Congresso da rede Cultura 2027 em Arruda dos Vinhos

Na próxima quarta-feira, dia 1 de julho, o Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade estará em Arruda dos Vinhos, para uma sessão intitulada “Artes e Cultura: as vozes da comunidade” que pretende refletir sobre o envolvimento e a participação das comunidades na criação artística no atual contexto. Que fórmulas? Da mera recolha de informação à integração na própria performance e os binómios cultura do território ou cultura para o território serão alguns dos temas abordados.

Para esta reflexão contaremos com André Agostinho (diretor Artístico do Festival de Cinema Curt'Arruda), David Santos (Curador da Colecção de Arte do Estado), Maria João Luís (atriz e encenadora), Paula Luiz (atriz) e a jornalista Teresa Vieira, que fará a moderação do debate. Esta sessão pode ser acompanhada em direto no facebook da Rede Cultura 2027, a partir das 21h00 do dia 1 de Julho.

1 de julho - 21h00
Jardim do centro Cultural do Morgado. Em direto em www.facebook.com/Redecultura2027
O público pode contribuir para esta reflexão, na secção Próximo Passo do site da Rede Cultura 2027

Rede Cultura 2027: contextualização e objetivos deste projeto

Em 2027, Portugal vai ter uma cidade eleita como Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa em 1994, Porto em 2001, e Guimarães em 2012. No dia 22 de Maio de 2015, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, anunciou a vontade de Leiria se candidatar a esse título. Leiria ouviu os seus agentes culturais e um primeiro grupo de missão identificou uma ideia de candidatura mais ampla, mais ousada e mais fecunda. Criou-se uma REDE inédita de 26 municípios com relações históricas entre si, para diversificar fortalecer este projeto. Estes 26 Municípios são: Alcanena, Alcobaça, Alenquer, Alvaiázere, Ansião, Arruda dos Vinhos, Batalha, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria Lourinhã, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Ourém, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas e o Município de Torres Vedras, a que se juntam duas instituições de ensino superior (Instituto Politécnico de Leiria e Tomar), o Núcleo Empresarial da Região de Leiria e a Diocese de Leiria- Fátima.

O Congresso da Rede Cultura 2027

O Congresso da Rede Cultura 2027 estava inicialmente previsto para os dias 23 e 24 de Outubro, mas face aos acontecimentos que marcam o ano corrente, realiza-se agora em contínuo, desde 9 de Maio, dia da Europa, até 24 de Outubro, num formato maioritariamente digital. Presidido pelo Embaixador Luís Filipe Castro Mendes (também poeta e Ministro da Cultura no XXI Governo Constitucional) pretende estudar, reflectir, visitar e valorizar as artes e a cultura dos 26 municípios que compõem a Rede Cultura 2027, construindo as bases do que será a programação da candidatura deste território a Capital Europeia da Cultura 2027.

Saber mais sobre o Congresso “O Futuro da Nossa Cidade”: https://www.redecultura2027.pt/pt/o-futuro-da-nossa-cidade