáveis. Era algo que gostaria pessoalmente muito, e tod@s @s Arrudenses certamente também, que daqui a 15 dias pudéssemos sair desta situação… Só dependerá do esforço conjunto de tod@s, Juntos vamos conseguir, com certeza!

Como sempre, Arruda e os Arrudenses atuaram, desde início de Março deste ano, e atuarão, com o máximo empenhamento e responsabilidade perante esta ameaça séria e grave, exigindo-se apenas de todos nós continuar a fazer o que é preciso ser feito!

No essencial nada muda… Não nos vamos render a este vírus e vamos continuar a lutar como sempre pelo direito ao nosso Futuro… Fazendo todos e cada um de nós a sua parte. Pequenos e simples gestos que, no nosso dia-a-dia, seja no seio familiar, profissional ou social, podem fazer toda a diferença… Manter o distanciamento físico, utilizar a máscara, lavar e higienizar regularmente as mãos e as superfícies e praticar a etiqueta respiratória.

Equilibrar a atividade económica e o controlo sanitário é algo prioritário para tod@s... Viver o “novo normal”, é perceber que temos que “conviver com o vírus”, e o risco inerente… mas continuar a vida é essencial!

Esta pandemia não se resolverá nos Hospitais, mas a montante deles, com comportamentos adequados aos tempos que vivemos!

Esta nova vaga da pandemia de Outono e Inverno, como sempre dissemos, é mais ameaçadora, e por isso mais do que nunca, baixar a guarda é um erro que poderá sair “muito caro”. A “fadiga pandémica” é natural, mas devemos encontrar as forças necessárias e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar riscos desnecessários!

Arruda Somos e Seremos Sempre Tod@s!
#EstamosON
#EstamosJuntos
#ContinuarAluta
#NadaMuda"