Câmara reúne com empresários da Zona Industrial das Corredouras

Tendo por base os problemas existentes na ETAR de Arruda dos Vinhos a Câmara Municipal reuniu com os empresários da Zona Industrial da Corredouras, com a empresa Águas do Tejo Atlântico (concessionária da ETAR) e com a APA (Agência Portuguesa do Ambiente).

Da reunião resultou o compromisso de todas as partes envolvidas de continuar o trabalho que está a ser desenvolvido em estreita ligação, de forma a melhorar o efluente que chega à ETAR, para que a mesma consiga efetuar de forma eficaz o respetivo tratamento.

Da parte da APA ficou o registo de que continuarão disponíveis para colaborar com todas as outras partes, de forma a que sejam atingidos os níveis ambientais exigíveis.

Note-se que, em 2014, foram efetuadas ligações à rede da zona Industrial das Corredouras, até então a descarregarem diretamente para a linha de água, ligações essas realizadas em estreita colaboração entre as várias entidades envolvidas.

Em 2015 foram identificadas algumas situações irregulares com origem em efluente industrial, resolvidas através de uma intervenção didática e operacional da CMAV. Entre 2015 e 2018, para além dos investimentos correntes de operação e manutenção, a empresa concessionária efetuou algumas outras intervenções de forma a melhorar o tratamento.

Mais recentemente, e conforme devidamente reportado pelo concedente a esta Câmara Municipal, a ETAR de Arruda dos Vinhos tem vindo a realizar descargas fora dos parâmetros da licença em vigor, causadas pelas características do efluente entregue por unidades industriais da região que não cumprem o estabelecido no regulamento da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e a Águas do Tejo Atlântico têm vindo a realizar várias reuniões para análise desta situação, bem como, desenvolvido iniciativas com vista à identificação das indústrias prevaricadoras e possíveis estratégias para resolução das situações anómalas detetadas. Com este plano de ação, o Município analisou amostras recolhidas em cerca de 50 efluentes de origem industrial.

Refira-se ainda que está já esta Câmara Municipal a preparar a revisão do regulamento municipal do serviço de saneamento e águas residuais urbanas, de forma a torná-lo mais eficiente, introduzindo a obrigatoriedade de autocontrolo por parte das empresas, com entregas regulares de análises nos serviços municipais.

Este foi mais um passo na resolução de um problema que todos desejamos ver solucionado o mais rapidamente possível, apesar dos registos de clara melhoria nos últimos tempos.