Bairro João de Deus vai ser requalificado

A Câmara Municipal aprovou na reunião de 28 de maio o projeto de execução de requalificação de moradias e construção de bloco habitacional no Bairro João de Deus, em Arruda dos Vinhos.

A requalificação do Bairro Social João de Deus é um projeto estruturante que visa não só proporcionar condições de habitabilidade condignas relativamente aos 16 fogos ai existentes, mas também, proceder à construção de um novo edifício que aumentará em mais 15 fogos a oferta de habitação social no local, indo também ao encontro da procura existente neste segmento, e bem assim, proceder a uma requalificação do espaço público envolvente, com a construção de novas infraestruturas de mobilidade e estacionamento, hortas comunitárias e espaço lúdico, do tipo auditório ao ar livre.

O projeto contempla a requalificação de 16 moradias existentes, mantendo a traça arquitetónica, que após a intervenção serão de tipologia T0 (8 fogos) e T1 (8 fogos), com o orçamento previsto para execução das obras incluindo arranjos exteriores é de 523.706,01€.

Está também prevista a construção de um bloco habitacional com 3 pisos e uma ocupação de 5 fogos por piso com as tipologias T1 (3 fogos), T2 (6 fogos) e T3 (6 fogos), num total de 15 fogos, com o orçamento previsto para execução das obras incluindo arranjos exteriores é de 949.982,08€.

O projeto aposta também na eficiência energética e utilização eficiente dos recursos, nomeadamente apostando na utilização das águas pluviais para regas, e de águas para fins de utilização sanitária, prevendo-se também a melhoria em termos de desempenho energético dos edifícios existentes e a classificação de "A" para o novo edifício.

A autarquia irá promover uma sessão pública de apresentação e discussão do projeto no dia 14 de junho, pelas 19h, no salão nobre da Câmara Municipal.

O projeto de requalificação do Bairro João de Deus foi aprovado por maioria, com o voto contra do vereador do PSD, Luís Rodrigues.